Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) elegem os temas transversais com a finalidade de desenvolver nos alunos a capacidade de posicionarem-se diante de questões que interferem na vida coletiva. Acerca do assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Os temas transversais têm a mesma natureza das áreas de conhecimentos convencionais.

  • B.

    Nas várias áreas do currículo existem ensinamentos a respeito dos temas transversais.

  • C.

    As escolas de educação básica deverão criar disciplinas exclusivas para trabalhar os temas transversais.

  • D.

    Os temas transversais devem ser trabalhados paralelamente aos conteúdos e metodologias de cada área específica.

  • E.

    A transversalidade é entendida nos PCN como uma superação das áreas de conhecimento para tratar assuntos específicos da vida coletiva.

Julgue os itens a seguir à luz da concepção crítica de currículo e de construção do conhecimento.

A neutralidade dos saberes é defendida para a garantia da cientificidade da seleção de conteúdos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma das formas de se pensar a avaliação é buscar respostas para as seguintes questões: O que medir? Com o que medir? Como medir? Considerando essa perspectiva, julgue os itens que se seguem.

Os procedimentos de avaliação em EAD devem ser presenciais por força de lei.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência aos princípios que sustentam a educação comparada, julgue os próximos itens.

Ser múltipla, complexa e pluridisciplinar são características da educação comparada existente em seus diferentes momentos históricos e abordagens teóricas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir à luz da concepção crítica de currículo e de construção do conhecimento.

A subjetividade e o multiculturalismo são traços marcantes das teorias baseadas nessa concepção.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma das formas de se pensar a avaliação é buscar respostas para as seguintes questões: O que medir? Com o que medir? Como medir? Considerando essa perspectiva, julgue os itens que se seguem.

A pergunta “como medir?” conduz à definição e à seleção de estratégias e métodos de coleta e análise de dados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência aos princípios que sustentam a educação comparada, julgue os próximos itens.

A educação comparada determina a fixação de princípios normativos completos, obrigatórios e acabados para a construção de modelos de processos educativos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir à luz da concepção crítica de currículo e de construção do conhecimento.

O reconhecimento da existência de um currículo oculto é primordial para a identificação da ideologia presente no cotidiano escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma das formas de se pensar a avaliação é buscar respostas para as seguintes questões: O que medir? Com o que medir? Como medir? Considerando essa perspectiva, julgue os itens que se seguem.

A pergunta “com o que medir?” leva o profissional de avaliação a escolher, construir e validar instrumentos capazes de gerar informações válidas e precisas a respeito daquilo que se deseja avaliar.

  • E. Errado
  • C. Certo

Com referência aos princípios que sustentam a educação comparada, julgue os próximos itens.

A história da educação e a educação comparada apresentam estreitas relações entre si, inclusive aspectos comuns de métodos.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...