Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
Abordar as diferenças não deve contribuir para isolar grupos, para criar guetos, para aumentar na sociedade a fragmentação que se pretende neutralizar. Separações não promovem igualdades. Na tentativa de articular as diferenças existentes na sociedade, um caminho mais eficaz é a promoção de
espaços para que todos tenham que falar.
espaços que aproximem os diferentes através de estratégias interativas, lúdicas e pedagógicas.
espaços de sensibilização e transmissão de informação.
trocas em que os diversos grupos possam participar como produtores de cultura e ampliar seus horizontes culturais.
espaços de troca entre grupos de diversas regiões do país para estudo e sistematização do conhecimento.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando que o estabelecimento de uma periodização é uma das questões mais relevantes na realização de estudos históricos a respeito da educação, julgue os itens seguintes, relativos à periodização da educação no Brasil segundo diferentes concepções pedagógicas.
O primeiro período, que se estendeu de 1549 a 1759, caracterizou-se pelo predomínio da vertente religiosa da pedagogia tradicional, cujos principais representantes foram os jesuítas.
São práticas inclusivas na escola, EXCETO:
Os conteúdos e as atividades de aprendizagem são acessíveis a todos os alunos.
A disciplina na sala de aula baseia-se no respeito mútuo.
Os profissionais de apoio facilitam a aprendizagem com a seleção dos alunos com necessidades especiais em salas de recuperação para não atrasar os conteúdos programados aos demais alunos.
Promove-se a participação ativa e responsável dos alunos ao longo de sua aprendizagem.
Todos os alunos participam das atividades fora da sala de aula.
É com a diversidade cultural que o Orientador Pedagógico se defronta e deve trabalhar. O grupo de professores é seu foco de atuação na escola e lidar com ele implica em:
considerar suas especificidades, identificando suas demandas e promovendo ações para atendê-las.
distinguir, na prática escolar, os que são mais habilitados dos menos habilitados, excluindo estes últimos;
conduzir o grupo para a configuração, na escola, de turmas homogêneas e iguais;
praticar uma orientação voltada para os mais capazes, em detrimento dos demais;
reproduzir a dominação existente na sociedade, valorizando os professores que pensam como ele.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
Os estudos que tratam das diversas modalidades de educação costumam caracterizar as influências educativas como nãointencionais. A educação não-intencional refere-se às influências do contexto social e do meio ambiente sobre os indivíduos. Tal influência, também denominada de educação informal, corresponde processos de aquisição de conhecimentos que não estão ligados a uma instituição. Portanto, são experiências de educação informal as ações
educativas e processos formativos e espontâneas que ocorram no meio social, nos quais os indivíduos se envolvem pelo fato de existirem socialmente.
educativas sistematizadas e intencionais para suscitar conhecimentos, valores e crenças.
educativas compostas de métodos e técnicas que criem situações para suscitar idéias, valores e atitudes.
sistematizadas ligadas às igrejas, escolas e movimentos sociais organizados.
educativas com finalidade de instrução e ensino mediante uma ação consciente e planejada.
Considerando que o estabelecimento de uma periodização é uma das questões mais relevantes na realização de estudos históricos a respeito da educação, julgue os itens seguintes, relativos à periodização da educação no Brasil segundo diferentes concepções pedagógicas.
O lema aprender a aprender, amplamente difundido nos atuais manuais de pedagogia, teve origem no pensamento escolanovista, cujos principais representantes no Brasil foram os educadores Anísio Teixeira e Lourenço Filho.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
A teoria, como cultura objetivada, é importante na formação docente porque tem o poder formativo e dota os sujeitos de pontos de vistas variados para uma ação contextualizada. Por esse ponto de vista, a teoria oferece aos educadores perspectivas de análise para compreenderem
as organizações escolares e os sistemas de ensino.
os contextos históricos, sociais, culturais, organizacionais e profissionais.
a conseqüência das mudanças na empregabilidade para a organização.
o processo de trabalho e as relações capitalistas de produção.
as dimensões formadoras na produção de metas em todas as disciplinas desenvolvidas.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando que o estabelecimento de uma periodização é uma das questões mais relevantes na realização de estudos históricos a respeito da educação, julgue os itens seguintes, relativos à periodização da educação no Brasil segundo diferentes concepções pedagógicas.
No quarto período, que durou de 1969 a 2001, cujo início caracterizou-se pela presença do regime militar e pela valorização do tecnicismo na educação, configurou-se a concepção pedagógica produtivista.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
O planejamento educacional baseado na abordagem dialógica enfatiza a
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando que o estabelecimento de uma periodização é uma das questões mais relevantes na realização de estudos históricos a respeito da educação, julgue os itens seguintes, relativos à periodização da educação no Brasil segundo diferentes concepções pedagógicas.
O segundo período, compreendido entre os anos de 1759 e 1932, caracterizou-se pelo predomínio da pedagogia nova.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...