Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Marketing é uma atividade pela qual as pessoas obtêm o que necessitam e desejam, por meio da criação e troca de produtos, serviços e outras coisas de valor com outros. Portanto, os conceitos de marketing incluem necessidades, desejos, demandas e trocas.
Tendo essas informações como base, assinale a opção correta.
Ao se olhar pelo lado comercial, esses valores são verdadeiros, mas a educação deve ser vista como uma área que envolve conceitos abstratos e não como mercadoria.
Sob a ótica da necessidade, esse conceito é válido, pois à medida que as pessoas satisfazem suas necessidades básicas, como alimento, segurança e vestuário, essas necessidades aumentam.
Esse conceito não se aplica à área educacional, pois, diferentemente dos produtos tangíveis, nessa área não se usa mecanismos de troca.
Marketing destaca a satisfação dos estudantes ao responder a suas necessidades e desejos, respeitando as restrições orçamentárias das instituições educacionais.
A estrutura básica da elaboração do Projeto Político Pedagógico na linha do Planejamento Participativo é composta de três grandes elementos, a saber:
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O planejamento consiste em uma atividade de previsão da ação a ser realizada. No planejamento escolar, o que se planeja são atividades de ensino e de aprendizagem para uma intencionalidade educativa. Com relação ao planejamento participativo, julgue os itens a seguir.
O planejamento corresponde estritamente ao momento de elaboração dos planos de trabalho.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
Em um processo de ensino/aprendizagem baseado na perspectiva libertadora, o educador deve
motivar a aprendizagem do aluno carente, recorrendo a metodologias e formas de avaliação diferentes das utilizadas com os demais alunos.
buscar o desenvolvimento da consciência crítica como meio de superar as contradições do ensino tradicional.
transmitir, com fidelidade, conhecimentos e valores historicamente acumulados para que os alunos deles se apropriem.
garantir a disciplina e o rigor comportamental, tendo em vista a promoção da aprendizagem e a aquisição dos comportamentos esperados.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando os tipos de liderança e as relações humanas no trabalho, julgue os itens que se seguem.
A iniciativa individual e a criatividade dos liderados são atitudes essenciais para uma liderança considerada democrática.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens subseqüentes, relativos ao planejamento participativo em educação.
Para a realização de um planejamento participativo, os grupos devem ser compostos da forma mais homogênea possível para se evitar a interferência de conflitos, proporcionando uma harmonia de idéias.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem, acerca da educação especial na perspectiva da educação inclusiva.
A garantia de educação para todos os alunos, com ou sem deficiência, no mesmo espaço educacional teve início com a Declaração de Salamanca, em 1994.
Acerca da autorização, do reconhecimento e da renovação do reconhecimento de curso, assinale a opção correta.
A oferta de cursos superiores em faculdades ou instituições equiparadas depende da autorização do conselho estadual de educação.
A autorização e o reconhecimento de curso serão definitivos, isentando a instituição de novos processos.
A instituição de ensino superior poderá funcionar normalmente enquanto aguarda autorização e reconhecimento.
O reconhecimento de curso é condição necessária, juntamente com o registro, para a validade nacional dos diplomas.
O Projeto Político Pedagógico é o plano global da instituição. Pode ser entendido como a sistematização de um processo de planejamento participativo que se aperfeiçoa e se objetiva na caminhada para a construção da identidade da instituição. Assim, analise as afirmativas abaixo, identificandoas com V, se forem verdadeiras, e com F, se falsas.
( ) O projeto político pedagógico é amplo, integral e global.
( ) O projeto político pedagógico é coletivo e democrático.
( ) O projeto político pedagógico é processual.
A seqüência CORRETA, de cima para baixo, é:
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
As capacidades de sentir, fantasiar e imaginar fazem parte do universo
infantil, mas acompanham o ser humano por toda a vida.
infantil, não acompanhando o ser humano por toda a vida.
de adultos especialmente dotados.
juvenil, após a conclusão de sua formação básica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...