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Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A partir das concepções pedagógicas, julgue os itens subseqüentes.
A escola de Summerhill é uma das concretizações dos pressupostos da concepção liberal renovada não-diretiva.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
O estudo e a prática das relações interpessoais buscam examinar os fatores condicionantes das relações humanas e sugerir procedimentos que amenizem a angústia da singularidade de cada um e dinamizem a solidariedade entre todos que buscam conviver em harmonia. Por esse motivo, a formação de um profissional deve abrir espaço para que se descubram os meios de transformar contatos em convívio e saibam a importância do domínio de alguns procedimentos, que podem facilitar as relações humanas. Celso Antunes entende por relações interpessoais o conjunto de procedimentos que
uma programação estabelecida.
construam a supremacia do desespero sobre a calma.
reforcem as práticas tradicionais.
desenvolvam múltiplas competências com conteúdos estanques.
facilitam a comunicação e as linguagens.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens subsequentes, no que se refere às funções do supervisor escolar.
O supervisor escolar é responsável pelo treinamento de professores, que deve voltar-se ao desenvolvimento de atitudes favoráveis e ao contínuo aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem.
A certificação especial de conclusão de etapa ou curso de educação básica oferecido ao aluno com necessidades educacionais especiais, no que e como couber, descreverá as habilidades e competências a partir de relatório circunstanciado e plano de desenvolvimento, de que constem ainda:
nível de aprendizado da leitura, escrita e cálculo.
programa de desenvolvimento educacional para o aluno.
processos de aprendizagem funcionais, da vida prática e da convivência social.
A cultura, no sentido genérico, emerge das interações entre indivíduos, sociedade e espécie que, em sentido pleno, se apóiam e se nutrem. Assim, indivíduo/sociedade/espécie não são apenas inseparáveis, mas co-produtores, meio e fim dos outros. Não se pode absolutizar nenhum deles e fazer de um só o fim supremo da tríade; esta é, em si própria, rotativamente, seu próprio fim. No seio desta tríade complexa, emerge a consciência. A antropo-ética deve ser considerada como a ética da cadeia de três termos indivíduos/ sociedade/espécie, de onde emerge nossa consciência e nosso espírito propriamente humano. Esta é a base para ensinar a ética do futuro. Nesse sentido, a antropo-ética supõe a decisão consciente e esclarecida de:
I. alcançar o desenvolvimento individual das autonomias coletivas e do sentimento de pertencer à espécie humana;
II. alcançar a humanidade em nós mesmos em nossa consciência pessoal;
III. assumir o destino humano em suas antinomias e plenitude;
IV. assumir a condição humana indivíduo/sociedade/espécie na complexidade do nosso ser.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A partir das concepções pedagógicas, julgue os itens subseqüentes.
As escolas que utilizam o método montessoriano são consideradas uma manifestação da concepção liberal tradicional.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
Quando Paulo Freire diz que saber ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção, ele aponta um saber necessário à formação docente, numa perspectiva progressista. Portanto, o educador deve
ser aberto às indagações, ser crítico e inquiridor.
depositar nos alunos os conteúdos programados.
ser um treinador, exercitador de destrezas, transferidor de saberes.
ser autoritário, rígido, omisso.
ser um formador, que ensina o conteúdo num discurso vertical.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens subsequentes, no que se refere às funções do supervisor escolar.
Cabe ao supervisor escolar exercer, de forma indelegável, a função de liderança, cuidando da definição de métodos, técnicas e conteúdos de ensino e do controle de horários.
Segundo Vasconcellos (2006, p. 147), "o projeto de ensino-aprendizagem é uma síntese que o educador faz dos apelos da realidade, das expectativas sociais, de seus compromissos e objetivos, das condições concretas do trabalho". Assim sendo, o projeto que o professor elabora é um instrumento de luta, de resistência e para tal devem ser considerados alguns elementos na sua construção, a saber:
I. Ter a clareza de que o Projeto Político-Pedagógico é a grande referência para todos os demais projetos da escola.
II. O educador deve ter autonomia e a disciplina que ministra deve estar integrada na perspectiva geral do trabalho da área, do curso e da escola.
III. Buscar superar as visões parciais, dicotômicas do planejamento em uma concepção dialética entre realidade e conhecimento.
A opção CORRETA é:
Educandos que apresentam necessidades educacionais especiais são aqueles que, durante o processo educacional, demonstram: (Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas):
( ) Dificuldades leves de aprendizagem.
( ) Dificuldades de comunicação e sinalização diferenciadas dos demais alunos.
( ) Altas habilidades/superdotação.
( ) Limitações acentuadas no proceso de desenvolvimento que dificultam o acompanhamento das atividades curriculares.
( ) Adaptações de acesso ao currículo com utilização de linguagens e códigos aplicáveis.
A sequência está correta em:
V, V, F, V, F
F, F, F, V, V
V, V, V, V, F
F, V, V, V, V
V, V, F, V, V
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