Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens subsequentes, relativos aos processos de ensino e de aprendizagem.
O estágio das operações concretas, que também é conhecido como estágio do pensamento semiológico, caracteriza-se pelo desenvolvimento da linguagem e de outras formas de representação, e também pelo rápido desenvolvimento conceitual.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A partir do texto acima, julgue os itens seguintes.
Como os grupos de surdos são homogêneos, o uso da LIBRAS, por esse grupo, também é uniforme.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens subsequentes, relativos aos processos de ensino e de aprendizagem.
Para a gestalt, o processo de redefinição consiste em perceber um mesmo estímulo de modo inteiramente novo, segundo a situação total ou a forma pela qual ele se apresenta.
A partir do texto acima, julgue os itens seguintes.
A formação de professores para a educação básica deve prever a aprendizagem da linguagem de sinais.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens subsequentes, relativos aos processos de ensino e de aprendizagem.
Para o behaviorismo, o educar não pode ser estabelecido por condicionamentos, pois o sujeito é ativo, e a aprendizagem não é uma qualidade intrínseca do organismo, mas necessita ser impulsionada a partir do ambiente.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A partir do texto acima, julgue os itens seguintes.
Quando o surdo passa por uma educação oralizada, ele não consegue aprender a linguagem de sinais.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito dos dois tipos de discurso que o educador precisa identificar em seus alunos, assinale a opção correta.
O discurso narrativo, identificado com o pensar cotidiano, é centrado na realidade presente e imediata de mundo.
Uma inteligência que se manifeste, predominantemente, por intermédio do discurso narrativo demanda técnicas de ensino que privilegiem a abstração e a relação simbólica.
O discurso científico e(ou) racionalista privilegia esquemas de ação que se organizam à medida que agem sobre o mundo.
O discurso narrativo privilegia esquemas de ação que somente se põem em ação sobre o mundo após planejamento prévio.
Um educando que manifeste, predominantemente, o discurso científico e(ou) racionalista demanda técnicas de ensino que privilegiem o raciocínio operacional-concreto.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A partir do texto acima, julgue os itens seguintes.
Nos últimos anos, a linguagem de sinais (LIBRAS) ganhou o mesmo status linguístico de todas as línguas naturais.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação aos princípios teóricos da utilização dos meios tecnológicos de aprendizagem, assinale a opção correta.
Princípio de modalidade: os alunos aprendem melhor quando se utiliza animação e narração em vez de animação, narração e texto.
Princípio das diferenças individuais: os sujeitos que mais se beneficiam de um documento multimídia são os que têm poucos conhecimentos em relação aos que já têm muitos conhecimentos, e se beneficiam mais aqueles que têm elevada orientação espacial do que os que têm pouca orientação espacial.
Princípio da concisão: os alunos aprendem melhor quando o conhecimento informado é objetivo.
Princípio da contradição: os alunos aprendem melhor quando veem duas abordagens antagônicas sobre o mesmo tema.
Princípio da prolixidade: os alunos aprendem melhor quando um tema lhes é apresentado de maneira minuciosa e repetitiva.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca do marxismo e da educação, julgue os próximos itens.
Para os marxistas, a prática educativa é uma atividade que favorece a transformação da sociedade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...