Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) elegem os temas transversais com a finalidade de desenvolver nos alunos a capacidade de posicionarem-se diante de questões que interferem na vida coletiva. Acerca do assunto, assinale a alternativa correta.
Os temas transversais têm a mesma natureza das áreas de conhecimentos convencionais.
Nas várias áreas do currículo existem ensinamentos a respeito dos temas transversais.
As escolas de educação básica deverão criar disciplinas exclusivas para trabalhar os temas transversais.
Os temas transversais devem ser trabalhados paralelamente aos conteúdos e metodologias de cada área específica.
A transversalidade é entendida nos PCN como uma superação das áreas de conhecimento para tratar assuntos específicos da vida coletiva.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir à luz da concepção crítica de currículo e de construção do conhecimento.
A neutralidade dos saberes é defendida para a garantia da cientificidade da seleção de conteúdos.
Uma das formas de se pensar a avaliação é buscar respostas para as seguintes questões: O que medir? Com o que medir? Como medir? Considerando essa perspectiva, julgue os itens que se seguem.
Os procedimentos de avaliação em EAD devem ser presenciais por força de lei.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com referência aos princípios que sustentam a educação comparada, julgue os próximos itens.
Ser múltipla, complexa e pluridisciplinar são características da educação comparada existente em seus diferentes momentos históricos e abordagens teóricas.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir à luz da concepção crítica de currículo e de construção do conhecimento.
A subjetividade e o multiculturalismo são traços marcantes das teorias baseadas nessa concepção.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Uma das formas de se pensar a avaliação é buscar respostas para as seguintes questões: O que medir? Com o que medir? Como medir? Considerando essa perspectiva, julgue os itens que se seguem.
A pergunta como medir? conduz à definição e à seleção de estratégias e métodos de coleta e análise de dados.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com referência aos princípios que sustentam a educação comparada, julgue os próximos itens.
A educação comparada determina a fixação de princípios normativos completos, obrigatórios e acabados para a construção de modelos de processos educativos.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir à luz da concepção crítica de currículo e de construção do conhecimento.
O reconhecimento da existência de um currículo oculto é primordial para a identificação da ideologia presente no cotidiano escolar.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Uma das formas de se pensar a avaliação é buscar respostas para as seguintes questões: O que medir? Com o que medir? Como medir? Considerando essa perspectiva, julgue os itens que se seguem.
A pergunta com o que medir? leva o profissional de avaliação a escolher, construir e validar instrumentos capazes de gerar informações válidas e precisas a respeito daquilo que se deseja avaliar.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com referência aos princípios que sustentam a educação comparada, julgue os próximos itens.
A história da educação e a educação comparada apresentam estreitas relações entre si, inclusive aspectos comuns de métodos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...