Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
A tarefa primordial de um processo reflexivo no ensino é a de proporcionar a si e a toda a educação um caminho metodológico que possibilite a formação de cidadãos autônomos. Educar para e na reflexão é a tarefa essencial do presente. Formar mentes reflexivas é lançar-se num projeto de inovação que rompa com as formas e modelos tradicionais de educação, implicando num novo horizonte de compreensão do sentido da existência humana. Portanto, podemos dizer que a educação reflexiva
reproduz os modelos pedagógicos.
permite a aquisição de conhecimentos.
propicia práticas diferenciadas.
regula as informações recebidas.
possibilita a autêntica cidadania.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens subsequentes, no que se refere às funções do supervisor escolar.
Compete ao supervisor escolar coordenar a orientação vocacional do educando, incorporando-a ao processo educativo global.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
De acordo com Gadotti (1994); há pelo menos duas razões que justificam a implantação de um processo de gestão democrática na escola pública:
A primeira porque a escola deve formar para mercado; a segunda, porque a direção da escola pode melhorar a contratação de professores.
A primeira, porque a escola deve formar para a cidadania; a segunda, porque a gestão democrática pode melhorar o que é específico da escola: o seu ensino.
A primeira porque a escola deve formar para a cidadania; a segunda, porque a gestão democrática pode melhorar a hierarquia da escola.
A primeira porque a escola deve formar para a cidadania; a segunda, porque a gestão democrática pode melhorar o setor financeiro da escola.
A primeira porque a escola deve acompanhar o desenvolvimento empresarial; a segunda, porque a gestão democrática pode melhorar o relacionamento escola-empresa.
O planejamento vai ajudar a organizar o processo de reflexão para procurar chegar a uma ação que seja transformadora. Os critérios básicos para a ação transformadora são:
O atendimento educacional especializado, na forma de apoio representa os atendimentos que favorecem o acesso ao currículo, podendo ser oferecidos dentro e fora da sala de aula no mesmo turno da escolarização do aluno. O atendimento efetiva-se por meio dos seguintes serviços, EXCETO:
Psicólogo.
Itinerância.
Instrução de Libras.
Guia intérprete.
Interpretação de Libras.
Ao término da reunião pedagógica, é fundamental que o Orientador Pedagógico faça a leitura da ata da reunião.
Esse registro tem a vantagem de:
I - apontar quem faltou à reunião para levar ao conhecimento do diretor da escola;
II - garantir a memória da discussão coletiva e a história da participação do grupo;
III - apresentar a produtividade, no final do mês, ao diretor financeiro da escola;
IV - garantir o vigor da reunião e qualificar o trabalho coletivo, ao registrar o conteúdo das decisões tomadas.
Assinale as afirmativas corretas:
I e II, apenas;
II e III, apenas;
III e IV, apenas;
I e IV, apenas;
II e IV, apenas.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
O sucesso de um programa de desenvolvimento interpessoal não se limita ao plano técnico. A qualificação do coordenador é, sem dúvida, um fator essencial para o aproveitamento da experiência de aprendizagem do grupo. Outros componentes precisam ser considerados importantes no processo de aprendizagem do grupo como componentes culturais, de atitudes, de valores, crenças e ideologias que predispõem as pessoas a criar, analisar e avaliar possíveis linhas de ação e soluções, além do respaldo moral. No texto acima, Fela Moscovici afirma que
o componente ético está sempre presente no trabalho de desenvolvimento interpessoal.
o processo vivencial de aprendizagem sempre obtém resultados desejáveis.
o coordenador não é responsável pelas conseqüências do programa.
o resultado do desenvolvimento interpessoal é concreto e imediato.
a competência interpessoal é um componente secundário do sistema humano.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens subsequentes, no que se refere às funções do supervisor escolar.
O supervisor educacional deve supervisionar e orientar o trabalho de todos os funcionários da unidade de ensino onde atua.
São alguns conhecimentos que devem ser construídos pelos Professores durante o curso de formação para atender a demanda dos alunos com necessidades especiais, EXCETO:
Mecanismos funcionais de cognição das pessoas com deficiência.
Consciência das suas próprias condições, conhecimentos pedagógicos e metacognitivos.
Desenvolvimento da capacidade de auto-regular e de tomar consciência das etapas do processo ensino e aprendizagem.
Consciência que sua maneira de ser e ensinar para alunos "normais" é diferente da maneira de ser e ensinar para alunos especiais.
Capacidade de ministrar aulas sobre um mesmo conteúdo curricular a alunos que têm níveis diferentes de compreensão e de desempenho acadêmico.
Quando a escola propõe a criação dos Conselhos de Classe, define o propósito de:
reunir os professores somente para discutir as necessidades de material audiovisual da escola;
apontar os alunos considerados rebeldes, com vistas a sua exclusão da escola;
apontar os alunos considerados rebeldes, com vistas a sua exclusão da escola;
indicar os alunos faltosos e adotar procedimentos para que a escola os elimine;
discutir casos concretos do dia-a-dia de sala de aula, com suas contradições e desafios.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...