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Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), elaborados pelo Ministério da Educação (MEC), constituem o primeiro nível de concretização do currículo escolar. A respeito desse tema, é correto afirmar que
a revisão curricular dos estados e municípios não precisa levar em conta as orientações contidas nos PCN.
a principal função dos PCN é estabelecer um currículo mínimo para as escolas de educação básica do país.
os conteúdos dos PCN de nada servem para a reflexão e para a prática de professores em sala de aula.
os PCN são uma referência curricular nacional para o ensino e estabelecem metas para as quais devem convergir as ações políticas do MEC.
as escolas têm autonomia na elaboração do currículo e, por isso, não precisam levar em conta as orientações apresentadas pelos PCN.
A construção de programas educacionais orientados por competência seleciona os conteúdos legítimos e relevantes para a formação e define processos pedagógicos para o desenvolvimento prioritário
de atributos, fortemente centrados no conhecimento, uma vez que quem sabe ou conhece é capaz de fazer.
Uma das fases do processo de consultoria dirige-se para a observação, o que oferece ao pedagogo, na posição de consultor, a possibilidade de dar feedback, assistindo o outro ou ao grupo a analisar e interpretar os resultados obtidos. Essa descrição corresponde à seguinte fase da consultoria:
clarificação do problema
implantação de novas formas de desempenho
implantação de novas formas de desempenho
transformação das ideias geradoras em um plano de ação
ajuste de um relacionamento positivo entre consultor e consultante
Embora a educação a distância seja uma modalidade que permite ao educando uma grande autonomia de estudo, ela não exclui a necessidade de momentos presenciais, previs- tos em lei. Nessa perspectiva, analise as afirmações a seguir.
I–A avaliação dos estudantes para efeito de promo- ção deve ser feita tanto a distância quanto presencialmente.
II–A defesa de trabalhos de conclusão de curso, quan- do previstos na legislação pertinente, deve ser feita no modo presencial.
III–As atividades que demandam o uso de laboratórios de ensino, quando for o caso, necessitam ser desenvolvidas presencialmente.
IV–Os estágios obrigatórios adquirem caráter faculta- tivo na modalidade a distância, por causa do uso de estratégias de estágio favorecidas pelas novas tecnologias.
É(São) correta(s) APENAS a(s) afirmação(ões)
I.
IV.
I e III.
II e III.
II e IV.
Quando se fala de inteligência organizacional, é preciso ter o domínio de alguns conceitos, a fim de se desenvolver uma visão sistêmica a respeito da aprendizagem no âmbito das organizações. Nessa perspectiva, associe os itens à esquerda aos conceitos correspondentes, à direita.
I – P , II – S , III – R.
I – Q , II – R , III – S.
I – S , II – P , III – R.
I – R , II – Q , III – P.
I – R , II – Q , III – S.
As Instituições de Ensino Superior no Brasil, de acordo com sua organização e respectivas prerrogativas acadêmicas, são credenciadas como
centros universitários, quando se dedicam à pesquisa científica, com um terço de seu corpo docente atuando em regime integral.
centros universitários, quando possuem 50% de seu corpo docente com titulação de mestre ou de doutor.
universidades, quando há indissociabilidade das atividades de ensino, de pesquisa e de extensão.
universidades privadas, quando reconhecidas pelo Poder Executivo, mediante projeto de lei encaminhado ao Congresso Nacional.
faculdades, quando há produção intelectual institucionalizada e estudo sistemático de problemas nacionais.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca da educação a distância, julgue os itens a seguir.
O conjunto dos meios de comunicação utilizados serve a diferentes modelos pedagógicos e propicia uma série de interações.
Em educação, a consultoria é o processo pelo qual se partilham, com outra pessoa ou grupo de pessoas, em caráter de mutualidade, informações, ideias, opiniões sobre determinada problemática, promovendo seu entendimento e permitindo o envolvimento das pessoas a ela relacionadas, com o fim de gerar bases objetivas para a tomada de decisões e de medidas eficientes a respeito. (Lück, 2008) O tipo de consultoria que se caracteriza por centrar todo o esforço na ação educativa, através das pessoas ou grupos ligados a essa tarefa, é conhecida como:
utilização de conhecimentos e habilidades
relacionamento entre colegas de trabalho
resolução de problemas
esquema decisório
serviço indireto
As transformações da sociedade contemporânea vêm produzindo mudanças no campo da educação, em função da revolução informacional. A esse respeito, analise as afirmações a seguir.
I–Observa-se o surgimento de uma nova linguagem comunicacional, envolvendo termos como realidade virtual, ciberespaço, hipermídia, bem como a exten- são dessa linguagem a várias esferas da vida cotidia- na, na expressão de sentimentos e situações de vida.
II–As tecnologias informacionais permitem uma dimi- nuição do acúmulo de informações, o que facilita a aprendizagem em uma realidade tão complexa como a do mundo contemporâneo.
III–As novas possibilidades de entretenimento e de edu- cação produziram o surgimento de diferentes novas agências educadoras, o que gerou mudanças na educação escolar e fez do ambiente de trabalho um contexto de formação permanente.
IV–As novas tecnologias exercem um papel de media- ção e de tradução da realidade social, tornando a informação um bem econômico ou uma mercadoria fundamental para a ampliação do poder e da competitividade no mundo globalizado.
São corretas as afirmações
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Os itens que se seguem dizem respeito a indicadores de qualidade em educação.
I–Gestão eficaz de meios com mecanismos de controle.
II–Descentralização administrativa e de recursos vinculada ao desempenho.
III–Fortalecimento da sociedade civil e controle da gestão pública.
IV–Integração da cultura provida por meio da ciência, da técnica, da linguagem, da estética e da ética.
V–Condições igualitárias de ofertas dos meios de escolarização.
VI–Atendimento a imperativos econômicos e técnicos.
Estão relacionados a uma concepção de qualidade social APENAS os itens
I, II e III.
II, III e VI.
III, IV e V.
IV, V e VI.
I, IV, V e VI.
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