Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A capacitação de equipes multidisciplinares de saúde indígena e a construção de propostas de ações educativas, se vistas sob a ótica da pedagogia da autonomia de Paulo Freire, só poderão ser realizadas por meio do pedagogo que se forma ético e responsável frente à sua missão de mudança. Para tal, o docente deve ter domínio, dentre outros, sobre os seguintes fatores:
liberdade, ruptura e opção
dialética, mecanicismo e senso comum
determinismo, problematização e congruência
pensamento crítico, racionalismo e pragmatismo
globalização, neoliberalismo e transferência de saberes
Considere a descrição a seguir para responder às questões de nos 41 a 46.
A equipe planejou a utilização de algumas dinâmicas de grupo durante o planejamento, tais como as apresentadas a seguir.
I–Exercício que tem normas preestabelecidas com as quais os integrantes devem participar, visando à situação de ganha-ganha.
II–Proposta com base no cotidiano dos indivíduos ou dos grupos de trabalho, em que um ou mais participantes assumem diferentes situações e conteúdos que estão contidos na situação que vão vivenciar.
III–Circunstância em que os participantes analisam situações reais ou hipotéticas, cotidianas ou eventuais, sob o prisma técnico.
A(s) descrição(ões) refere(m)-se a
I - jogo, pois enfatiza uma participação voltada ao indivíduo.
II - dinâmica de apresentação, que visa a deixar os participantes integrados.
II - simulação, técnica que permite se colocar no lugar do outro.
III - dinâmica denominada foco na técnica, em que os participantes desenvolvem estudos complexos.
I e II - jogos dramáticos, em que os participantes teatralizam situações.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A concepção de EAD expressa no decreto que a regulamenta apresenta alguns avanços. Esses avanços abrangem
a inclusão justificada da EAD no campo da educação.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A construção de programas educacionais orientados por competência seleciona os conteúdos legítimos e relevantes para a formação e define processos pedagógicos para o desenvolvimento prioritário
de tarefas e resultados, fundamentadas por um modelo comportamental da sociologia e da psicanálise.
Paulo Freire escreveu: Assumir-se como sujeito porque capaz de reconhecer-se como objeto. A escolha de nós mesmos não significa a exclusão dos outros. É a outredade do não eu, ou do tu, que me faz assumir a radicalidade de meu eu.. Segundo o autor, para que o ato de ensinar seja realizado há necessidade de:
diálogo entre o eu e o outro
criticidade e análise pessoal
estética e identidades pessoais
corporificação das palavras e dos exemplos
reconhecimento e assunção da identidade cultural
Considere a descrição a seguir para responder às questões de nos 41 a 46.
Ao se estruturar um treinamento, faz-se necessário elaborar um planejamento. De acordo com as abordagens contemporâneas de treinamento e desenvolvimento, tendo clareza dos objetivos, o pedagogo e os demais membros da equipe deverão identificar, como primeira etapa do processo de planejamento, os(as)
materiais necessários ao treinamento.
procedimentos a serem adotados pelos coordenadores.
recursos para atender aos objetivos.
competências a serem desenvolvidas nos treinandos.
estratégias para dinamizar os diferentes momentos.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A concepção de EAD expressa no decreto que a regulamenta apresenta alguns avanços. Esses avanços abrangem
a demarcação da função de professores e estudantes no processo de formação.
A construção de programas educacionais orientados por competência seleciona os conteúdos legítimos e relevantes para a formação e define processos pedagógicos para o desenvolvimento prioritário
da prática profissional em diferentes contextos, a partir da combinação de atributos empregados para a realização de ações, segundo padrões de excelência socialmente construídos.
A comunicação e o inter-relacionamento pessoal são fatores básicos para o sucesso do educador em equipes interdisciplinares. Assim, dentre os elementos mais significativos, há aquele que diz respeito à maneira como as coisas são ditas, podendo gerar uma comunicação ambígua e inespecífica, conduzindo ao agravamento das relações. Isto póde ocorrer porque:
a comunicação é um dos principais processos pelos quais as pessoas descobrem e definem sua identidade pessoal
a manipulação do comportamento do outro é alcançada pelo processo de comunicação
as pessoas tendem a não ter consciência das suas motivações em relação às situações
o conteúdo da comunicação é veiculado e controlado por símbolos não verbais
o significado de uma mensagem depende de quem a decodifica ou interpreta
Considere a descrição a seguir para responder às questões de nos 41 a 46.
A descrição deixa claro que um dos papéis do pedagogo na empresa é saber desenvolver um trabalho em equipe e sugere que a equipe formada é caracteristicamente interfuncional, ou seja, aquela em que o(s)
chefe e seus subordinados diretos interagem visando ao alto desempenho, distribuindo funções iguais complementares, com a inclusão de assessores que prestam serviços à equipe, sem linha de subordinação.
relacionamento interpessoal e as relações de autoridade, liderança e tomada de decisão tendem a ser diretos e normatizados, formal ou informalmente, dentro de um círculo com baixa hierarquização.
resultados superam os objetivos traçados inicialmente, mesmo tendo partido de expectativas elevadas, que funcionam como estímulos para a motivação e como balizadores da performance apresentada.
membros possuem especialidades profissionais diversas e provêm de áreas ou departamentos diferentes, constituindo um conjunto de habilidades que nenhum indivíduo isoladamente possui, tendo caráter multidisciplinar.
participantes se encontram em lugares distintos e fazem contato virtual, o que possibilita maior mobilidade e integração entre os membros para a articulação entre diferentes habilidades, em configuração interdisciplinar.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...