Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Abordar as diferenças não deve contribuir para isolar grupos, para criar guetos, para aumentar na sociedade a fragmentação que se pretende neutralizar. Separações não promovem igualdades. Na tentativa de articular as diferenças existentes na sociedade, um caminho mais eficaz é a promoção de

  • A.

    espaços para que todos tenham que falar.

  • B.

    espaços que aproximem os diferentes através de estratégias interativas, lúdicas e pedagógicas.

  • C.

    espaços de sensibilização e transmissão de informação.

  • D.

    trocas em que os diversos grupos possam participar como produtores de cultura e ampliar seus horizontes culturais.

  • E.

    espaços de troca entre grupos de diversas regiões do país para estudo e sistematização do conhecimento.

Considerando que o estabelecimento de uma periodização é uma das questões mais relevantes na realização de estudos históricos a respeito da educação, julgue os itens seguintes, relativos à periodização da educação no Brasil segundo diferentes concepções pedagógicas.

O primeiro período, que se estendeu de 1549 a 1759, caracterizou-se pelo predomínio da vertente religiosa da pedagogia tradicional, cujos principais representantes foram os jesuítas.

  • C. Certo
  • E. Errado

São práticas inclusivas na escola, EXCETO:

  • A.

    Os conteúdos e as atividades de aprendizagem são acessíveis a todos os alunos.

  • B.

    A disciplina na sala de aula baseia-se no respeito mútuo.

  • C.

    Os profissionais de apoio facilitam a aprendizagem com a seleção dos alunos com necessidades especiais em salas de recuperação para não atrasar os conteúdos programados aos demais alunos.

  • D.

    Promove-se a participação ativa e responsável dos alunos ao longo de sua aprendizagem.

  • E.

    Todos os alunos participam das atividades fora da sala de aula.

É com a diversidade cultural que o Orientador Pedagógico se defronta e deve trabalhar. O grupo de professores é seu foco de atuação na escola e lidar com ele implica em:

  • A.

    considerar suas especificidades, identificando suas demandas e promovendo ações para atendê-las.

  • B.

    distinguir, na prática escolar, os que são mais habilitados dos menos habilitados, excluindo estes últimos;

  • C.

    conduzir o grupo para a configuração, na escola, de turmas homogêneas e iguais;

  • D.

    praticar uma orientação voltada para os mais capazes, em detrimento dos demais;

  • E.

    reproduzir a dominação existente na sociedade, valorizando os professores que pensam como ele.

Os estudos que tratam das diversas modalidades de educação costumam caracterizar as influências educativas como nãointencionais. A educação não-intencional refere-se às influências do contexto social e do meio ambiente sobre os indivíduos. Tal influência, também denominada de educação informal, corresponde processos de aquisição de conhecimentos que não estão ligados a uma instituição. Portanto, são experiências de educação informal as ações

  • A.

    educativas e processos formativos e espontâneas que ocorram no meio social, nos quais os indivíduos se envolvem pelo fato de existirem socialmente.

  • B.

    educativas sistematizadas e intencionais para suscitar conhecimentos, valores e crenças.

  • C.

    educativas compostas de métodos e técnicas que criem situações para suscitar idéias, valores e atitudes.

  • D.

    sistematizadas ligadas às igrejas, escolas e movimentos sociais organizados.

  • E.

    educativas com finalidade de instrução e ensino mediante uma ação consciente e planejada.

Considerando que o estabelecimento de uma periodização é uma das questões mais relevantes na realização de estudos históricos a respeito da educação, julgue os itens seguintes, relativos à periodização da educação no Brasil segundo diferentes concepções pedagógicas.

O lema aprender a aprender, amplamente difundido nos atuais manuais de pedagogia, teve origem no pensamento escolanovista, cujos principais representantes no Brasil foram os educadores Anísio Teixeira e Lourenço Filho.

  • E. Errado
  • C. Certo

A teoria, como cultura objetivada, é importante na formação docente porque tem o poder formativo e dota os sujeitos de pontos de vistas variados para uma ação contextualizada. Por esse ponto de vista, a teoria oferece aos educadores perspectivas de análise para compreenderem

  • A.

    as organizações escolares e os sistemas de ensino.

  • B.

    os contextos históricos, sociais, culturais, organizacionais e profissionais.

  • C.

    a conseqüência das mudanças na empregabilidade para a organização.

  • D.

    o processo de trabalho e as relações capitalistas de produção.

  • E.

    as dimensões formadoras na produção de metas em todas as disciplinas desenvolvidas.

Considerando que o estabelecimento de uma periodização é uma das questões mais relevantes na realização de estudos históricos a respeito da educação, julgue os itens seguintes, relativos à periodização da educação no Brasil segundo diferentes concepções pedagógicas.

No quarto período, que durou de 1969 a 2001, cujo início caracterizou-se pela presença do regime militar e pela valorização do tecnicismo na educação, configurou-se a concepção pedagógica produtivista.

  • C. Certo
  • E. Errado

O planejamento educacional baseado na abordagem dialógica enfatiza a

  • A. subjetividade, a dimensão individual, a organização e o pragmatismo.
  • B. dimensão institucional e as condições estruturais de natureza econômica do sistema educacional.
  • C. eficiência individual de todos os que participam do sistema, a dimensão subjetiva e a orientação determinista.
  • D. dimensão grupal ou holística e os princípios de totalidade, contradição, práxis e transformação do sistema educacional.

Considerando que o estabelecimento de uma periodização é uma das questões mais relevantes na realização de estudos históricos a respeito da educação, julgue os itens seguintes, relativos à periodização da educação no Brasil segundo diferentes concepções pedagógicas.

O segundo período, compreendido entre os anos de 1759 e 1932, caracterizou-se pelo predomínio da pedagogia nova.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...