Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, a respeito da relação professor e aluno no processo ensino-aprendizagem.
Nas relações estabelecidas em sala de aula, a afetividade exclui, necessariamente, a cognoscibilidade e interfere no cumprimento ético da autoridade do professor.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O processo de planejamento
esgota-se em um plano de ação único e acabado.
contém um conjunto de ações intencionais que objetivam ação futura.
não tem compromisso com os processos decisórios.
ignora a possibilidade de haver problemas e conflitos futuros.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O trabalho do supervisor pedagógico é fundamentalmente um trabalho de formação continuada em serviço. Ao subsidiar e organizar a reflexão pedagógica, esse profissional fortalece a tomada de consciência dos educadores sobre suas ações, visando à proposição de alternativas para superar problemas em uma constante retomada da atividade reflexiva. Acerca do papel do supervisor pedagógico, julgue os próximos itens.
A liderança cooperativa evita problemas para impedir danos ao processo administrativo, o que permite o aprimoramento dos procedimentos de tomada de decisões.
A respeito de desenvolvimento e educação, julgue os itens seguintes.
A educação a distância, quando amparada em pressupostos construtivistas, demanda maior capacidade de o aluno gerir sua aprendizagem.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A partir da concepção de interdisciplinaridade como princípio da organização do trabalho pedagógico, julgue os itens seguintes.
A interdisciplinaridade é uma alternativa para a superação dos problemas advindos da compartimentalização do conhecimento.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O trabalho do supervisor pedagógico é fundamentalmente um trabalho de formação continuada em serviço. Ao subsidiar e organizar a reflexão pedagógica, esse profissional fortalece a tomada de consciência dos educadores sobre suas ações, visando à proposição de alternativas para superar problemas em uma constante retomada da atividade reflexiva. Acerca do papel do supervisor pedagógico, julgue os próximos itens.
A supervisão, na dimensão da escola reflexiva, deve considerar como princípio que o educando esteja no centro da missão da escola e que a organização das ações dependa do envolvimento de todas as pessoas relacionadas ao processo educativo.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A partir da concepção de interdisciplinaridade como princípio da organização do trabalho pedagógico, julgue os itens seguintes.
A justaposição de disciplinas é a forma mais eficaz de realizar um trabalho educativo na perspectiva interdisciplinar.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Segundo Libâneo, a organização e gestão escolar denominada
técnico-científica baseia-se na responsabilidade coletiva, ausência de direção centralizada e acentuação da participação direta e igualitária de todos os membros da instituição.
autogestionária baseia-se na hierarquia de cargos e funções, visando a racionalização do trabalho e a eficiência dos serviços escolares.
democrático-participativa baseia-se na relação orgânica entre a direção e o pessoal da escola, defendendo uma forma coletiva de gestão.
funcionalista baseia-se na ausência de direção centralizada, enfatizando as decisões coletivas e a eliminação de todas as formas de exercício de autoridade e poder.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O trabalho do supervisor pedagógico é fundamentalmente um trabalho de formação continuada em serviço. Ao subsidiar e organizar a reflexão pedagógica, esse profissional fortalece a tomada de consciência dos educadores sobre suas ações, visando à proposição de alternativas para superar problemas em uma constante retomada da atividade reflexiva. Acerca do papel do supervisor pedagógico, julgue os próximos itens.
Ao adotar a idéia de escola reflexiva, entende-se o papel do supervisor como o do líder que desempenha funções administrativas por meio da disciplinarização das atividades escolares.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A partir da concepção de interdisciplinaridade como princípio da organização do trabalho pedagógico, julgue os itens seguintes.
As especificidades de cada área do conhecimento não podem ser desconsideradas na realização de um trabalho interdisciplinar.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...