Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A tarefa primordial de um processo reflexivo no ensino é a de proporcionar a si e a toda a educação um caminho metodológico que possibilite a formação de cidadãos autônomos. Educar para e na reflexão é a tarefa essencial do presente. Formar mentes reflexivas é lançar-se num projeto de inovação que rompa com as formas e modelos tradicionais de educação, implicando num novo horizonte de compreensão do sentido da existência humana. Portanto, podemos dizer que a educação reflexiva

  • A.

    reproduz os modelos pedagógicos.

  • B.

    permite a aquisição de conhecimentos.

  • C.

    propicia práticas diferenciadas.

  • D.

    regula as informações recebidas.

  • E.

    possibilita a autêntica cidadania.

Julgue os itens subsequentes, no que se refere às funções do supervisor escolar.

Compete ao supervisor escolar coordenar a orientação vocacional do educando, incorporando-a ao processo educativo global.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com Gadotti (1994); há pelo menos duas razões que justificam a implantação de um processo de gestão democrática na escola pública:

  • A.

    A primeira porque a escola deve formar para mercado; a segunda, porque a direção da escola pode melhorar a contratação de professores.

  • B.

    A primeira, porque a escola deve formar para a cidadania; a segunda, porque a gestão democrática pode melhorar o que é específico da escola: o seu ensino.

  • C.

    A primeira porque a escola deve formar para a cidadania; a segunda, porque a gestão democrática pode melhorar a hierarquia da escola.

  • D.

    A primeira porque a escola deve formar para a cidadania; a segunda, porque a gestão democrática pode melhorar o setor financeiro da escola.

  • E.

    A primeira porque a escola deve acompanhar o desenvolvimento empresarial; a segunda, porque a gestão democrática pode melhorar o relacionamento escola-empresa.

O planejamento vai ajudar a organizar o processo de reflexão para procurar chegar a uma ação que seja transformadora. Os critérios básicos para a ação transformadora são:

  • A. oportunidade e decisão.
  • B. necessidade e possibilidade.
  • C. necessidade e oportunidade.
  • D. possibilidade e oportunidade.

O atendimento educacional especializado, na forma de apoio representa os atendimentos que favorecem o acesso ao currículo, podendo ser oferecidos dentro e fora da sala de aula no mesmo turno da escolarização do aluno. O atendimento efetiva-se por meio dos seguintes serviços, EXCETO:

  • A.

    Psicólogo.

  • B.

    Itinerância.

  • C.

    Instrução de Libras.

  • D.

    Guia intérprete.

  • E.

    Interpretação de Libras.

Ao término da reunião pedagógica, é fundamental que o Orientador Pedagógico faça a leitura da ata da reunião.

Esse registro tem a vantagem de:

I - apontar quem faltou à reunião para levar ao conhecimento do diretor da escola;
II - garantir a memória da discussão coletiva e a história da participação do grupo;
III - apresentar a produtividade, no final do mês, ao diretor financeiro da escola;
IV - garantir o vigor da reunião e qualificar o trabalho coletivo, ao registrar o conteúdo das decisões tomadas.

Assinale as afirmativas corretas:

  • A.

    I e II, apenas;

  • B.

    II e III, apenas;

  • C.

    III e IV, apenas;

  • D.

    I e IV, apenas;

  • E.

    II e IV, apenas.

“O sucesso de um programa de desenvolvimento interpessoal não se limita ao plano técnico. A qualificação do coordenador é, sem dúvida, um fator essencial para o aproveitamento da experiência de aprendizagem do grupo. Outros componentes precisam ser considerados importantes no processo de aprendizagem do grupo como componentes culturais, de atitudes, de valores, crenças e ideologias que predispõem as pessoas a criar, analisar e avaliar possíveis linhas de ação e soluções, além do respaldo moral”. No texto acima, Fela Moscovici afirma que

  • A.

    o componente ético está sempre presente no trabalho de desenvolvimento interpessoal.

  • B.

    o processo vivencial de aprendizagem sempre obtém resultados desejáveis.

  • C.

    o coordenador não é responsável pelas conseqüências do programa.

  • D.

    o resultado do desenvolvimento interpessoal é concreto e imediato.

  • E.

    a competência interpessoal é um componente secundário do sistema humano.

Julgue os itens subsequentes, no que se refere às funções do supervisor escolar.

O supervisor educacional deve supervisionar e orientar o trabalho de todos os funcionários da unidade de ensino onde atua.

  • C. Certo
  • E. Errado

São alguns conhecimentos que devem ser construídos pelos Professores durante o curso de formação para atender a demanda dos alunos com necessidades especiais, EXCETO:

  • A.

    Mecanismos funcionais de cognição das pessoas com deficiência.

  • B.

    Consciência das suas próprias condições, conhecimentos pedagógicos e metacognitivos.

  • C.

    Desenvolvimento da capacidade de auto-regular e de tomar consciência das etapas do processo ensino e aprendizagem.

  • D.

    Consciência que sua maneira de ser e ensinar para alunos "normais" é diferente da maneira de ser e ensinar para alunos especiais.

  • E.

    Capacidade de ministrar aulas sobre um mesmo conteúdo curricular a alunos que têm níveis diferentes de compreensão e de desempenho acadêmico.

Quando a escola propõe a criação dos Conselhos de Classe, define o propósito de:

  • A.

    reunir os professores somente para discutir as necessidades de material audiovisual da escola;

  • B.

    apontar os alunos considerados rebeldes, com vistas a sua exclusão da escola;

  • C.

    apontar os alunos considerados rebeldes, com vistas a sua exclusão da escola;

  • D.

    indicar os alunos faltosos e adotar procedimentos para que a escola os elimine;

  • E.

    discutir casos concretos do dia-a-dia de sala de aula, com suas contradições e desafios.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...