Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A partir das concepções pedagógicas, julgue os itens subseqüentes.

A escola de Summerhill é uma das concretizações dos pressupostos da concepção liberal renovada não-diretiva.

  • C. Certo
  • E. Errado

O estudo e a prática das relações interpessoais buscam examinar os fatores condicionantes das relações humanas e sugerir procedimentos que amenizem a angústia da singularidade de cada um e dinamizem a solidariedade entre todos que buscam conviver em harmonia. Por esse motivo, a formação de um profissional deve abrir espaço para que se descubram os meios de transformar contatos em convívio e saibam a importância do domínio de alguns procedimentos, que podem facilitar as relações humanas. Celso Antunes entende por relações interpessoais o conjunto de procedimentos que

  • A.

    uma programação estabelecida.

  • B.

    construam a supremacia do desespero sobre a calma.

  • C.

    reforcem as práticas tradicionais.

  • D.

    desenvolvam múltiplas competências com conteúdos estanques.

  • E.

    facilitam a comunicação e as linguagens.

Julgue os itens subsequentes, no que se refere às funções do supervisor escolar.

O supervisor escolar é responsável pelo treinamento de professores, que deve voltar-se ao desenvolvimento de atitudes favoráveis e ao contínuo aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

A certificação especial de conclusão de etapa ou curso de educação básica oferecido ao aluno com necessidades educacionais especiais, no que e como couber, descreverá as habilidades e competências a partir de relatório circunstanciado e plano de desenvolvimento, de que constem ainda:

  • A. tempo de permanência na etapa do curso.
  • B.

    nível de aprendizado da leitura, escrita e cálculo.

  • C.

    programa de desenvolvimento educacional para o aluno.

  • D.

    processos de aprendizagem funcionais, da vida prática e da convivência social.

A cultura, no sentido genérico, emerge das interações entre indivíduos, sociedade e espécie que, em sentido pleno, se apóiam e se nutrem. Assim, indivíduo/sociedade/espécie não são apenas inseparáveis, mas co-produtores, meio e fim dos outros. Não se pode absolutizar nenhum deles e fazer de um só o fim supremo da tríade; esta é, em si própria, rotativamente, seu próprio fim. No seio desta tríade complexa, emerge a consciência. A antropo-ética deve ser considerada como a ética da cadeia de três termos indivíduos/ sociedade/espécie, de onde emerge nossa consciência e nosso espírito propriamente humano. Esta é a base para ensinar a ética do futuro. Nesse sentido, a antropo-ética supõe a decisão consciente e esclarecida de:

I. alcançar o desenvolvimento individual das autonomias coletivas e do sentimento de pertencer à espécie humana;

II. alcançar a humanidade em nós mesmos em nossa consciência pessoal;

III. assumir o destino humano em suas antinomias e plenitude;

IV. assumir a condição humana indivíduo/sociedade/espécie na complexidade do nosso ser.

Estão CORRETAS as afirmativas:

  • A. I e III.
  • B. I e IV.
  • C. II, III e IV.
  • D. I, II e III.

A partir das concepções pedagógicas, julgue os itens subseqüentes.

As escolas que utilizam o método montessoriano são consideradas uma manifestação da concepção liberal tradicional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quando Paulo Freire diz que “saber ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”, ele aponta um saber necessário à formação docente, numa perspectiva progressista. Portanto, o educador deve

  • A.

    ser aberto às indagações, ser crítico e inquiridor.

  • B.

    depositar nos alunos os conteúdos programados.

  • C.

    ser um treinador, exercitador de destrezas, transferidor de saberes.

  • D.

    ser autoritário, rígido, omisso.

  • E.

    ser um formador, que ensina o conteúdo num discurso vertical.

Julgue os itens subsequentes, no que se refere às funções do supervisor escolar.

Cabe ao supervisor escolar exercer, de forma indelegável, a função de liderança, cuidando da definição de métodos, técnicas e conteúdos de ensino e do controle de horários.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo Vasconcellos (2006, p. 147), "o projeto de ensino-aprendizagem é uma síntese que o educador faz dos apelos da realidade, das expectativas sociais, de seus compromissos e objetivos, das condições concretas do trabalho". Assim sendo, o projeto que o professor elabora é um instrumento de luta, de resistência e para tal devem ser considerados alguns elementos na sua construção, a saber:

I. Ter a clareza de que o Projeto Político-Pedagógico é a grande referência para todos os demais projetos da escola.

II. O educador deve ter autonomia e a disciplina que ministra deve estar integrada na perspectiva geral do trabalho da área, do curso e da escola.

III. Buscar superar as visões parciais, dicotômicas do planejamento em uma concepção dialética entre realidade e conhecimento.

A opção CORRETA é:

  • A. Os itens I, II e III são verdadeiros.
  • B. Apenas o item I é verdadeiro.
  • C. Apenas o item II é verdadeiro.
  • D. Apenas os itens I e II são verdadeiros.

Educandos que apresentam necessidades educacionais especiais são aqueles que, durante o processo educacional, demonstram: (Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas):

( ) Dificuldades leves de aprendizagem.

( ) Dificuldades de comunicação e sinalização diferenciadas dos demais alunos.

( ) Altas habilidades/superdotação.

( ) Limitações acentuadas no proceso de desenvolvimento que dificultam o acompanhamento das atividades curriculares.

( ) Adaptações de acesso ao currículo com utilização de linguagens e códigos aplicáveis.

A sequência está correta em:

  • A.

    V, V, F, V, F

  • B.

    F, F, F, V, V

  • C.

    V, V, V, V, F

  • D.

    F, V, V, V, V

  • E.

    V, V, F, V, V

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...