Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir à luz da concepção crítica de currículo e de construção do conhecimento.
A eficiência é a diretriz que conduz todo o planejamento da organização do trabalho pedagógico.
Uma das formas de se pensar a avaliação é buscar respostas para as seguintes questões: O que medir? Com o que medir? Como medir? Considerando essa perspectiva, julgue os itens que se seguem.
Na EAD, o termo medidas pode referir-se, no caso de processos ocorridos com aluno durante o curso, ao número de faltas, à quantidade de consultas ao tutor, ao número de erros em exercícios, ao tempo de estudo individual por unidade ou módulo do curso, às notas em testes intermediários e à qualidade da interação entre participantes.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Em relação aos níveis de notação da Língua Escrita, assinale a única questão falsa:
Nível Pré-Silábico.
Nível Pré-alfabético.
Nível Silábico-alfabético.
Nível Alfabético.
Nível Silábico.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Uma das formas de se pensar a avaliação é buscar respostas para as seguintes questões: O que medir? Com o que medir? Como medir? Considerando essa perspectiva, julgue os itens que se seguem.
A questão o que medir? refere-se à necessidade de definição dos constructos (componentes, dimensões, categorias de conteúdo) envolvidos na avaliação.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Em relação à Alfabetização e Letramento, de acordo com MORAIS e ALBUQUERQUE (2006), marque a alternativa falsa:
Alfabetização é definida enquanto processo pelo qual se adquire a tecnologia da escrita alfabética.
Alfabetização e letramento são ações distintas, mas inseparáveis.
Alfabetizar e letrar são sinônimos, ou seja, as duas ações têm o mesmo significado.
Deve-se ensinar a ler e a escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita.
O letramento relaciona-se ao exercício efetivo e competente da tecnologia da escrita.
As universidades corporativas são comparadas a grandes guardachuvas, sob os quais estão abrigadas todas as ações educacionais por elas promovidas presenciais, semipresenciais e a distância. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.
A EAD é um dos principais eixos que apoiam as universidades corporativas, sem o qual elas não conseguiriam atender a meta a que se propõem: prover ações educacionais para toda a cadeia de valor da organização empregados, terceirizados, clientes, fornecedores etc.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
À luz dos dispositivos constitucionais relacionados à educação brasileira, julgue os itens a seguir.
O ensino é livre à iniciativa privada, desde que sejam cumpridas as normas gerais da educação nacional e ocorra autorização e avaliação de qualidade pelo poder público.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Sobre a construção da Língua Escrita, FERREIRO (2001), esclarece que: "Do ponto de vista construtivo, a escrita infantil segue uma linha de evolução surpreendentemente regular." Deste modo, assinale a alternativa falsa:
Distinção entre o modo de representação icônico e o não-icônico.
A construção de formas de diferenciação nos eixos quantitativo e qualitativo.
A fonetização da escrita.
Os níveis de notação da escrita.
A aparência gráfica.
As universidades corporativas são comparadas a grandes guardachuvas, sob os quais estão abrigadas todas as ações educacionais por elas promovidas presenciais, semipresenciais e a distância. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.
Para se implantar um programa de e-learning em sistema de educação corporativa, é necessária a criação de uma universidade corporativa.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
"A construção do ressignificado da avaliação pressupõe dos educadores um enfoque crítico da educação e do seu papel social." (HOFFMANN, op cit, p. 113). Assinale a alternativa incorreta:
Ressignificar a avaliação é assumir uma postura crítica frente á educação, compreendendo o seu papel social.
A avaliação tem fim em si mesma.
O "erro" passa a ser refletido enquanto construção.
A avaliação é "via de mão-dupla", ou seja, alunos e professores se avaliam no processo ensino-aprendizagem.
A avaliação tem caráter processual e é parte integrante do processo ensino-aprendizagem.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...