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Ao se definir o homem como sujeito de saber, se enfatiza que ele desenvolve uma atividade que lhe é própria e essa atividade do sujeito de saber supõe certa relação com a linguagem e o seu tempo. O saber é uma relação e não existe saber que não esteja inscrito em relações de saber. Nessa perspectiva, não existe saber científico ou prático, mas científicas e práticas são as relações que se estabelecem com o saber. O saber é uma construção histórica e coletiva da qual o sujeito se apropria, desde que esteja em uma relação com o mundo. Neste sentido, podem-se considerar constituintes do aprender, EXCETO:
a regulação da relação com os outros e consigo mesmo.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando o papel da pedagogia nas instituições, julgue os itens que se seguem.
O objetivo da aprendizagem nas instituições é melhorar a produtividade empresarial e não, a pessoal.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação à educação infantil na perspectiva histórica, julgue os itens de 110 a 113.
Na trajetória da educação infantil no Brasil, não se estabeleceu uma base nacional comum para o currículo de educação infantil.
Os comportamentos violentos na escola têm uma intencionalidade lesiva. Podem ser exógenos, ou seja, determinados de fora para dentro, como acontece nos bairros degradados invadidos pela miséria e pela toxicodependência, onde agentes estranhos ao meio o invadem e o destroem; pode tratar-se de violência contra a escola, em que alunos problema assumem um verdadeiro desafio à ordem e à hierarquia escolares, destruindo material e impondo um clima de desrespeito permanente; ou são simplesmente comportamentos violentos na escola, que ocorrem, sobretudo quando esta não organiza ambientes suficientemente tranqüilos para a construção de valores característicos a este local. A violência pode ser desencadeada como fruto de muitas situações de indisciplina que não foram resolvidas e que constituem a origem de um comportamento mais agressivo. Nesse sentido, são considerados quesitos importantes para minimizar o comportamento violento na escola, EXCETO:
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando o papel da pedagogia nas instituições, julgue os itens que se seguem.
O pedagogo deve estimular a especialização profissional individual, em detrimento da totalidade do processo educativo na empresa.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação à educação infantil na perspectiva histórica, julgue os itens de 110 a 113.
Na década de setenta do século passado, a educação infantil já era considerada a primeira etapa da educação básica.
A contemporaneidade mostra uma "sociedade pedagógica", revelando amplos campos de atuação pedagógica. Sendo assim, podemos definir para o pedagogo duas esferas de ação educativa, a saber:
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando o papel da pedagogia nas instituições, julgue os itens que se seguem.
Para não se tornar apenas um instrutor na empresa, o pedagogo empresarial deve estabelecer, na realização de suas tarefas, a diferença entre educar e instruir.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação à educação infantil na perspectiva histórica, julgue os itens de 110 a 113.
As primeiras ações do Ministério da Educação e Cultura destinadas à educação infantil se deram em 1975 e foram desenvolvidas em parceria com a Legião Brasileira de Assistência.
Para Perrenoud (2004), administrar um ciclo de aprendizagem em equipe é garantia de uma eficácia maior. Dentro de um ciclo de aprendizagem plurianual, uma forte cooperação entre profissionais pode ser vista como, EXCETO:
uma não garantia de pluralismo no olhar lançado sobre as crianças e suas famílias.
uma condição de uma divisão do trabalho mais flexível e mais móvel, permitindo construir e fazer evoluir dispositivos de pedagogia diferenciada.
a base de uma visão comum dos objetivos de aprendizagem e dos desafios a aceitar na luta contra o fracasso escolar.
uma fonte de imaginação didática e pedagógica em favor dos alunos em dificuldade e de regulação das dimensões relacionais e afetivas do contrato pedagógico.
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