Questões de Pedagogia

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Julgue os itens subseqüentes, relativos ao planejamento participativo em educação.

A elaboração do planejamento participativo deve ser responsabilidade de um especialista externo ao grupo e, posteriormente, o projeto resultante deve ser analisado por todos os envolvidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das formas de ensino e de avaliação no âmbito da educação especial, julgue os itens subsecutivos.

O desempenho escolar deve ser avaliado, considerando-se os avanços de cada aluno em comparação consigo mesmo e não com os outros estudantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Leia com atenção o texto abaixo:

 "Frases do tipo 'vamos acertar isso lá fora?' e até tapas já fazem parte do dia-a-dia de professores. Segundo a pesquisa da Unesco, um dos principais motivos das ameaças dos alunos a professores é a desavença causada por notas baixas, pelo nível de exigência e por falhas disciplinares. Em 19 anos de profissão, S. G., de 37, nunca imaginou apanhar de aluno. 'Ele tinha 10 anos e começou a agredir um colega na sala de aula. Quando falei que iria mandá-lo para a direção, comecei a receber vários tapas. Gritei e o vigia me salvou. Fiquei com hematomas', lembra. As carteiras são empilhadas até o teto da sala de aula. Os alunos divertem-se escalando a torre que, sem capacidade de resistir a tanto peso, desmorona e espalha destroços; na maioria das vezes as paredes são pichadas. Essa cena é comum numa escola estadual do bairro Santa Terezinha, na região metropolitana de São Paulo. É quase uma tradicional brincadeira das sextas-feiras. Resignado, o diretor se sente impotente para conter a baderna. Por um simples motivo: 'Tenho medo', reconhece, acostumado a consertar semanalmente as carteiras depredadas".

 DIMENSTEIN, Gilberto. Ao mestre com porrada. Folha de S.Paulo, São Paulo, 3 jun. 2001. Cotidiano, p. 10)

Considerando-se as reflexões de Dimenstein e o papel do lúdico na formação de crianças e adolescentes, pode-se afirmar que

  • A.

    a desvalorização do movimento natural e espontâneo da criança, em favor do conhecimento formal, é prejudicial para sua formação, visto que a brincadeira e o jogo são importantes meios de estimular a atividade construtiva da criança. É necessário que o professor procure favorecer cada vez mais o contato da criança com o ambiente físico, com brinquedos, com brincadeiras e com outras crianças, transformando a escola em um ambiente atraente.

  • B.

    os alunos, na adolescência, buscam superar seus limites, o que os leva, muitas vezes, a testar a autoridade, a desrespeitar os mecanismos sociais repressivos e até a praticar atos criminosos. Nessa fase natural do desenvolvimento humano, as atividades de caráter lúdico pouco interferem.

  • C.

    há necessidade de que os alunos sejam mais disciplinados; por isso, o papel da escola é estabelecer limites por meio de punições capazes de controlar a agressividade e as transgressões das regras escolares. Tratar essas questões de forma simbólica é pouco eficiente.

  • D.

    a escola tem vivenciado um aumento da agressividade e da violência, em diversos momentos, especialmente nos intervalos entre as atividades formais. Isso decorre da existência de muitos espaços de recreação livre.

Julgue os itens subseqüentes quanto aos mecanismos de participação.

Nos anos 80 do século passado, os conselhos comunitários fundamentavam-se nos princípios de participação direta, em contraponto à participação representativa, típica dos conselhos populares.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das formas de ensino e de avaliação no âmbito da educação especial, julgue os itens subsecutivos.

Os alunos com deficiência intelectual necessitam de escolas separadas das regulares e que ofereçam metodologias e material pedagógico apropriado para atender a essas limitações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Leia atentamente o texto abaixo:

"Nos dias de hoje o que se percebe é que, as crianças não brincam mais; primeiro, por falta de tempo e segundo, por falta de espaço. Muito cedo a criança vai à escola, à aula de computação, à aula de inglês, para não ficar fora do mercado. Quando há tempo para brincar, a brincadeira preferida é num computador, num videogame, isolado de pessoas, sem interação alguma, um com o outro. A participação dos pais nas brincadeiras, então, é quase inexistente. Não há tempo a perder, é preciso trabalhar, trabalhar muito, para poder dar tudo de bom para os filhos. E assim, desta forma, as crianças deixam de brincar, de interagir com outras crianças e, principalmente, de interagir com os pais."

