Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens de 21 a 25, considerando as tendências pedagógicas na dimensão da relação professor e aluno.
A centralidade na autoridade do professor e na atitude receptiva do aluno é característica da tendência liberal tradicional.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, relativos aos tipos de liderança e às relações humanas no trabalho.
Um líder que trabalha com as críticas e os elogios de forma objetiva e limitando-se aos fatos ocorridos é um exemplo do estilo democrático de liderança.
Tendo em vista o texto acima e a análise de dificuldades, problemas e potencialidades no cotidiano escolar em sua relação com a sociedade concreta, julgue os itens subseqüentes.
O fenômeno da globalização poderia ser trabalhado, com o exemplo do texto em apreço, em conteúdos sobre as origens do processo de globalização, as conexões entre as esferas local e global, as mudanças sócio-político-ambientais ocorridas em virtude do contato intercultural.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens de 21 a 25, considerando as tendências pedagógicas na dimensão da relação professor e aluno.
A tendência liberal tecnicista tem como objetivo assegurar a eficácia técnica de transmissão do conteúdo instrucional pelo professor e de fixação pelo aluno.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, relativos aos tipos de liderança e às relações humanas no trabalho.
Quando as orientações sobre a programação dos trabalhos são dadas pelo chefe, desde que solicitadas pelo grupo, temse um estilo democrático de liderança.
Tendo em vista o texto acima e a análise de dificuldades, problemas e potencialidades no cotidiano escolar em sua relação com a sociedade concreta, julgue os itens subseqüentes.
Na educação básica, a interdisciplinaridade pode ser contemplada, nesse caso, congregando conhecimentos de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, filosofia, sociologia, história, geografia, biologia, matemática e física — por intermédio de situações problematizadoras — e mesmo química, mediante da análise de elementos poluentes e não-poluentes.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
No processo de ensino-aprendizagem, o trabalho docente deve considerar, como condição pedagógica fundamental, a relação professor-aluno. Para tanto, o professor deve compreender que
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Tendo o texto em questão com referência inicial, assinale a opção correta no tocante à formação de professores.
A formação do professor deve estar centrada na capacitação teórica e na formação técnica, pois o restante será adquirido na prática de sala de aula.
O foco da formação de professores deveria estar no treinamento de métodos e técnicas de ensino que favorecessem a instrumentalização das ações pedagógicas.
Os cursos de formação inicial não conseguem alcançar os objetivos primeiros da formação profissional por estarem focados na reflexão pedagógica.
Os cursos de formação de professores deveriam se preocupar mais com a reflexão pedagógica que leve a pensar no valor das relações sociais para o processo de ensinar e aprender.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, relativos aos tipos de liderança e às relações humanas no trabalho.
No modelo autocrático de liderança, a divisão do trabalho é determinada pelo chefe, tanto em relação às tarefas quanto às equipes.
Tendo em vista o texto acima e a análise de dificuldades, problemas e potencialidades no cotidiano escolar em sua relação com a sociedade concreta, julgue os itens subseqüentes.
A situação específica apresentada no texto pode ser contemporaneizada por intermédio das técnicas da comparação e da redução sociológica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...