Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na utilização de meios tecnológicos de aprendizagem, o educador tem de ter em mente os sete princípios teóricos que regem sua utilização, a fim de utilizá-los de maneira adequada ao tema, à etapa do processo e à metodologia. Acerca desses princípios, assinale a opção correta.

  • A.

    No que diz respeito ao princípio multimídia, tem-se que os alunos aprendem melhor quando se combinam palavras e imagens do que somente palavras.

  • B.

    Referente ao princípio de proximidade temporal, observa-se que os alunos aprendem melhor quando são utilizadas palavras e imagens próximas de sua realidade.

  • C.

    O princípio de proximidade espacial define que os alunos aprendem melhor quando palavras e imagens são apresentadas simultaneamente em vez de sucessivamente.

  • D.

    Segundo o princípio da incoerência, os alunos aprendem melhor quando palavras, imagens ou sons irrelevantes para o assunto são excluídos.

  • E.

    De acordo com o princípio de redundância, os alunos aprendem melhor quando são usadas animação e narração em vez de animação e texto escrito.

Considerando o contexto histórico de surgimento das concepções pedagógicas, é correto afirmar que

  • A.

    o mundo ocidental assistiu, a partir da década de cinquenta do século XX, na era de ouro do capitalismo, ao florescimento da análise marxista da função reprodutora das instituições escolares.

  • B.

    a concepção pedagógica negadora da escola como instituição socializadora nasceu em decorrência da análise reprodutivista do aparelho ideológico de ensino, em uma conjuntura de expansão do capitalismo de massa.

  • C.

    o neoliberalismo emergiu em um contexto social de crise fiscal do Estado, onerado com as responsabilidades sociais propaladas pelo Estado de bem-estar social.

  • D.

    o neoliberalismo, que advoga um Estado mínimo, implica a compreensão das mínimas responsabilidades estatais na área de educação.

  • E.

    o capitalismo e o Estado de bem-estar social ganharam força e expandiram-se a partir de princípios do século XX, propiciando grande desenvolvimento da área educacional, em nível mundial.

Acerca do marxismo e da educação, julgue os próximos itens.

Na utopia revolucionária, a educação é considerada um elemento importante para a emancipação humana.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre a utilização de meios tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem, é correto afirmar que

  • A.

    o pressuposto teórico do canal dual consiste no fato de que o indivíduo deve envolver-se ativamente em um processamento cognitivo para construir uma representação mental coerente, o que inclui prestar atenção, organizar a nova informação e integrá-la no conhecimento existente.

  • B.

    o pressuposto teórico do canal dual envolve a ativação do conhecimento na memória a longo prazo e seu desdobramento para a memória a curto prazo.

  • C.

    o pressuposto teórico do processamento ativo considera que os seres humanos possuem canais de processamento da informação separados para representar materiais visuais e materiais auditivos.

  • D.

    segundo o pressuposto do processamento ativo, são utilizados dois canais que facilitam o processo de ensino e aprendizagem: o canal visual, ativado quando a informação é processada com ilustrações, animações, vídeo e texto, e o canal auditivo, quando se trata de narrações ou sons.

  • E.

    o pressuposto teórico da capacidade limitada de processamento incide sobre a limitação que o indivíduo tem para processar informação em cada canal, ou seja, quando este vê ou ouve algo, só representa parte disso, em vez de uma cópia exata.

Acerca do marxismo e da educação, julgue os próximos itens.

Para o marxismo, a educação é considerada um problema individual, sujeito a um processo de aperfeiçoamento espiritual.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao emprego de meios tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem da educação básica, julgue os seguintes itens.

I A utilização de meios tecnológicos no fazer escolar proporciona maior aprendizagem, mas isso tem de ser relativizado, dado que também interferem na aprendizagem outras variáveis, tais como estilos de aprendizagem, desenvolvimento cognitivo do sujeito, familiaridade com o ambiente informático e com os documentos interativos, estrutura do documento tecnológico-digital, desejo que o sujeito tem de aprender.

II Especificamente com relação aos meios interativos, a aprendizagem depende de variáveis como experiência do sujeito com o tipo de documento, conhecimento acerca do assunto, preferências de aprendizagem do educando, estrutura do documento, tipo de navegação disponível, rapidez de processamento da informação, tarefas solicitadas no documento e motivação.

III Existem três pressupostos teóricos que explicam como os meios tecnológicos contribuem para facilitar o processo de ensino e aprendizagem: o pressuposto do canal dual (dual channel), o da capacidade limitada de processamento da memória e o do processamento ativo.

Assinale a opção correta.

  • A.

    Apenas o item I está certo.

  • B.

