Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação à gestão escolar, julgue os itens de 111 a 115.

De acordo com a concepção sociocrítica, devem-se privilegiar as interações sociais na construção do espaço escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

... a prática do planejamento em nosso país, especialmente na Educação, tem sido conduzida como se fosse uma atividade neutra, sem comprometimentos e pouco ou nada se discute a respeito do real significado social e político da ação que se está planejando.

Nesta concepção de planejamento,

  • A.

    as principais preocupações são a prática educativa e a qualidade social de ensino.

  • B.

    o professor planeja sua prática de sala de aula, com competência, em função de conteúdos previamente estabelecidos.

  • C.

    a função da escola é de assegurar acesso a todos alunos, independentemente da qualidade de ensino.

  • D.

    não se pergunta pelas determinações sociais que estão na base do problema a ser enfrentado.

  • E.

    não se considera o que a comunidade escolar reivindica, mas os resultados que a prática escolar conseguiu alcançar.

Os quatro ingredientes básicos para a implantação do computador na educação são o

  • A.

    software educativo, o laboratório, o professor de informática e o material didático.

  • B.

    computador, o software educativo, o professor capacitado para usar o computador como meio educacional e o aluno.

  • C.

    software educativo, os aplicativos, o sistema operacional e as planilhas.

  • D.

    hardware educativo, o software educativo, o aluno e os sistemas aplicativos.

Os constantes avanços tecnológicos e sua aplicabilidade às técnicas de gestão vêm sendo observados em estudos acadêmicos e como prática de mercado. Muitos estudiosos focam seus trabalhos em como implementar as técnicas desenvolvidas e suas melhorias, enquanto evidências mostram que se acaba menosprezando o aspecto humano das transformações. Acerca da análise de dificuldades, problemas e potencialidades na execução de atividades de desenvolvimento de recursos humanos, julgue os itens que se seguem.

A variação no comportamento resultante de mudanças se dá pelo fator humano. Os dois principais diferenciais são a conscientização e a intensidade de resposta às mudanças.

  • C. Certo
  • E. Errado

O conceito de ciclos de aprendizagem admite definições muito diversas. Um deles considera que certa homogeneidade dos programas e dos professores não constitui um ciclo de aprendizagem, mas apenas um simples ciclo de estudos. Segundo esse conceito, só existem verdadeiros ciclos plurianuais de aprendizagem quando a escolaridade é dividida em etapas de mais de um ano, com um currículo cobrindo o conjunto do ciclo, que pode ter a duração de dois, três ou quatro anos de escolaridade. O papel dos professores é conduzir os alunos que estão entrando no ciclo ao domínio dos objetivos visados para o final do percurso. Desse modo, as condições para a aprendizagem são, EXCETO:

  • A. situações sob medida.
  • B. situações dificultadoras.
  • C. situações mobilizadoras.
  • D. situações não-ameaçadoras.

Considerando a concepção, os princípios e as diretrizes contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais, julgue os itens a seguir.

Os temas transversais não devem ser constituídos como espaços específicos, mas sim como ferramentas que visam propiciar a integração das áreas de conhecimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

A concepção de ciclo objetiva um ensino que procura privilegiar o que é mais significativo em cada período de formação dos sujeitos. Considera como material escolar aqueles saberes e valores que fazem parte do dia-a-dia de cada um. Preocupa-se com a formação da identidade social e, ainda, procura reconhecer o aluno naquilo que lhe é particular num processo contínuo de avaliação. Propostas de ciclos organizam-se de maneiras diferentes. Algumas delas apoiam-se nas fases de desenvolvimento da criança, do pré-adolescente e do adolescente. Num contexto como este, um Professor deve pautar a organização do seu trabalho nas seguintes coordenadas, EXCETO:

  • A.

    Definição de um plano de trabalho organizado a partir de vínculos entre o currículo formal e o currículo da prática social.

  • B.

    Desenvolvimento de atividades ricas, capazes de canalizar o interesse e a participação, segundo a faixa de idade dos alunos.

  • C.

    Identificação das aprendizagens prévias que constituem requisitos básicos para a definição das seqüências de conteúdos a serem ensinados, obrigatoriamente.

  • D.

    Reconhecimento de características de ordem pessoal, relacionadas às diferenças individuais dos alunos para que todos possam ser devidamente atendidos.

  • E.

    Reconhecimento das experiências socioculturais dos alunos, para a compreensão das relações cognitivas que podem ser estabelecidas, valorizando a realidade do aluno.

Considerando a organização do trabalho na escola , julgue os itens que se seguem.

O conjunto de elementos sociais, culturais e psicológicos que compõe o retrato da escola denomina-se cultura organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere as seguintes definições:

I. Plano é um guia e tem a função de orientar a prática, partindo da própria prática e, portanto, não pode ser um documento rígido e absoluto.

II. O plano é a formalização dos diferentes momentos do processo de planejar que, por sua vez, envolve desafios e contradições.

III. Plano é um documento que precisa ser seguido pelo coletivo escolar, para que seus objetivos e metas possam ser avaliados em relação à sua pertinência e eficácia.

IV. Plano é um manual de conduta e de intenções que será mais eficaz quanto mais detalhado estabelecer objetivos e metas.

É correto o que consta APENAS em

  • A.

    I e III.

  • B.

    I e II.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    III e IV.

  • E.

    II, III e IV.

Considerando que uma escola crie um laboratório de informática, com uma única pessoa responsável pela chave do laboratório, horários estritos de uso e uma disciplina de informática como mais uma área de estudo, assinale a opção correta, a respeito dessa situação hipotética.

  • A.

    A iniciativa da escola é a ideal, pois o estudo de informática é essencial na formação dos alunos e a instalação do laboratório é suficiente para prepará-los.

  • B.

    O único problema que o laboratório em questão apresenta é que seu horário é estrito em vez de ser de tempo integral, não ficando, portanto, disponibilizado aos alunos para estudarem no computador, independentemente da presença do professor.

  • C.

    O principal aspecto positivo da organização do laboratório está no fato de apenas uma pessoa ter a chave, o que restringe o acesso às máquinas, aumentando a segurança e o sigilo das informações armazenadas nos computadores e diminuindo as depredações e o uso indevido.

  • D.

    Não é suficiente a simples criação do laboratório, uma vez que a informática não trata de estudar o computador, e sim de acostumar os alunos a utilizar o computador nas diversas matérias. O aluno que usa a Internet deve pensar no seu objeto de interesse, e não na Internet propriamente dita.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...