Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
O município de Talismã – TO recebeu sua cota do FUNDEB referente ao ano de 2008 e fez os repasses para o seu sistema municipal de ensino (SME). O SME, por sua vez, efetuou os repasses às escolas públicas. Uma determinada escola municipal de ensino fundamental recebeu a quantia de R$ 2.000,00. Como o conselho escolar tinha deliberado, no ano anterior, dotar a escola de aparelhagem de som e TV, fez-se a aquisição de uma televisão por R$ 1.000,00, de um aparelho de som por R$ 800,00, além de um aparelho de DVD pelo valor de R$ 600,00 em três parcelas a vencer a partir de janeiro de 2009. Com base nessa situação hipotética e considerando a questão sob o ângulo dos princípios constitucionais, no que tange aos recursos financeiros, ao FUNDEB e ao princípio da gestão democrática, julgue os itens seguintes.
I O conselho escolar incorreu em crime de responsabilidade pública por ter adquirido equipamentos eletrônicos a crédito.
II O tipo de aparelhagem eletrônica mencionada não pode ser adquirido com recursos públicos do FUNDEB por se tratar de tecnologia cuja destinação é doméstica.
III Uma vez adquirido, o equipamento somente pode ser usado nos subníveis da educação básica, não podendo ser utilizado nas modalidades desta.
IV Como a compra do DVD foi a crédito, com as parcelas a vencerem a partir de janeiro de 2009, o conselho escolar pode utilizar os R$ 200,00 restantes para, por exemplo, comprar instrumentos musicais para a banda da escola, mesmo que não tenha deliberado anteriormente a esse respeito.
A quantidades de itens certos é igual a
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando as bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens subsequentes.
Segundo a epistemologia genética de Piaget, a acomodação refere-se à mudança da estrutura cognitiva para compreensão do meio.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os seguintes itens à luz do compromisso social e ético do professor em uma perspectiva de emancipação.
A burocracia e a meritocracia deixam de ser os mecanismos utilizados pelo professor para alcançar a legitimidade do saber.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os seguintes itens à luz do compromisso social e ético do professor em uma perspectiva de emancipação.
O profissional deve ser um consumidor de teorias e investigações produzidas fora do cotidiano da escola, sendo desnecessária uma avaliação crítica sobre seus conteúdos ou procedimentos.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os seguintes itens à luz do compromisso social e ético do professor em uma perspectiva de emancipação.
O professor deve preocupar-se em apreender as contradições existentes na convivência em sala de aula.
Quanto à relação entre professor e aluno, julgue os itens que se seguem.
De acordo com a abordagem comportamentalista, o professor tem a função de criar situações que propiciem o estabelecimento da reciprocidade intelectual e a cooperação ao mesmo tempo moral e racional com o aluno.
Quanto à relação entre professor e aluno, julgue os itens que se seguem.
De acordo com a abordagem representativa, o professor tem como função apresentar ao aluno problemas de tal maneira que este, a partir de suas experiências anteriores, possa lembrar os elementos ausentes.
Quanto à relação entre professor e aluno, julgue os itens que se seguem.
Na abordagem cognitivista, o aluno terá aprendido se conseguir executar os conteúdos que o professor vier a determinar, ou seja, o professor transmite e ensina todo o conteúdo em questão ao aluno, que não cria nem inventa, mas apenas reproduz o que aprende.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Quanto à relação entre professor e aluno, julgue os itens que se seguem.
Na abordagem tradicional, a relação é horizontal, e o trabalho coletivo é fundamental na resolução de problemas.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens subsequentes, relativos aos processos de ensino e de aprendizagem.
Para Vigotsky, a aprendizagem é uma consequência do desenvolvimento com que o sujeito é confrontado, e o desenvolvimento cognitivo envolve as interações sujeito-objeto-contexto social.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...