    Apenas o item II está certo.

  • C.

    Apenas o item III está certo.

  • D.

    Apenas os itens II e III estão certos.

  • E.

    Todos os itens estão certos.

Acerca do marxismo e da educação, julgue os próximos itens.

Para Marx e alguns estudiosos do marxismo, a educação é um instrumento de inculcação da ideologia dominante.

  • C. Certo
  • E. Errado

Texto para as questões de 50 a 52

             Um professor de ensino médio desenvolvia a primeira etapa da metodologia de projetos: a delimitação do tema com a consequente subdivisão dos grupos. Em razão da relação entre a quantidade de temas e de alunos, fazia-se necessária a formação de 10 grupos com 5 membros em cada, os quais foram formados, com exceção de 2: um apresentava 4 membros e o outro, 6. O professor solicitou que um dos membros do grupo que apresentava 6 componentes passasse a integrar o grupo que apresentava 4, mas nenhum dos membros saiu do lugar. O professor reiterou a solicitação com mais ênfase. Fez-se silêncio na sala de aula, todos os olhares voltaram-se para a equipe composta por 6 componentes, mas todos os membros desse grupo permaneceram em silêncio e no lugar onde estavam. O professor explicou que não poderiam dar continuidade ao trabalho se não houvesse a definição das equipes. Um dos membros do grupo composto por 6 componentes respondeu que eles não se separariam porque eram amigos de longa data, estudavam juntos em todas as disciplinas, faziam todos os trabalhos juntos e não desenvolveriam quaisquer atividades separadamente, ainda mais se implicassem alguma forma de competição, mesmo que simbólica, entre eles.

Analisando a situação descrita e de acordo com os tipos de liderança, julgue os itens a seguir.

I Para melhor resolver o problema, o professor deve primeiramente identificar o tipo de liderança vigente no grupo resistente.

II A liderança gerencial ou burocrática é proativa, molda idéias, muda o que as pessoas pensam ser desejável, possível e necessário.

III A liderança visionária ou carismática envolve-se em situações e contextos característicos de atividades cotidianas.

IV A liderança estratégica enfatiza o comportamento ético e as decisões baseadas em valores.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    I e IV.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    III e IV.

Com relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.

A Lei Orgânica regulamentou o curso normal superior que se propunha à formação de professores do ensino primário.

  • C. Certo
  • E. Errado

Texto para as questões de 50 a 52

             Um professor de ensino médio desenvolvia a primeira etapa da metodologia de projetos: a delimitação do tema com a consequente subdivisão dos grupos. Em razão da relação entre a quantidade de temas e de alunos, fazia-se necessária a formação de 10 grupos com 5 membros em cada, os quais foram formados, com exceção de 2: um apresentava 4 membros e o outro, 6. O professor solicitou que um dos membros do grupo que apresentava 6 componentes passasse a integrar o grupo que apresentava 4, mas nenhum dos membros saiu do lugar. O professor reiterou a solicitação com mais ênfase. Fez-se silêncio na sala de aula, todos os olhares voltaram-se para a equipe composta por 6 componentes, mas todos os membros desse grupo permaneceram em silêncio e no lugar onde estavam. O professor explicou que não poderiam dar continuidade ao trabalho se não houvesse a definição das equipes. Um dos membros do grupo composto por 6 componentes respondeu que eles não se separariam porque eram amigos de longa data, estudavam juntos em todas as disciplinas, faziam todos os trabalhos juntos e não desenvolveriam quaisquer atividades separadamente, ainda mais se implicassem alguma forma de competição, mesmo que simbólica, entre eles.

Ainda com base no texto, de acordo com a teoria socionômica de evolução dos grupos, assinale a opção correta.

  • A.

    Na estrutura de diferenciação vertical, os grupos começam a interagir, inicialmente por proximidade física, mantendo isolamento psicológico e começando, aos poucos, a fazer contatos em pares.

  • B.

    Na estrutura de diferenciação horizontal, um grupo de indivíduos destaca-se do conjunto e, movido por emoções e preferências, uniformiza um campo grupal diferenciado do todo.

  • C.

    O grupo que se recusou a desmembrar demonstrou encontrar-se no estágio de diferenciação vertical, passando a interagir social e afetivamente segundo os seus próprios critérios.

  • D.

    O grupo que se recusou a desmembrar encontra-se no estágio de isolamento orgânico, que consiste num conjunto de indivíduos isolados e voltados para si e que apresenta incapacidade de organização.

  • E.

    No estágio de isolamento orgânico, o campo grupal move-se pela atenção voluntária em relação aos demais componentes que se destacam no conjunto, como resultado da identificação intelectual entre seus membros.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...