Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A didática que se baseia na tendência crítico-social dos conteúdos consiste em preparar o aluno para o mundo adulto e suas contradições, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização, para participação organizada e ativa na democratização da sociedade. Com relação a essa concepção de educação, julgue os itens que se seguem.
Na concepção didática considerada, o conhecimento é autônomo e objetivo.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir, de acordo com as perspectivas sociológicas das relações entre educação e sociedade.
Segundo Max Weber, o processo de racionalidade burocrática permite o desvelamento da ideologia presente na ordem social vigente e na própria organização do trabalho pedagógico.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
De acordo com a perspectiva emancipatória, as características do projeto político-pedagógico incluem
a ênfase na racionalidade científica dos processos a na dimensão jurídico-administrativa da autonomia escolar.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A didática que se baseia na tendência crítico-social dos conteúdos consiste em preparar o aluno para o mundo adulto e suas contradições, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização, para participação organizada e ativa na democratização da sociedade. Com relação a essa concepção de educação, julgue os itens que se seguem.
Nessa postura, existe oposição entre cultura erudita e cultura popular, valorizando-se, prioritariamente, a cultura erudita.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir, de acordo com as perspectivas sociológicas das relações entre educação e sociedade.
Durkheim analisa a educação como um ideal abstrato e único dirigido a determinada natureza humana, sem distinção.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
De acordo com a perspectiva emancipatória, as características do projeto político-pedagógico incluem
a prevalência das atividades fins da educação sobre as burocrático-administrativas.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A didática que se baseia na tendência crítico-social dos conteúdos consiste em preparar o aluno para o mundo adulto e suas contradições, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização, para participação organizada e ativa na democratização da sociedade. Com relação a essa concepção de educação, julgue os itens que se seguem.
Os conteúdos priorizados por esse tipo de educação necessitam de significação humana e social.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir, de acordo com as perspectivas sociológicas das relações entre educação e sociedade.
Para Marx, a educação é capaz de promover, por si mesma, a transformação necessária da sociedade.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
De acordo com a perspectiva emancipatória, as características do projeto político-pedagógico incluem
a sofisticação técnica dos instrumentos de avaliação e o monitoramento em função da priorização de processos padronizados.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os seguintes itens à luz do compromisso social e ético do professor em uma perspectiva de emancipação.
O professor deve posicionar-se contra a tradição da neutralidade dos conteúdos e da prática docente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...