Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Numa discussão sobre o que leva os indivíduos a aprender, vários pedagogos apresentaram suas opiniões, destacando diferentes teorias que podem ser observadas nas propostas a seguir:
Francisco: "No meu ponto de vista, o ser humano se desenvolve tanto biológica quanto psiquicamente, numa inter-relação constante entre fatores internos e externos."
Maria Amélia: "Eu acho que a aprendizagem acontece por meio da ação do meio sobre a pessoa, e isso implica sua conduta às exigências da sociedade."
Luzia: "Penso que os indivíduos aprendem porque suas estruturas de aprendizagem já estão basicamente prontas desde o seu nascimento, cabendo à educação trazer à tona o que já existe em sua natureza."
A seqüência das idéias apresentadas pelos pedagogos corresponde, respectivamente, às seguintes teorias:
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A partir do texto em apreço, assinale a opção correta considerando a aplicação do conceito de zona de desenvolvimento proximal.
Basta encontrar o outro social com quem se interage realizando uma tarefa para que o desenvolvimento ocorra.
O desenvolvimento só ocorrerá quando um sujeito mais experiente apresentar, ao sujeito menos experiente, apoio operacional que lhe permita dar um salto qualitativo.
Encontrar os canais de promoção do desenvolvimento profissional é uma questão de prática que pode ser transposta de uma turma para outra caso o professor a exerça bastante.
O desenvolvimento ocorre de maneira natural, tudo depende da capacidade de maturação do indivíduo para apreender determinados saberes.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, relativos aos tipos de liderança e às relações humanas no trabalho.
A total liberdade da equipe para tomar decisões com a interferência mínima do chefe caracteriza o estilo liberal de liderança.
Marque a 2ª coluna de acordo com a 1ª:
A sequência está correta em:
3, 1, 1, 2, 4, 3
3, 2, 1, 1, 3, 4
4, 2, 2, 1, 4, 3
2, 4, 1, 3, 3, 2
4, 1, 2, 1, 3, 4
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Na relação formador-formando, é preciso que haja espaço para que ambos se posicionem como pessoa. A partir do diálogo, as vivências são retomadas e ressignificadas. Nesse sentido, assinale a opção correta relativa à formação docente.
A formação continuada significativa é aquela proposta pelos sistemas de ensino que, por meio de uma sondagem, elaboram planos de ação que atendam a diversidade de problemáticas e deficiências na formação de seus professores.
Existe uma dificuldade muito grande em atender às necessidades pessoais de cada professor para propor uma formação continuada; por isso, não é produtivo tentar um entrelaçamento dos projetos individuais com o projeto coletivo em uma articulação da dimensão pessoal, profissional e organizacional.
O saber da experiência e da formação para atingir resultados precisa ser refletido, formulado, organizado e sistematizado, para se transformar em conhecimento. Como as atividades da escola são muito dinâmicas e bastante tumultuadas, essa formação não pode ocorrer nesse ambiente.
Todas as vezes que os professores recebem um "pacote pronto de formação", por melhor que ele seja e tenha sentido e lógica para seus planejadores, nem sempre tem sentido aos que serão executores.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, a respeito da relação professor e aluno no processo ensino-aprendizagem.
Na abordagem tradicional, o professor procura criar ambientes favoráveis para aumentar a possibilidade de repetição das respostas aprendidas pelos alunos.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, a respeito da relação professor e aluno no processo ensino-aprendizagem.
A relação professor-aluno plena ocorre mediante a interação de três níveis: o dos valores presentes, o dos modelos apresentados e o da interação estabelecida.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, a respeito da relação professor e aluno no processo ensino-aprendizagem.
A disciplina em sala de aula está diretamente relacionada à prática docente, por meio da autoridade profissional, moral, técnica e afetiva do professor.
No processo de aprendizagem, os erros poderão ser meras respostas rápidas para "ter o que falar" ou para livrar-se facilmente da tarefa.
No construtivismo ou interacionismo, o erro dos alunos também pode servir de diagnóstico e ser
prognóstico de um currículo inadequado.
base para a mudança de comportamentos.
ação natural de qualquer ser humano.
expressão de um ensino mal administrado.
prova de atividade intelectual.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, a respeito da relação professor e aluno no processo ensino-aprendizagem.
A atitude do professor em ouvir os alunos, possibilitando a exposição de opiniões e a formulação de perguntas, facilita a identificação de como está ocorrendo o processo de construções dos saberes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...