Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando que o estabelecimento de uma periodização é uma das questões mais relevantes na realização de estudos históricos a respeito da educação, julgue os itens seguintes, relativos à periodização da educação no Brasil segundo diferentes concepções pedagógicas.
O primeiro período da história da educação no Brasil, de 1549 a 1759, não pode ser considerado homogêneo quanto à educação e quanto ao modelo econômico.
Assinale a alternativa que indica as qualidades valorizadas pelo modelo das competências aplicado ao campo da educação profissional.
Especialização; Portabilidade; Segmentação; Orientação a Objetivos.
Laboriosidade; Focalização; Customização; Transparência.
Humanização; Comunicabilidade; Interatividade; Operabilidade.
Extensão; Intercambiabilidade; Objetividade; Facilitação.
Flexibilidade; Transferibilidade; Polivalência; Empregabilidade.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação às formas de organização da educação e às bases curriculares nacionais, julgue os próximos itens.
A existência de um sistema nacional de ensino implica a não autonomia legislativa e normativa dos sistemas estaduais e municipais.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação às formas de organização da educação e às bases curriculares nacionais, julgue os próximos itens.
A matrícula no ensino religioso, componente da parte diversificada do currículo, é facultativa para o aluno da educação básica.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação às formas de organização da educação e às bases curriculares nacionais, julgue os próximos itens.
O conceito de cidades educadoras, que surgiu no início da década de 90 do século passado, consolidando-se no Congresso Internacional das Cidades Educadoras, realizado em Barcelona, com a aprovação de uma carta de princípios básicos caracterizadores de uma cidade que educa, influenciou a formulação das diretrizes para a organização da educação nacional.
Existem algumas implicações que diferenciam a Convivência Autoritária e a Convivência Democrática no ambiente escolar. Coloque CA quando se referir à Convivência Autoritária e CD quando se referir à Convivência Democrática:
( ) Incentiva a idéia de sempre haver um ganhador no contexto da escola.
( ) Respeita a hierarquia por meio da participação coletiva responsável.
( ) Reveste a autoridade de crítica, auto-avaliação e espírito solidário.
( ) Deixa claro que quem manda tem o poder, restando aos demais obedecer.
( ) Incentiva a liberdade de expressão, o diálogo e o companheirismo.
A sequência está correta em:
CA, CD, CA, CA, CD
CD, CA, CD, CD, CA
CA, CD, CD, CA, CD
CA, CD, CD, CD, CD
CD, CD, CD, CA, CD
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens seguintes quanto à educação continuada dos profissionais da escola.
O espaço da escola como local privilegiado de formação e o paradigma racional-tecnológico são pressupostos que embasam a formação do profissional crítico-reflexivo.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Nos últimos tempos, vários pesquisadores têm se dedicado ao estudo das concepções pedagógicas e sua relação com a aprendizagem. A esse respeito, julgue os próximos itens.
Para a pedagogia sociocrítica dos conteúdos, a escola pública cumpre sua função social quando assegura a difusão dos conhecimentos sistematizados como condição da efetiva participação nas lutas sociais.
Qual a definição do termo Libras no Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005?
Língua Brasileira de Sinais.
Língua de Sinais Brasileira.
LSB
LBS
BSL
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens seguintes quanto à educação continuada dos profissionais da escola.
A LDB prevê a destinação de 20% da carga horária semanal dos trabalhadores em educação para atividades individuais ou coletivas de educação continuada.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...