Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Ao se definir o homem como sujeito de saber, se enfatiza que ele desenvolve uma atividade que lhe é própria e essa atividade do sujeito de saber supõe certa relação com a linguagem e o seu tempo. O saber é uma relação e não existe saber que não esteja inscrito em relações de saber. Nessa perspectiva, não existe saber científico ou prático, mas científicas e práticas são as relações que se estabelecem com o saber. O saber é uma construção histórica e coletiva da qual o sujeito se apropria, desde que esteja em uma relação com o mundo. Neste sentido, podem-se considerar constituintes do aprender, EXCETO:

  • A. a noção de história individual.
  • B. a ação no mundo.
  • C.

    a regulação da relação com os outros e consigo mesmo.

  • D. a constituição de um universo de saberes-objetos.

Considerando o papel da pedagogia nas instituições, julgue os itens que se seguem.

O objetivo da aprendizagem nas instituições é melhorar a produtividade empresarial e não, a pessoal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à educação infantil na perspectiva histórica, julgue os itens de 110 a 113.

Na trajetória da educação infantil no Brasil, não se estabeleceu uma base nacional comum para o currículo de educação infantil.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os comportamentos violentos na escola têm uma intencionalidade lesiva. Podem ser exógenos, ou seja, determinados de fora para dentro, como acontece nos bairros degradados invadidos pela miséria e pela toxicodependência, onde agentes estranhos ao meio o invadem e o destroem; pode tratar-se de violência contra a escola, em que alunos problema assumem um verdadeiro desafio à ordem e à hierarquia escolares, destruindo material e impondo um clima de desrespeito permanente; ou são simplesmente comportamentos violentos na escola, que ocorrem, sobretudo quando esta não organiza ambientes suficientemente tranqüilos para a construção de valores característicos a este local. A violência pode ser desencadeada como fruto de muitas situações de indisciplina que não foram resolvidas e que constituem a origem de um comportamento mais agressivo. Nesse sentido, são considerados quesitos importantes para minimizar o comportamento violento na escola, EXCETO:

  • A. permeabilidade para a mudança e para a inovação.
  • B. investimento nas questões técnico-metodológicas.
  • C. investimento na relação professor-aluno.
  • D. fidelidade ao contrato pedagógico.

Considerando o papel da pedagogia nas instituições, julgue os itens que se seguem.

O pedagogo deve estimular a especialização profissional individual, em detrimento da totalidade do processo educativo na empresa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à educação infantil na perspectiva histórica, julgue os itens de 110 a 113.

Na década de setenta do século passado, a educação infantil já era considerada a primeira etapa da educação básica.

  • C. Certo
  • E. Errado

A contemporaneidade mostra uma "sociedade pedagógica", revelando amplos campos de atuação pedagógica. Sendo assim, podemos definir para o pedagogo duas esferas de ação educativa, a saber:

  • A. escolar e política.
  • B. escolar e econômica.
  • C. escolar e extra-escolar.
  • D. econômica e extra-escolar.

Considerando o papel da pedagogia nas instituições, julgue os itens que se seguem.

Para não se tornar apenas um instrutor na empresa, o pedagogo empresarial deve estabelecer, na realização de suas tarefas, a diferença entre educar e instruir.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à educação infantil na perspectiva histórica, julgue os itens de 110 a 113.

As primeiras ações do Ministério da Educação e Cultura destinadas à educação infantil se deram em 1975 e foram desenvolvidas em parceria com a Legião Brasileira de Assistência.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para Perrenoud (2004), administrar um ciclo de aprendizagem em equipe é garantia de uma eficácia maior. Dentro de um ciclo de aprendizagem plurianual, uma forte cooperação entre profissionais pode ser vista como, EXCETO:

  • A.

    uma não garantia de pluralismo no olhar lançado sobre as crianças e suas famílias.

  • B.

    uma condição de uma divisão do trabalho mais flexível e mais móvel, permitindo construir e fazer evoluir dispositivos de pedagogia diferenciada.

  • C.

    a base de uma visão comum dos objetivos de aprendizagem e dos desafios a aceitar na luta contra o fracasso escolar.

  • D.

    uma fonte de imaginação didática e pedagógica em favor dos alunos em dificuldade e de regulação das dimensões relacionais e afetivas do contrato pedagógico.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...