Questões de Pedagogia

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As escolas são consideradas lugares de intercruzamento de culturas, entre elas, a cultura da escola. Essa última sintetiza os sentidos que as pessoas dão às coisas, gerando um padrão coletivo de pensar, perceber e agir nesse ambiente. No que se refere à cultura escolar, assinale a opção correta.

  • A.

    Conhece-se uma escola apenas pelo que se vê, pelo que aparece mais diretamente à observação.

  • B.

    Não existe relação direta entre a organização da escola (seja ela evidente ou implícita) e a cultura organizacional da sala de aula.

  • C.

    A cultura organizacional é constituída apenas pela estrutura hierárquica de várias instâncias e formas de exercício de poder.

  • D.

    Para se enxergar a escola, nos sentidos amplo e metafórico, é preciso captar os significados, os valores, os modos de convivência, as formas de agir e de resolver problemas adotados por essa escola.

O trabalho do supervisor pedagógico é fundamentalmente um trabalho de formação continuada em serviço. Ao subsidiar e organizar a reflexão pedagógica, esse profissional fortalece a tomada de consciência dos educadores sobre suas ações, visando à proposição de alternativas para superar problemas em uma constante retomada da atividade reflexiva. Acerca do papel do supervisor pedagógico, julgue os próximos itens.

A supervisão é uma atividade de natureza psicossocial, de construção intra e interpessoal, prescindindo, portanto, do conhecimento do eu, do outro e dos contextos formativos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir da concepção de interdisciplinaridade como princípio da organização do trabalho pedagógico, julgue os itens seguintes.

O trabalho a partir de um único tema para todas as áreas não garante um processo pedagógico efetivamente interdisciplinar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na concepção inovadora, a responsabilidade individual se transforma em responsabilidade coletiva e confronta a equipe de professores com a necessidade de prestar contas de sua ação pedagógica. Acerca desse tema, assinale a opção correta.

  • A.

    Muitos conflitos ficam evidentes nesse tipo de administração participativa, o que obriga o sistema a impor regras prontas que independam da cultura local e de cada contexto. Nesse sentido, as mudanças locais são sempre provocadas por forças externas.

  • B.

    A administração e os profissionais que implantam propostas de mudança com base na gestão participativa precisam ter bastante cuidado na escolha dos parâmetros de ação, para não incorrerem na perda da autoridade. Nesse sentido, é aconselhável que o próprio sistema imponha os padrões de qualidade.

  • C.

    A orientação para a gestão participativa vem geralmente acompanhada de aumento da aceitação da diversidade, juntamente com uma nova cultura de avaliação, uma clarificação das regras do jogo e aumento da distribuição da responsabilidade.

  • D.

    Administração participativa provoca aumento da autonomia e da flexibilidade à ação dos educadores e ao direcionamento dos estabelecimentos. Diferentemente do que a teoria apresenta, essa é uma prática fortemente arraigada nas propostas burocráticas de administração.

O trabalho do supervisor pedagógico é fundamentalmente um trabalho de formação continuada em serviço. Ao subsidiar e organizar a reflexão pedagógica, esse profissional fortalece a tomada de consciência dos educadores sobre suas ações, visando à proposição de alternativas para superar problemas em uma constante retomada da atividade reflexiva. Acerca do papel do supervisor pedagógico, julgue os próximos itens.

Entende-se por formação continuada um complexo de atividades que se realizam em múltiplos espaços e atividades, que não se restringem a cursos e treinamentos que ocorrem nos espaços escolares.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir da concepção de interdisciplinaridade como princípio da organização do trabalho pedagógico, julgue os itens seguintes.

Sob a perspectiva interdisciplinar, as disciplinas tornam-se fim e não meio para a construção do conhecimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Experiências recentes mostraram as dificuldades que as reformas educacionais centralizadoras encontraram para produzir uma mudança em curto prazo, dificuldades estas que estão vinculadas à falta de seriedade na consideração às culturas escolares. Acerca desse tema, assinale a opção correta.

  • A.

    Reformas centralizadoras não incentivam a participação e não levam os professores a se engajarem no processo cooperativo.

  • B.

    A descentralização de decisões provoca resistência às mudanças, fazendo que o processo de mudança não ocorra.

  • C.

    Os sistemas atuais têm como missão modificar a cultura escolar para promover as mudanças propostas.

  • D.

    As prescrições detalhadas sobre as propostas de mudanças sistêmicas estão sempre atualizadas e, por isso, devem ser cumpridas.

Segundo Libâneo, o processo de organização escolar é constituído por

  • A.

    currículo, gestão democrática, planejamento, organização e avaliação.

  • B.

    currículo, orientações didáticas, formação continuada, planejamento e avaliação.

  • C.

    direção/coordenação, professores, auxiliares de educação, alunos e pais.

  • D.

    planejamento, organização, direção/coordenação, formação continuada e avaliação.

Em uma perspectiva descentralizadora, a formação continuada deve estar centrada na escola e fazer parte do projeto políticopedagógico. Quanto à competência em relação à formação continuada, é correto afirmar que a escola deve

  • A. elaborar e executar seu programa de formação continuada, individualmente, limitando-se aos conteúdos explicitados no currículo da instituição de ensino.
  • B. elaborar o programa de formação continuada, limitando-se aos conteúdos curriculares expressos na proposta da instituição educacional.
  • C. elaborar e executar o programa de formação continuada sem abordar a discussão da escola como um todo e suas relações com a sociedade.
  • D. elaborar seu programa de formação continuada, contando com a participação e o apoio dos órgãos centrais, no sentido de fortalecer seu papel na concepção, na execução e na avaliação do referido programa.

Muitos diretores mostram-se constrangidos com a presença dos supervisores em suas unidades e, às vezes, enfadados com as exigências de alguns quanto à organização dos trabalhos pedagógico e burocrático, tendendo a interpretá-los como interferência indébita e fiscalizadora.

Para que a ação supervisora não se torne mera fiscalização e controle, é necessário que o supervisor

  • A.

    avalie o desempenho dos professores e da equipe técnica, previamente, com o supervisor da escola, que as avalizará.

  • B.

    participe em todas as atividades da escola, estabelecendo metas de melhoria do atendimento.

  • C.

    colabore na construção do projeto pedagógico da escola garantindo que o mesmo expresse as orientações dos órgãos centrais.

  • D.

    participe da discussão coletiva dos resultados obtidos nos testes nacionais e regionais, visando ao estabelecimento de conteúdos curriculares mais significativos.

  • E.

    garanta sua presença sistemática nas escolas, em um permanente diálogo reflexivo sobre a realidade do cotidiano escolar e da prática educativa.

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