Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Marketing é uma atividade pela qual as pessoas obtêm o que necessitam e desejam, por meio da criação e troca de produtos, serviços e outras coisas de valor com outros. Portanto, os conceitos de marketing incluem necessidades, desejos, demandas e trocas.

Tendo essas informações como base, assinale a opção correta.

  • A.

    Ao se olhar pelo lado comercial, esses valores são verdadeiros, mas a educação deve ser vista como uma área que envolve conceitos abstratos e não como mercadoria.

  • B.

    Sob a ótica da necessidade, esse conceito é válido, pois à medida que as pessoas satisfazem suas necessidades básicas, como alimento, segurança e vestuário, essas necessidades aumentam.

  • C.

    Esse conceito não se aplica à área educacional, pois, diferentemente dos produtos tangíveis, nessa área não se usa mecanismos de troca.

  • D.

    Marketing destaca a satisfação dos estudantes ao responder a suas necessidades e desejos, respeitando as restrições orçamentárias das instituições educacionais.

A estrutura básica da elaboração do Projeto Político Pedagógico na linha do Planejamento Participativo é composta de três grandes elementos, a saber:

  • A. racionalização - diagnóstico - programação.
  • B. marco referencial - diagnóstico - programação.
  • C. marco referencial - diagnóstico - racionalização.
  • D. marco referencial - programação - racionalização.

O planejamento consiste em uma atividade de previsão da ação a ser realizada. No planejamento escolar, o que se planeja são atividades de ensino e de aprendizagem para uma intencionalidade educativa. Com relação ao planejamento participativo, julgue os itens a seguir.

O planejamento corresponde estritamente ao momento de elaboração dos planos de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em um processo de ensino/aprendizagem baseado na perspectiva libertadora, o educador deve

  • A.

    motivar a aprendizagem do aluno carente, recorrendo a metodologias e formas de avaliação diferentes das utilizadas com os demais alunos.

  • B.

    buscar o desenvolvimento da consciência crítica como meio de superar as contradições do ensino tradicional.

  • C.

    transmitir, com fidelidade, conhecimentos e valores historicamente acumulados para que os alunos deles se apropriem.

  • D.

    garantir a disciplina e o rigor comportamental, tendo em vista a promoção da aprendizagem e a aquisição dos comportamentos esperados.

Considerando os tipos de liderança e as relações humanas no trabalho, julgue os itens que se seguem.

A iniciativa individual e a criatividade dos liderados são atitudes essenciais para uma liderança considerada democrática.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subseqüentes, relativos ao planejamento participativo em educação.

Para a realização de um planejamento participativo, os grupos devem ser compostos da forma mais homogênea possível para se evitar a interferência de conflitos, proporcionando uma harmonia de idéias.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem, acerca da educação especial na perspectiva da educação inclusiva.

A garantia de educação para todos os alunos, com ou sem deficiência, no mesmo espaço educacional teve início com a Declaração de Salamanca, em 1994.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da autorização, do reconhecimento e da renovação do reconhecimento de curso, assinale a opção correta.

  • A.

    A oferta de cursos superiores em faculdades ou instituições equiparadas depende da autorização do conselho estadual de educação.

  • B.

    A autorização e o reconhecimento de curso serão definitivos, isentando a instituição de novos processos.

  • C.

    A instituição de ensino superior poderá funcionar normalmente enquanto aguarda autorização e reconhecimento.

  • D.

    O reconhecimento de curso é condição necessária, juntamente com o registro, para a validade nacional dos diplomas.

O Projeto Político Pedagógico é o plano global da instituição. Pode ser entendido como a sistematização de um processo de planejamento participativo que se aperfeiçoa e se objetiva na caminhada para a construção da identidade da instituição. Assim, analise as afirmativas abaixo, identificandoas com V, se forem verdadeiras, e com F, se falsas.

( ) O projeto político pedagógico é amplo, integral e global.

( ) O projeto político pedagógico é coletivo e democrático.

( ) O projeto político pedagógico é processual.

A seqüência CORRETA, de cima para baixo, é:

  • A. V – F – V.
  • B. F – V – F.
  • C. F – F – V.
  • D. V – V – V.

As capacidades de sentir, fantasiar e imaginar fazem parte do universo

  • A.

    infantil, mas acompanham o ser humano por toda a vida.

  • B.

    infantil, não acompanhando o ser humano por toda a vida.

  • C.

    de adultos especialmente dotados.

  • D.

    juvenil, após a conclusão de sua formação básica.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...