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Com relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
Nesse período, o país vivia um intenso processo de industrialização e as escolas mantidas pelo sistema oficial de ensino acompanharam este ritmo de desenvolvimento tecnológico.Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Texto para as questões de 50 a 52
Um professor de ensino médio desenvolvia a primeira etapa da metodologia de projetos: a delimitação do tema com a consequente subdivisão dos grupos. Em razão da relação entre a quantidade de temas e de alunos, fazia-se necessária a formação de 10 grupos com 5 membros em cada, os quais foram formados, com exceção de 2: um apresentava 4 membros e o outro, 6. O professor solicitou que um dos membros do grupo que apresentava 6 componentes passasse a integrar o grupo que apresentava 4, mas nenhum dos membros saiu do lugar. O professor reiterou a solicitação com mais ênfase. Fez-se silêncio na sala de aula, todos os olhares voltaram-se para a equipe composta por 6 componentes, mas todos os membros desse grupo permaneceram em silêncio e no lugar onde estavam. O professor explicou que não poderiam dar continuidade ao trabalho se não houvesse a definição das equipes. Um dos membros do grupo composto por 6 componentes respondeu que eles não se separariam porque eram amigos de longa data, estudavam juntos em todas as disciplinas, faziam todos os trabalhos juntos e não desenvolveriam quaisquer atividades separadamente, ainda mais se implicassem alguma forma de competição, mesmo que simbólica, entre eles.
Considerando a situação acima descrita sob o enfoque dos paradigmas teóricos sobre liderança, julgue os itens seguintes.
I A tentativa de formação de equipes por parte do professor seguiu o paradigma empiricista, o que levou a uma redução das relações em sala de aula, desconsiderando afetos, existência de liderança e de conflitos.
II O professor pode recorrer aos conhecimentos do paradigma racionalista para resolver o problema, o que vai acarretar simplismo das relações e do próprio problema.
III Caso o professor adote o fenômeno da liderança como critério para compreensão e resolução de conflitos, recairá no misticismo.
Assinale a opção correta.
Apenas o item I está certo.
Apenas o item II está certo.
Apenas o item III está certo.
Apenas os itens I e III estão certos.
Apenas os itens II e III estão certos.
Com relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
Para muitos historiadores da educação, a lei do ensino secundário nada mais fez do que acentuar a velha tradição do ensino secundário.
A Lei n.° 10.639/2003 estabelece a obrigatoriedade d o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nos ensinos fundamental e médio. Assinale a alternativa que não apresenta um princípio norteador para a efetiva aplicação da lei referenciada no ambiente escolar.
Os estudos da cultura e história afro-brasileiras evidenciando o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, são temas importantes para as salas de aula.
Os conteúdos devem ser ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística, literatura e histórias brasileiras.
Somente professores com formação específica podem abordar os assuntos inscritos na lei.
A inclusão de temas transversais como ética e pluralidade cultural podem favorecer o entendimento por uma ótica interdisciplinar.
A inclusão da História e Cultura afro-brasileiras e africana nos currículos contribuirá conscientemente para o entendimento de uma sociedade marcada pela diversidade.
Uma das formas de se pensar a avaliação é buscar respostas para as seguintes questões: O que medir? Com o que medir? Como medir? Considerando essa perspectiva, julgue os itens que se seguem.
A avaliação formativa é realizada ao término do curso, no momento em que se analisam e se somam todas as avaliações do aluno
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
A reforma Capanema reestruturou o curso secundário que passou a ter 3 anos de duração e era composto por colegial, clássico e científico.
Julgue os itens a seguir acerca da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e assinale a alternativa correta.
I A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma forma de ensino da rede pública no Brasil, que tem como objetivo desenvolver o ensino fundamental e médio com qualidade, para as pessoas que, por diversos motivos, estão fora da Educação Escolar.
II O Programa Nacional do Livro Didático para a Alfabetização de Jovens e Adultos (PNLA) foi criado pela Resolução n.º 18, de 24 de abril de 2007, para distribuição, a título de doação, de obras didáticas às entidades parceiras, com vistas à alfabetização e à escolarização de pessoas com idade de 15 anos ou mais.
III Os alunos do EJA, embora sejam alfabetizados, não têm condições de competir no mercado de trabalho em igual valor com os alunos do ensino regular. Geralmente são trabalhadores, empregados e desempregados que não tiveram acesso à cultura letrada e que têm a oportunidade de voltar aos estudos em horário integral. Além disso, são beneficiados, desde 1997, com uma bolsa-auxílio para que permaneçam na escola por um período mínimo de 12 meses.
IV Em um país de desigualdades como o Brasil, existem grandes disparidades entre ricos e pobres. De acordo com estudos realizados, a população pobre encontra-se em desvantagem principalmente ao se tratar de jovens e adultos. Nesse sentido, competir no mercado de trabalho, por exemplo, coloca em desvantagem os sujeitos sem educação escolar.
V Os educadores, para fazerem parte do corpo docente do EJA, devem ter uma formação inicial, além de contribuírem de forma relevante para o crescimento intelectual do indivíduo, realizando o exercício de cidadania. Para isso, as secretarias estaduais de educação e o Governo Federal oferecem cursos regulares de capacitação e formação, como alguns que estão à disposição na Plataforma Freire do MEC.
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
5
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir à luz da concepção crítica de currículo e de construção do conhecimento.
A análise das relações sociais de produção, na busca da emancipação e da libertação das classes dominadas, direciona a organização curricular.
Uma das formas de se pensar a avaliação é buscar respostas para as seguintes questões: O que medir? Com o que medir? Como medir? Considerando essa perspectiva, julgue os itens que se seguem.
A avaliação somativa completa compreende pré-teste, testes durante a instrução e pós-teste, o primeiro dos quais informa o nível de ingresso ou repertório de entrada do participante quanto ao conteúdo do curso, sendo um ponto de referência para se julgar o nível de desempenho do aluno ao término do curso.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
Entre esses decretos-leis estão aqueles que criaram o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).
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