Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação à gestão escolar, julgue os itens de 111 a 115.
De acordo com a concepção sociocrítica, devem-se privilegiar as interações sociais na construção do espaço escolar.
... a prática do planejamento em nosso país, especialmente na Educação, tem sido conduzida como se fosse uma atividade neutra, sem comprometimentos e pouco ou nada se discute a respeito do real significado social e político da ação que se está planejando.
Nesta concepção de planejamento,
as principais preocupações são a prática educativa e a qualidade social de ensino.
o professor planeja sua prática de sala de aula, com competência, em função de conteúdos previamente estabelecidos.
a função da escola é de assegurar acesso a todos alunos, independentemente da qualidade de ensino.
não se pergunta pelas determinações sociais que estão na base do problema a ser enfrentado.
não se considera o que a comunidade escolar reivindica, mas os resultados que a prática escolar conseguiu alcançar.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Os quatro ingredientes básicos para a implantação do computador na educação são o
software educativo, o laboratório, o professor de informática e o material didático.
computador, o software educativo, o professor capacitado para usar o computador como meio educacional e o aluno.
software educativo, os aplicativos, o sistema operacional e as planilhas.
hardware educativo, o software educativo, o aluno e os sistemas aplicativos.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Os constantes avanços tecnológicos e sua aplicabilidade às técnicas de gestão vêm sendo observados em estudos acadêmicos e como prática de mercado. Muitos estudiosos focam seus trabalhos em como implementar as técnicas desenvolvidas e suas melhorias, enquanto evidências mostram que se acaba menosprezando o aspecto humano das transformações. Acerca da análise de dificuldades, problemas e potencialidades na execução de atividades de desenvolvimento de recursos humanos, julgue os itens que se seguem.
A variação no comportamento resultante de mudanças se dá pelo fator humano. Os dois principais diferenciais são a conscientização e a intensidade de resposta às mudanças.
O conceito de ciclos de aprendizagem admite definições muito diversas. Um deles considera que certa homogeneidade dos programas e dos professores não constitui um ciclo de aprendizagem, mas apenas um simples ciclo de estudos. Segundo esse conceito, só existem verdadeiros ciclos plurianuais de aprendizagem quando a escolaridade é dividida em etapas de mais de um ano, com um currículo cobrindo o conjunto do ciclo, que pode ter a duração de dois, três ou quatro anos de escolaridade. O papel dos professores é conduzir os alunos que estão entrando no ciclo ao domínio dos objetivos visados para o final do percurso. Desse modo, as condições para a aprendizagem são, EXCETO:
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando a concepção, os princípios e as diretrizes contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais, julgue os itens a seguir.
Os temas transversais não devem ser constituídos como espaços específicos, mas sim como ferramentas que visam propiciar a integração das áreas de conhecimento.
A concepção de ciclo objetiva um ensino que procura privilegiar o que é mais significativo em cada período de formação dos sujeitos. Considera como material escolar aqueles saberes e valores que fazem parte do dia-a-dia de cada um. Preocupa-se com a formação da identidade social e, ainda, procura reconhecer o aluno naquilo que lhe é particular num processo contínuo de avaliação. Propostas de ciclos organizam-se de maneiras diferentes. Algumas delas apoiam-se nas fases de desenvolvimento da criança, do pré-adolescente e do adolescente. Num contexto como este, um Professor deve pautar a organização do seu trabalho nas seguintes coordenadas, EXCETO:
Definição de um plano de trabalho organizado a partir de vínculos entre o currículo formal e o currículo da prática social.
Desenvolvimento de atividades ricas, capazes de canalizar o interesse e a participação, segundo a faixa de idade dos alunos.
Identificação das aprendizagens prévias que constituem requisitos básicos para a definição das seqüências de conteúdos a serem ensinados, obrigatoriamente.
Reconhecimento de características de ordem pessoal, relacionadas às diferenças individuais dos alunos para que todos possam ser devidamente atendidos.
Reconhecimento das experiências socioculturais dos alunos, para a compreensão das relações cognitivas que podem ser estabelecidas, valorizando a realidade do aluno.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando a organização do trabalho na escola , julgue os itens que se seguem.
O conjunto de elementos sociais, culturais e psicológicos que compõe o retrato da escola denomina-se cultura organizacional.
Considere as seguintes definições:
I. Plano é um guia e tem a função de orientar a prática, partindo da própria prática e, portanto, não pode ser um documento rígido e absoluto.
II. O plano é a formalização dos diferentes momentos do processo de planejar que, por sua vez, envolve desafios e contradições.
III. Plano é um documento que precisa ser seguido pelo coletivo escolar, para que seus objetivos e metas possam ser avaliados em relação à sua pertinência e eficácia.
IV. Plano é um manual de conduta e de intenções que será mais eficaz quanto mais detalhado estabelecer objetivos e metas.
É correto o que consta APENAS em
I e III.
I e II.
I, II e III.
III e IV.
II, III e IV.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando que uma escola crie um laboratório de informática, com uma única pessoa responsável pela chave do laboratório, horários estritos de uso e uma disciplina de informática como mais uma área de estudo, assinale a opção correta, a respeito dessa situação hipotética.
A iniciativa da escola é a ideal, pois o estudo de informática é essencial na formação dos alunos e a instalação do laboratório é suficiente para prepará-los.
O único problema que o laboratório em questão apresenta é que seu horário é estrito em vez de ser de tempo integral, não ficando, portanto, disponibilizado aos alunos para estudarem no computador, independentemente da presença do professor.
O principal aspecto positivo da organização do laboratório está no fato de apenas uma pessoa ter a chave, o que restringe o acesso às máquinas, aumentando a segurança e o sigilo das informações armazenadas nos computadores e diminuindo as depredações e o uso indevido.
Não é suficiente a simples criação do laboratório, uma vez que a informática não trata de estudar o computador, e sim de acostumar os alunos a utilizar o computador nas diversas matérias. O aluno que usa a Internet deve pensar no seu objeto de interesse, e não na Internet propriamente dita.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...