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A aplicação da ideia de intersetorialidade nas políticas públicas busca tratar das necessidades dos cidadãos, levando-se em conta como elas se apresentam na realidade. Essa lógica permite uma visão diferenciada dos processos e de suas relações com outros contextos. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
A estrutura governamental, intersetorial, possui um caráter competitivo, no lugar de cooperativo, em ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Essa lógica de competição reflete, até mesmo, a disputa entre os grupos de interesses, como ocorre na hora de dividir o orçamento.
A lógica setorial é uma forma de dinamizar a relação do governo com o cidadão, considerando as demandas em sua totalidade e buscando resultados que promovam o desenvolvimento social e a inclusão de grupos discriminados na sociedade.
O modelo tradicional pelo qual as políticas públicas são gerenciadas reflete o modelo burocrático de gestão. O que se tem são políticas públicas básicas (educação, saúde, assistência social, cultura, habitação etc.), que são implementadas de forma setorial. Para isso, cada área conta com instituições e serviços próprios e isolados.
O trabalho intersetorial supõe apenas o diálogo ou o trabalho simultâneo entre os atores envolvidos, não a busca por resultados integrados. Nesse novo âmbito, políticas assistencialistas passam a ter lugar privilegiado.
Na implementação e na utilização da lógica intersetorial, a articulação dos diversos atores pode gerar maior simplicidade do processo de trabalho, desafiando as organizações a encontrarem uma maneira de envolver diferentes setores na resolução de um mesmo problema.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
A problematização é um dos elementos essenciais da didática na perspectiva sócio-histórica. É o momento no qual ocorre a discussão de questões inerentes ao conteúdo proposto. A respeito da problematização, assinale a alternativa correta.
É o momento de superação da teoria sobre a prática social dos indivíduos.
Um conteúdo problematizado deverá mostrar-se exclusivamente nas dimensões histórica, social e política.
É o espaço para desligar a vivência do conteúdo, percebida no momento da prática social do conteúdo em sua teoria.
O processo de investigação para solucionar as questões em estudo nega a aprendizagem significativa.
É momento no qual se aproximam conhecimentos espontâneos dos conhecimentos científicos.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A formação das crianças e dos jovens ocorre por meio de sua participação na rede de relações que constitui a dinâmica social. Na convivência com pessoas, seja com adultos, seja com seus pares, a criança e o jovem se apropriam dos conhecimentos e desenvolvem hábitos e atitudes de convívio social, como a cooperação e o respeito humano. Daí a importância do grupo como elemento formador.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem, relacionados com a sala de aula como espaço de aprendizagem e interação.
O conjunto de ações adotadas pela escola como forma de garantir a conscientização dos alunos com relação aos preconceitos de gênero, raça, etnias é chamado cultura de paz.
Acredita-se, segundo a concepção libertadora, que o supervisor escolar tem a possibilidade de transformar a escola no exercício de uma função realmente comprometida com uma proposta política, e não com o cumprimento de um papel alienado. Acerca desse tema, assinale a alternativa incorreta.
O supervisor deve, antes de tudo, estar envolvido em movimentos e lutas justas e necessárias aos educadores; semear boas sementes onde a educação se faz presente; e acreditar firmemente que essas surtirão bons frutos.
O supervisor educacional deverá ser capaz de criar e desenvolver métodos de análise para detectar a realidade e gerar estratégias para a ação.
O supervisor educacional deverá ser capaz de desenvolver e adotar esquemas conceituais autônomos.
Cabe ao supervisor, no uso de suas atribuições, impor critérios ou soluções para os problemas de aprendizagem encontrados na escola.
Uma das funções específicas do supervisor escolar é a socialização do saber docente, já que a ela cabe estimular a troca de experiências entre os professores.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
De acordo com José Carlos Libâneo, o professor é um profissional cuja atividade principal é o ensino. Sua formação inicial visa propiciar ao aluno os conhecimentos, as habilidades e as atitudes requeridas para levarem adiante o processo de ensino e aprendizagem nas escolas. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
I O conjunto de requisitos profissionais que tornam alguém um professor ou uma professora é denominado profissionalidade.
II A conquista da profissionalidade supõe a profissionalização e o profissionalismo.
III A profissionalização refere-se às condições ideais que garantam o exercício profissional de qualidade.
