Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
De acordo com a perspectiva sociológica da educação, segundo Gramsci,
a escola deve contribuir com o aumento da produtividade, por meio da adaptação dos indivíduos.
Para a construção numa dimensão de aprendizagem significativa, é imprescindível, EXCETO:
Desconsiderar o conhecimento prévio do aluno, valorizando valores éticos e estéticos estabelecidos pelo Professor.
Criar condições para desenvolver no aluno a capacidade de observação, de reflexão, de crítica sobre a sua realidade existencial.
Lançar mão do saber organizado, historicamente produzido.
Ajudar o aluno a construir significados que lhe permitam compreender a sua realidade e nela poder intervir.
Processos contínuos, dinâmicos de interação Professor/aluno.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Planejar um sistema de distribuição eficaz envolve conhecer o consumidor, a missão, seus recursos, a natureza do programa, serviço ou produto a ser distribuído, considerando que a instituição precisa, ainda, levar em conta os objetivos de distribuição apropriados, selecionando os locais ou canais específicos para sua atuação. Entre os critérios que devem ser considerados para a escolha desses pontos de distribuição, não se inclui
proximidade às áreas de crescimento populacional e dos segmentos de mercado definidos.
acessibilidade aos serviços públicos, como atendimento por transporte público.
ocalizações próximas a serviços de alimentação e livrarias para os estudantes.
instalações em mais de um ponto possibilitando ao aluno e à instituição diminuir a evasão.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
De acordo com a perspectiva sociológica da educação, segundo Gramsci,
a função da escola está relacionada à busca de transformação da sociedade que é desigual.
Em relação ao processo de avaliação, um dos problemas mais sérios da escola brasileira, a LDB prevê, EXCETO:
Aproveitamento de estudos concluídos com êxito.
Possibilidade de aceleração de estudo para alunos com atraso escolar.
Possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado.
Prevalência dos aspectos quantitativos sobre os aspectos qualitativos e dos resultados das provas finais sobre os resultados ao longo do período.
Obrigatoriedade de estudos de recuperação e de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Uma instituição de ensino necessita formular estratégias de marketing que a posicione de forma adequada no mercado e a mantenha em vantagem competitiva perante outras organizações. Para isso, suas decisões estratégicas devem incorporar a maneira pela qual ela atuará e selecionará seu mercado-alvo. Acerca dessa situação, assinale a opção que não demonstre as referidas decisões.
Analisar a concorrência, para obter melhor posicionamento no mercado.
Manter os programas e mercados atuais da instituição, sem eliminar propostas já implementadas.
Planejar o composto de marketing, incluindo a seleção de mercados-alvos.
Criar novos programas, abrindo novas oportunidades de mercado.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
De acordo com a perspectiva sociológica da educação, segundo Gramsci,
o processo educativo ocorre pela transmissão de valores e saberes da geração mais velha para aquelas mais jovens.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O planejamento de ensino é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática social. Isso significa que os elementos do planejamento estão recheados de implicações sociais. Acerca desse assunto, julgue os itens de 93 a 98.
As formas de avaliação não constituem elementos dos planos de ensino por se configurarem como uma etapa independente do plano.
Analise as afirmativas abaixo:
I. A língua de sinais seria uma mistura de pantomima e gesticulação capaz de expressar conceitos abstratos.
II. Haveria uma única e universal língua de sinais usada por todas as pessoas surdas.
III. A língua de sinais seria um sistema de comunicação superficial, com conteúdo restrito, sendo estética, expressiva e lingüisticamente inferior ao sistema de comunicação oral.
IV. As línguas de sinais derivariam da comunicação gestual espontânea dos ouvintes.
V. Os filhos de pais surdos são intérpretes de língua de sinais.
Podem ser considerados mitos sobre a língua de sinais, EXCETO a(s) afirmativa(s):
I
I e II
II e III
I, III, V
IV e V
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Sabe-se da importância do planejamento para as instituições que se dedicam à educação, em um momento de forte concorrência no mercado. Assinale a opção que apresenta, de acordo com Kotler e Fox, as etapas principais na formatação do conteúdo de um plano de marketing para uma organização que atue na área educacional.
análise ambiental; análise de recursos; formulação de estratégias; metas, missão e objetivos; estrutura organizacional e controle
sumário executivo; análise da situação; diagnóstico; estratégias e objetivos; detalhamento das ações; orçamento; controle
sumário executivo; análise da situação; objetivos e metas; estratégias; programa de ação; orçamento; controle
sumário executivo; análise da situação; estratégias e objetivos; definição da missão; detalhamento das ações; orçamento; controle
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...