Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
O Programa Sentinela deve proporcionar atendimento psicossocial e jurídico por meio de procedimentos individuais e grupais, que considerem que aspectos?
I. A centralidade na família, visando apenas a uma reflexão sobre situações adversas das crianças e dos adolescentes.
II. O compromisso fundamental de proteção à criança e ao adolescente.
III. A compreensão da família em sua dinâmica interna e externa.
IV. A necessidade de atenções específicas de caráter social, psicológico e jurídico a crianças, adolescentes e famílias.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, relativos ao projeto político-pedagógico da escola.
A avaliação externa por meio de instrumentos burocráticos é uma característica marcante do projeto político-pedagógico na perspectiva gerencial.Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação aos tipos de liderança e às relações humanas, julgue os itens subseqüentes.
Um líder democrático, no momento de fazer críticas ou elogios aos membros de sua equipe, limita-se a fazê-lo com base em fatos concretos.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
A gestão democrática, de acordo com Gadotti (1994), apóia-se em alguns princípios. Analise as alternativas abaixo em relação aos princípios mencionados pelo citado autor:
I. Desenvolvimento de uma consciência crítica.
II. Envolvimento das pessoas.
III. Participação e cooperação.
IV. Autonomia.
V. Desenvolvimento organizacional.
VI. Qualidade total.
VII. Avaliação dos professores pela direção da escola.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando a documentação pedagógica planejamento, registro e avaliação , julgue os próximos itens.
A prática docente deve apoiar-se nos registros que são feitos sobre a trajetória escolar das crianças, na medida em que fornecem aos professores uma visão integral dos alunos.
A avaliação deve ser vista como instrumento do planejamento escolar: é ela que permite caminhar, com relativa segurança, em direção às metas, porque elas são constantemente monitoradas.
Acerca do processo de avaliação, julgue os itens a seguir.
A avaliação pode ser corretamente interpretada como um procedimento para julgar o trabalho do professor, o que pode contribuir para decisões quanto à sua permanência ou não na escola.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
A proteção social relacionada ao Programa Sentinela é destinada ao atendimento das famílias e indivíduos em que situação?
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, relativos ao projeto político-pedagógico da escola.
A unicidade entre a teoria e a prática é um pressuposto do modelo estratégico-empresarial do projeto políticopedagógico.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação aos tipos de liderança e às relações humanas, julgue os itens subseqüentes.
A liderança exercida em decorrência de qualidades natas do líder é denominada liderança liberal.
Há muito tempo, o currículo vem sendo compreendido como o conjunto padronizado de exigências acadêmicas ou de fragmentos de conhecimentos e habilidades que todo aluno deve aprender para terminar com sucesso o seu curso. Essa concepção de currículo vem sendo cada vez mais rejeitada pelos professores em razão de muitas faltas advindas da padronização.
Marque a alternativa que NÃO corresponde a essas razões.
A percepção de muitos alunos de que o currículo tradicional é tedioso, desinteressante e sem propósito.
Não há mais um corpo único de informações que sejam distintas e estáticas.
A boa capacitação de consultores, secretarias de educação e especialistas envolvidos no processo de pré-definição do currículo.
A falta de adaptação à diversidade, inerente às experiências passadas e à velocidade de aprendizagem dos alunos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...