IV O profissionalismo refere-se ao desempenho competente e comprometido dos deveres e das responsabilidades, que constituem a especificidade de ser professor e refere-se, ainda, ao comportamento ético e político expresso nas atitudes relacionadas à prática profissional.
V Um professor despreparado profissionalmente, recebendo salários baixos e trabalhando em precárias condições terá dificuldades de atuar com profissionalismo. Por outro lado, um professor muito dedicado, que ama sua profissão e respeita os alunos, é assíduo ao trabalho, terá muito pouco êxito na sua atividade profissional se não apresentar as qualidades e competências consideradas ideais a um profissional, isto é, os requisitos da profissionalização.
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
5
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A formação das crianças e dos jovens ocorre por meio de sua participação na rede de relações que constitui a dinâmica social. Na convivência com pessoas, seja com adultos, seja com seus pares, a criança e o jovem se apropriam dos conhecimentos e desenvolvem hábitos e atitudes de convívio social, como a cooperação e o respeito humano. Daí a importância do grupo como elemento formador.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem, relacionados com a sala de aula como espaço de aprendizagem e interação.
O bullying pode-se caracterizar mesmo que o comportamento aversivo seja apenas verbal.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
De acordo com os teóricos da pedagogia histórico-crítica, é possível realizar um trabalho pedagógico significativo para o aluno, por meio de uma metodologia de trabalho que venha ao encontro de seus interesses, confrontando-os com a realidade em que vivem. A respeito desse assunto, assinale a alternativa incorreta.
Uma proposta de trabalho crítico e transformador da realidade vivida pelo aluno, que aponte caminhos e ações didático-pedagógicas de mediação entre aluno e objeto de conhecimento, pode tornar as aulas mais interessantes e significativas para os alunos.
É necessário que cada educador realize uma avaliação de sua prática docente, visando atender às necessidades de transformação social por meio de uma prática educativa significativa.
Além das ferramentas convencionais de mediação utilizadas em sala de aula, os educadores precisam lançar mão das novas tecnologias, que os auxiliam no processo de ensino e de mediação da aprendizagem dos conteúdos escolares.
O confronto com a realidade dá-se por meio da tomada de consciência de suas limitações. O melhor instrumento do professor para tornar isso significativo para o aluno é a avaliação somativa.
O compromisso da escola e dos educadores, nesse momento, é ensinar de forma significativa, lançando mão de metodologias que instiguem o aluno para a aprendizagem, tendo a certeza de que estes farão um novo uso social dos conteúdos científicos aprendidos na escola para a transformação da sociedade.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A formação das crianças e dos jovens ocorre por meio de sua participação na rede de relações que constitui a dinâmica social. Na convivência com pessoas, seja com adultos, seja com seus pares, a criança e o jovem se apropriam dos conhecimentos e desenvolvem hábitos e atitudes de convívio social, como a cooperação e o respeito humano. Daí a importância do grupo como elemento formador.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem, relacionados com a sala de aula como espaço de aprendizagem e interação.
O comportamento agressivo, intencional e continuado exercido por um ou mais estudantes contra outros é denominado bullying.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
A didática, na perspectiva sócio-histórica, tem a prática social como ponto de partida de todo o processo pedagógico. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
A prática social imediata do aluno não é tema relevante para o professor.
A relação do conteúdo com a vivência dos alunos está ausente no cotidiano dessa prática pedagógica.
A preparação do aluno ocorre por meio de uma mobilização para a construção do conhecimento escolar, partindo-se do princípio de que ele nada conhece.
O conteúdo a ser desenvolvido deve estar vinculado à realidade, uma vez que é socialmente necessário.
Devem ser trazidos para a sala de aula apenas as vivências e as experiências que o educador tem sobre o conteúdo a ser trabalhado.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A formação das crianças e dos jovens ocorre por meio de sua participação na rede de relações que constitui a dinâmica social. Na convivência com pessoas, seja com adultos, seja com seus pares, a criança e o jovem se apropriam dos conhecimentos e desenvolvem hábitos e atitudes de convívio social, como a cooperação e o respeito humano. Daí a importância do grupo como elemento formador.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem, relacionados com a sala de aula como espaço de aprendizagem e interação.
Articular o que está sendo ensinado e aprendido com o real e apresentar novos conteúdos partindo de uma questão problematizadora são procedimentos que podem incentivar a aprendizagem.
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