PINTO, Anabela. O papel do lúdico para a aprendizagem de crianças com TDAH na Psicopedagogia Clínica. Monografia Especialização) – Universidade Estadual ale do Acaraju, Disponível em: .

Com base no texto, é correto afirmar que

  • A.

    as escolas precisam ser prudentes quando inserem em seus currículos espaço para jogos e brincadeiras, pois o excesso de atividades livres aumenta a possibilidade de agressões.

  • B.

    os jogos de games interativos, quando bem orientados, substituem outros processos de socialização e têm a vantagem de não gerar comportamentos agressivos, já que o indivíduo que joga tem pouco contato com outras pessoas.

  • C.

    a constante evolução do mundo, o estilo de vida das famílias, o aumento populacional e o crescimento das cidades exercem uma grande influência sobre as crianças.

  • D.

    a existência na escola de espaços livres, onde podem ser desenvolvidas atividades lúdicas interativas, compensa a ausência dos pais na vida das crianças.

Julgue os itens subseqüentes quanto aos mecanismos de participação.

Quando as autoridades realizam consultas sobre um determinado assunto a grupos determinados, ocorre a denominada pseudoparticipação.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das formas de ensino e de avaliação no âmbito da educação especial, julgue os itens subsecutivos.

A presença de professor exclusivo em sala de aula, para acompanhar o aluno com deficiência, garante a aprendizagem desse aluno.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa correta.

O Projeto Político-Pedagógico compreende:

  • A.

    A história e a filosofia institucional, - o perfil da comunidade escolar, - a gestão da produção, - os processos de práticas educativas, - a organização curricular e didático-pedagógica, - o planejamento e o desenvolvimento institucional.

  • B.

    A história e a filosofia institucional, - o perfil da comunidade escolar, - a gestão das políticas, - os processos de práticas educativas, - a organização curricular e didático-pedagógica, - a composição das instalações, - a infra-estrutura de serviços e - a avaliação institucional.

  • C.

    O diagnóstico institucional, - o perfil da comunidade escolar, - a gestão das políticas, - os processos de práticas educativas, - a organização financeira, - o desenvolvimento organizacional e a avaliação institucional.

  • D.

    O diagnóstico da escola, - o perfil da comunidade escolar, - a gestão das políticas, - os processos burocráticos, - a organização curricular e didático-pedagógica, - a composição das instalações, - o desenvolvimento institucional e - a avaliação institucional.

  • E.

    A história e a filosofia institucional, - o perfil da comunidade escolar, - a gestão das políticas, - os processos de práticas educativas, - a organização curricular e didático-pedagógica, - o processo eleitoral institucional, - o planejamento institucional e - a avaliação institucional.

O Projeto Político-Pedagógico representa a proposta de organização do trabalho educativo definido por ações intencionais estabelecidas coletivamente. Para a consecução do Projeto Político-Pedagógico da escola é preciso garantir, EXCETO:

  • A.

    A formação de grupos de trabalho, ampliando a participação dos diferentes segmentos nas decisões sobre a escola.

  • B.

    A estruturação do Projeto Político-Pedagógico estabelece uma trajetória que não pode ser imposta.

  • C.

    É um caminho que resulta do envolvimento dos seus participantes e da compreensão sobre a necessidade de construir uma escola a partir de novas perspectivas.

  • D.

    Os responsáveis pela gestão da escola têm papel definitivo na promoção do Projeto Político-Pedagógico.

  • E.

    A estruturação do Projeto Político-Pedagógico segue um padrão rígido de desenvolvimento.

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