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Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
Afirma Luiz Percival Brito: "Se quiser deixar um vestibulando de cabelo em pé, fale com ele sobre o exame de redação. Se quiser atiçar os ânimos de um severo professor de gramática, pergunte sobre a qualidade das redações escolares. Se quiser provocar um lingüista, diga-lhe que 'o estudante não sabe mais escrever'." De fato, não se pode negar a importância do desenvolvimento de habilidades de escrita no domínio escolar. Sobre o assunto, é correto afirmar que
a composição de textos informativos e curtos deve ser evitada, pois pouco auxiliam o processo de interpretação.
a produção de textos pela criança deve ser trabalhada depois do conhecimento da forma ortográfica das palavras.
as crianças, para começar a escrever, não precisam estudar gramática, pois já dominam a língua portuguesa na sua modalidade oral.
a maioria dos alunos não sabe produzir textos porque lêem pouco; daí a necessidade de se aumentar a quantidade de livros lidos na escola para que automaticamente se incrementem os processos de produção textual.
O sistema de ensino de determinado estado federado brasileiro estabeleceu em seu planejamento educacional: finalidade: desenvolver-se em uma sociedade em constante processo de mudança;
objetivo (grande): proteger o meio ambiente;
objetivo (médio): conhecer os principais agentes de poluição ambiental;
objetivo (pequeno): recolher na natureza cinco provas concretas de poluição. avaliação: constatar mudanças comportamentais nos alunos em relação à preservação ambiental.
Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens seguintes.
Dos três níveis de competência que são teoricamente reservados ao educador — planejamento, execução e avaliação —, apenas o nível executivo, na prática cotidiana, é-lhe reservado, sendo os demais atribuições dos sistemas de ensino.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Assinale a opção correta acerca da função da escola na tendência liberal renovada progressivista.
A escola deve priorizar a formação de atitudes, por meio do trabalho, com os aspectos psicológicos acima dos pedagógicos ou sociais.
A transformação das relações de opressão do homem com a natureza e do homem com outros homens é a tarefa principal do processo educativo.
A busca da autogestão individual e coletiva é o papel fundamental da escola, estabelecendo, assim, um sentido político para o trabalho pedagógico.
Cabe à escola organizar-se de forma a retratar a vida, proporcionando experiências que satisfaçam aos interesses dos alunos e às exigências sociais.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação às idéias do texto acima e aos princípios da educação nacional estabelecidos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, julgue os itens seguintes.
A influência político-partidária na indicação dos diretores de escola é rara no Brasil.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Ao abordar a questão da qualidade na educação, Terezinha Azerêdo Rios discute o termo competência, afirmando que o mesmo se revela na ação, ou seja, na prática profissional docente. De acordo com a concepção que subjaz a essa concepção, assinale a opção correta.
Professor competente é aquele que está envolvido em uma atividade política por meio da militância e da representação de sua categoria.
Não se pode qualificar como competente o professor que conhece bem apenas aquilo que precisa ensinar.
A qualificação docente se revela ao atender a uma lista de competências que definem o profissional eficiente em cada área.
Professor competente é aquele que procura atender às demandas mercadológicas de forma imediata.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
É muito familiar a imagem de estudantes e professores de diferentes níveis de ensino no interior de museus, percorrendo suas alas e coleções. Embora atrativo, esse tipo de atividade ainda provoca a indagação sobre o que, de fato, nela se aprende. Podemos afirmar que essas visitas
contribuem pouco para a formação do discente, dada sua natureza irregular.
limitam-se a dar conhecimento prévio aos alunos sobre eras anteriores.
constituem-se em momentos de aferição dos conhecimentos e da capacidade do aluno.
permitem um trabalho com objetos transformados em documentos.
O sistema de ensino de determinado estado federado brasileiro estabeleceu em seu planejamento educacional: finalidade: desenvolver-se em uma sociedade em constante processo de mudança;
objetivo (grande): proteger o meio ambiente;
objetivo (médio): conhecer os principais agentes de poluição ambiental;
objetivo (pequeno): recolher na natureza cinco provas concretas de poluição. avaliação: constatar mudanças comportamentais nos alunos em relação à preservação ambiental.
Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens seguintes.
Qualquer planejamento que pretenda afunilar objetivos amplos em comportamentos previamente definidos é um risco que pode levar o educador a pensar que somente esses objetivos podem ser ensinados.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
De acordo com uma concepção democrática, o projeto políticopedagógico
é o agrupamento de planos de ensino e de atividades diversas, e deve ser construído separadamente pelos diferentes segmentos da comunidade escolar e encaminhado às autoridades educacionais para ser avaliado.
busca uma direção, por meio de ações não-intencionais, com objetivos implícitos definidos separadamente pelos diferentes segmentos da comunidade escolar e deve ser encaminhado às autoridades educacionais para ser avaliado.
instaura uma forma de organização do trabalho pedagógico que supera conflitos, buscando eliminar a competição e as práticas autoritárias, hierárquicas e fragmentadas que permeiam as relações no interior da escola.
visa simplesmente um arranjo formal da escola, construído pela direção escolar, permitindo-se a participação do corpo docente e do corpo discente da escola.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O autor Vasco Pedro Moreto apresenta várias características marcantes de provas que sinalizam a visão pedagógica da escola. Entre essas características, o autor classifica como característica das provas, na perspectiva construtivista, a
I contextualização.
II exploração exagerada da memorização.
III exploração da capacidade de leitura e escrita do aluno.
IV proposição de questões operatórias e não apenas transcritórias.
V falta de parâmetros para a correção.
VI utilização de palavra de comando sem precisão de sentido no contexto.
Estão certos apenas os itens
I, II e V.
I, III e IV.
II, IV e VI.
III, V e VI.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
Sobre o ensino de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental, é correto afirmar que
aprender números é uma tarefa elementar, já que seu significado é exato, não sendo possíveis diversas leituras para um mesmo elemento.
o professor deve apresentar à criança situações do cotidiano para que ela compreenda e construa de modo natural o conceito de número, encorajando-a a pensar.
a manipulação de objetos é um recurso dispensável para a compreensão e a construção do número como expressão de quantidade e do numeral como indicação de número.
a criança precisa ser muito bem treinada nas noções primárias das operações matemáticas para poder construir sua própria compreensão do número.
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