Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A concepção de EAD expressa no decreto que a regulamenta apresenta alguns avanços. Esses avanços abrangem
a referência à utilização das tecnologias de informação e comunicação na mediação pedagógica.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Apoiados nos processos de aprendizagem por descoberta, os conteúdos de ensino são oferecidos aos estudantes na forma de problemas que, obtidos a partir da observação da realidade, manifestam-se para alunos e professores com todas as suas contradições. Na educação problematizadora,
os conhecimentos científicos integram percepções, conhecimentos, representações, permitindo que diferentes saberes sejam conjugados no processo de construção do conhecimento.
O planejamento, visto como prática educativa, deve ter um modelo de plano ajustado à realidade. Assim, para Gandin, o confronto entre o juízo que o grupo faz da sua realidade e o ideal traçado para o seu fazer pode ser melhor expresso pelo seguinte modelo de plano:
doutrinal
operativo
presencial
referencial
de necessidades
Considere a descrição a seguir para responder às questões de nos 41 a 46.
A descrição mencionou o uso de recursos audiovisuais em programas educacionais, recomendado em larga escala, principalmente em um contexto social que tem a onipresença da imagem. Além desse contexto, uma justificativa didática para o uso de recursos audiovisuais é
favorecer o reconhecimento e a descrição de objetos.
proporcionar momentos lúcidos aos educandos para reter sua atenção.
empregar rmeios que garantam, por si só, o desenvolvimento de múltiplas inteligências
utilizar materiais que prescidam do docente no planejamento e no acompanhamento de uma aula.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A concepção de EAD expressa no decreto que a regulamenta apresenta alguns avanços. Esses avanços abrangem
a admissão da possibilidade de autoaprendizagem com a mediação de recursos didáticos.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Apoiados nos processos de aprendizagem por descoberta, os conteúdos de ensino são oferecidos aos estudantes na forma de problemas que, obtidos a partir da observação da realidade, manifestam-se para alunos e professores com todas as suas contradições. Na educação problematizadora,
o estudo de um problema exige planejamento minucioso, para não surgirem outros desdobramentos sobre o tema, que exijam o contato do professor com situações ou conteúdos que não foram previstos.
Quando se pensa na participação em trabalho de equipe, a linha de planejamento a ser seguida deve ser definida com critério, atendendo às questões que determinam a qualidade, a missão e o poder questões que são aferidas principalmente pela visão de sociedade ou grupo a ser atingido. Dentre as formas de planejamento, a que apresenta um caráter mais conservador, por estar voltada para o aperfeiçoamento do processo de produção, é conhecida por:
qualidade total
esquema estratégico
movimento participativo
gerenciamento dinâmico
processo de pertencimento
Considere a descrição a seguir para responder às questões de nos 41 a 46.
Uma das reuniões da equipe interdisciplinar foi dedicada à definição das formas de avaliação que seriam usadas. Nessa reunião, foram feitas as propostas a seguir.
Roberto: Precisamos investir na avaliação de reação, aquela que documenta como os participantes reagiram ou se sentiram a respeito do programa de treinamento.
Ronaldo: Vamos fazer um programa piloto, como um ensaio para que possamos refinar o treinamento, a fim de termos uma avaliação preliminar do próprio programa.
Ricardo: Uma estratégia interessante é usar um pré-teste, antes do treinamento, para verificarmos os níveis iniciais de conhecimento, e um pós-teste ao final, para medirmos o domínio dos conhecimentos.
Rosângela: Podemos usar escalas de classificação com âncora comportamental para atribuir uma classificação invertida dos resultados, chegando àquilo que não deseja- mos como resposta.
Renata: Outra avaliação a ser recomendada é de comportamentos no trabalho, que verifica se programas de treinamento resultaram em mudanças de desempenho nas tarefas profissionais.
Considerando as técnicas usadas para avaliação de treinamento, são corretas APENAS as propostas de
Roberto e Ronaldo.
Ricardo e Rosângela.
Ronaldo e Renata.
Ricardo, Rosângela e Renata.
Roberto, Ronaldo, Ricardo e Renata.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A concepção de EAD expressa no decreto que a regulamenta apresenta alguns avanços. Esses avanços abrangem
o reconhecimento do caráter de modalidade educacional da EAD.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Apoiados nos processos de aprendizagem por descoberta, os conteúdos de ensino são oferecidos aos estudantes na forma de problemas que, obtidos a partir da observação da realidade, manifestam-se para alunos e professores com todas as suas contradições. Na educação problematizadora,
educação e investigação temática aparecem como momentos distintos de um processo educativo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...