Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando os tipos de liderança e as relações humanas no trabalho, julgue os itens que se seguem.
No estilo autocrático, a obediência dos subordinados é a atitude mais exigida pelo líder.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens subseqüentes, relativos ao planejamento participativo em educação.
A visão fragmentada da organização do trabalho escolar é superada pela possibilidade de participação de diferentes segmentos no planejamento participativo.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação à função da comunidade escolar e aos atendimentos especializados, julgue os itens que se seguem.
A avaliação processual e formativa considera não só as aprendizagens atuais, mas também suas possibilidades de aprendizagens futuras.
Dentro da Literatura Infantil, observa-se um projeto estético e ideológico. O projeto ideológico critica os valores e as relações de poder; o projeto estético expressa na linguagem o conteúdo ideológico. Coloque I para projeto ideológico e E para projeto estético:
( ) Questionamento do autoritarismo na sociedade, na literatura e na cultura.
( ) Questionamento dos modelos conformistas e repressivos, principalmente a partir da discussão dos papéis sociais da mulher e da criança.
( ) Emprego de uma linguagem brasileira que seduza o leitor.
( ) Busca de uma comunicação com o leitor criança, considerado um interlocutor tão inteligente e capaz quanto o adulto.
( ) Uso de uma comunicação aberta e lúdica, voltada para uma interação texto/leitor mais participativa.
A sequência está correta em:
E, E, E, E, I
E, I, E, I, E
I, I, I, I, E
I, I, E, I, E
I, I, E, E, I
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
Largamente utilizadas como alternativas interessantes para o ensino, as atividades lúdicas ainda despertam a curiosidade de pesquisadores da infância. Em relação a esse tema, é correto afirmar que
o jogo impede que a criança realize o seu próprio "eu", pois, sendo ficção, desconstrói, mesmo parcialmente, sua personalidade e dificulta o desenvolvimento da linguagem.
brincar é pouco recomendável, pois, quando a criança brinca, ela se concentra demais na brincadeira e ativa suas tensões, descarregando suas energias e esquecendo a realidade do mundo em que vive.
o ato de brincar não é algo natural na criança e, por ser uma atividade sistematizada e estruturada, acaba dificultando seu processo de descontração e obstaculizando a própria expressão da sua vida.
o jogo permite que a criança aprenda, pois, quando ela faz algo brincando, formula conceitos, adquire informações e supera dificuldades de aprendizagem.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando os tipos de liderança e as relações humanas no trabalho, julgue os itens que se seguem.
O tamanho do grupo a ser liderado é determinante para a escolha do tipo de liderança a ser adotado pelo líder.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens subseqüentes, relativos ao planejamento participativo em educação.
O compromisso dos atores com as decisões tomadas é uma das características relevantes de um processo de planejamento participativo.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação à função da comunidade escolar e aos atendimentos especializados, julgue os itens que se seguem.
Inclusão escolar não é assunto somente de professores, pais e alunos, mas de toda a comunidade em que a escola se insere.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
Sobre a brincadeira no processo de ensino-aprendizagem, é correto afirmar que
o brinquedo e a brincadeira são ferramentas importantes para a socialização das pessoas, mas sua influência do desenvolvimento cognitivo é pouco significativa, pois não propicia a aquisição do saber formal.
é uma atividade humana criadora, na qual imaginação, fantasia e realidade interagem na produção de novas possibilidades de interpretação, de expressão e de ação pelas crianças, assim como de novas formas de construir relações sociais com outros sujeitos, crianças e adultos.
não se deve dar muito tempo para brincadeiras na escola porque o mais importante é cumprir o programa comprometido com a aprendizagem efetiva e formal dos alunos. Com isso, o jogo deve ficar restrito às atividades dos pátios e aos horários de intervalos das aulas.
as brincadeiras infantis devem ser tratadas pelos professores como momentos de relaxamento e prazer. Tratá-las como recurso didático empobrece a relação espontânea entre o brinquedo e a criança; por isso, a brincadeira não deve ser alvo dos processos de ensino-aprendizagem.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens subseqüentes quanto aos mecanismos de participação.
Os conselhos não devem ser utilizados como substitutos da democracia representativa nem da participação popular direta em relação ao Poder Executivo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...