Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com a perspectiva sociológica da educação, segundo Gramsci,

a experimentação é o método mais eficaz para a realização da função social de uma instituição educativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos aos níveis de planejamento estratégico, tático e operacional.

No nível operacional, o grau de incerteza é bastante elevado em função das suas características de tempo e amplitude.

  • C. Certo
  • E. Errado

Levando em conta o caráter educativo do espaço escolar, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) O espaço escolar não tem relação com as propostas pedagógicas defendidas por quem o construiu ou por quem o organiza no cotidiano escolar.

( ) Pode-se ler, na forma de organizar o espaço, qual a concepção de relação Professor/aluno abraçada pelos profissionais que atuam na escola.

( ) As construções escolares representam uma das formas de o poder público mostrar a importância que se dá à educação dos cidadãos.

( ) Os métodos e as atividades de ensino normalmente utilizados pelos Professores não dependem da forma de organizar o espaço escolar.

( ) Considerando os aspectos estruturantes do espaço escolar, pode-se dizer que ele é uma das dimensões básicas da cultura de uma escola.

A seqüência está correta em:

  • A.

    F, V, V, F, F

  • B.

    V, V, V, F, V

  • C.

    V, F, V, V, V

  • D.

    F, V, V, F, V

  • E.

    F, V, F, V, F

Escolas e faculdades procuram matricular alunos que se beneficiem do que a instituição tem a oferecer, sejam elas públicas ou privadas. Os alunos devem ser recrutados e retidos, sendo, para isso, necessário conhecer seu comportamento, desejos e necessidades. Sabe-se que a pesquisa de marketing ajuda na tomada de decisão, respondendo algumas dúvidas da área de planejamento. Assinale a opção que apresenta as formas pelas quais a pesquisa de mercado ou marketing pode ajudar nas tomadas de decisões.

  • A.

    Mensurar o mercado potencial, determinando as características dos candidatos potenciais, conhecer os concorrentes, segmentando o mercado, e medir o grau de satisfação do aluno matriculado.

  • B.

    Medir o grau de satisfação do aluno matriculado, mudando a imagem da instituição, criar estratégias para dominar o mercado e atrair novos alunos.

  • C.

    Melhorar as publicações, comunicando com mais eficiência com o público, identificar o grau de satisfação do aluno matriculado, identificando problemas e oportunidades.

  • D.

    Mudar a imagem da instituição, criando novas estratégias mercadológicas, medir o grau de satisfação do aluno matriculado, identificando problemas e oportunidades.

O Ministério da Educação é o órgão responsável pela avaliação global do sistema escolar brasileiro, e as avaliações de cada segmento desse sistema são feitas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Assinale a opção que apresenta as avaliações destinadas ao desempenho dos alunos da educação básica.

  • A.

    ENADE e ENC

  • B.

    SAEB e ENEM

  • C.

    ENEM e ENADE

  • D.

    SAEB e ENC

De acordo com a perspectiva sociológica da educação, segundo Gramsci,

a conquista da hegemonia na sociedade por meio da formação do intelectual orgânico é a função da escola.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre o ato de aprender, avalie as afirmativas a seguir:

I - aprender é atribuir significado a um determinado conteúdo;
II - aprender é estabelecer relação entre o novo e o desconhecido;
III - aprender é ser capaz de estabelecer generalizações mesmo sem compreensão;
IV - aprender é desenvolver a capacidade de se apropriar do conhecimento;
V - aprender é avançar no conteúdo em função das exigências e dificuldades.

Assinale as afirmativas corretas:

  • A.

    I, III e V, apenas;

  • B.

    I, IV e V, apenas;

  • C.

    II, III e IV, apenas;

  • D.

    I, II e IV, apenas;

  • E.

    I, III e IV, apenas.

As revoluções industriais cultivaram uma moral que removeu do trabalho a criação e a beleza. Para reverter esta situação, a estética da sensibilidade realiza um esforço nos espaços educativos de, EXCETO:

  • A.

    Extrapolar o lúdico nos espaços e tempos exclusivos.

  • B.

    Integrar diversão, alegria e senso de humor à escola e ao trabalho.

  • C.

    Priorizar, no espaço de trabalho, o lúdico sobre a construção.

  • D.

    Incorporar a criatividade ao lazer, resultando em produtuvidade.

  • E.

    A escola deverá ser coerente com valores estéticos, políticos e éticos que inspiram a Constituição Federal e a LDB.

Todas as instituições educacionais comunicam suas realizações por meio de programas, alunos e ex-alunos, utilizando, para isso, da comunicação, que é um dos compostos de marketing. Entre as atividades de comunicação utilizadas com freqüência e que podem ser destacadas como ferramentas de relações públicas, incluem-se

  • A.

    estabelecimento de metas, planejamento de campanhas e desenvolvimento de estratégias.

  • B.

    posicionamento da instituição perante o público-alvo, produção de material impresso e audiovisual e veiculação de peças publicitárias.

  • C.

    produção de materiais impressos, materiais audiovisuais, escolha da mídia, informações para a imprensa, eventos e contatos pessoais.

  • D.

    definição de público-alvo, pesquisa de satisfação, mensuração da imagem institucional, contatos pessoais e discursos.

O Plano Nacional de Educação (PNE) foi criado no ano de 2001 e tem validade de dez anos para atingir as suas metas. Constitui o objetivo do PNE

  • A.

    promover recursos financeiros para a realização dos programas de atendimento educacional às crianças de baixa renda.

  • B.

    fazer valer os direitos das crianças e adolescentes na aprendizagem escolar.

  • C.

    promover o envolvimento das pessoas no trabalho por meio da participação na gestão compartilhada da educação.

  • D.

    elevar o nível de escolaridade, por meio da melhoria da qualidade de ensino e da democratização da gestão do ensino público.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...