Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando o assunto abordado no texto, assinale a opção correta a respeito dos diferentes momentos da avaliação.
A avaliação somatória avalia o conhecimento e a capacidade dos alunos em relação aos novos conteúdos de aprendizagem.
Os conceitos de avaliação inicial, formativa e somatória, pela sua singularidade, não se aplicam às etapas da educação infantil.
A avaliação formativa é a que se realiza de maneira progressiva, paralelamente às diferentes situações e atividades que se desenvolvem no dia-a-dia da escola.
A avaliação inicial tem como finalidade avaliar o que as crianças aprenderam em relação aos conteúdos que foram trabalhados.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Os constantes avanços tecnológicos e sua aplicabilidade às técnicas de gestão vêm sendo observados em estudos acadêmicos e como prática de mercado. Muitos estudiosos focam seus trabalhos em como implementar as técnicas desenvolvidas e suas melhorias, enquanto evidências mostram que se acaba menosprezando o aspecto humano das transformações. Acerca da análise de dificuldades, problemas e potencialidades na execução de atividades de desenvolvimento de recursos humanos, julgue os itens que se seguem.
É difícil entender os componentes formais da cultura organizacional das instituições devido à importância que têm em definir o que é ou não aceitável dentro de uma organização.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito do ENADE, assinale a opção correta.
Será aplicado a todos os estudantes formandos dos cursos de graduação avaliados.
A sua aplicação será acompanhada de instrumento destinado a levantar o perfil dos estudantes, relevante para a compreensão de seus resultados.
É componente curricular opcional dos cursos de graduação, podendo constar do histórico escolar do aluno.
A responsabilidade pela inscrição do examinando no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para participar do exame será de cada estudante formando.
Segundo Ackoff (apud Martins, 1990) planejar é projetar um futuro e as maneiras eficazes para concretizá-lo. Sendo o planejamento um processo, é dinâmico e exige tomadas de decisão: antes , durante e depois. Analise as afirmativas e marque V para as verdadeiras e F para as falsas:
A seqüência está correta em:
V, V, F, F, V
F, F, V, V, V
F, V, V, F, V
V, F, F, V, F
F, F, F, V, V
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando a organização do trabalho na escola , julgue os itens que se seguem.
Educação de qualidade é a que garante ao aluno ótimo rendimento em provas oficiais como os vestibulares.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação ao tema tratado no texto, assinale a opção correta.
Como, tradicionalmente, o foco da avaliação tem sido o aluno, suas atitudes, comportamentos e rendimento, é dessa forma que ela deve ser considerada também na educação infantil.
A avaliação é um elemento-chave por meio do qual se, asseguram, no caso da educação infantil, a promoção ou retenção do aluno nos diversos níveis ou fases dessa etapa.
Quando o professor avalia, não o faz somente em relação à criança, mas também em relação ao programa de ensino, ao projeto escolar e à intervenção educativa, com o intuito de melhorar a aprendizagem dos alunos.
A avaliação permite que se formulem representações rígidas com mais segurança, de forma que sejam melhoradas as atitudes e alcançados os propósitos do planejamento escolar e seus objetivos educacionais.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação à educação a distância, assinale a opção correta.
Os cursos de mestrado e doutorado a distância poderão ser oferecidos exclusivamente por instituições credenciadas para tal fim pela União.
O trâmite do processo de autorização de cursos a distância pelo Ministério da Educação será diferenciado em relação aos cursos presenciais.
A educação básica poderá funcionar inteiramente por meio de cursos a distância, desde que a instituição esteja devidamente credenciada para isso.
A educação a distância restringe-se ao ensino superior, incluindo graduação e pós-graduação
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O currículo
independe do projeto político-pedagógico da escola e da práxis pedagógica.
deve conter apenas a dimensão técnica dos componentes escolares específicos.
vincula-se ao contexto social, uma vez que é historicamente situado e culturalmente determinado.
é um manual da ação educativa e do trabalho docente a ser seguido à risca na instituição escolar.
Com a atual LDB, a flexibilidade passou a constituir um dos eixos básicos em torno do qual a escola deve organizar-se. Ela possibilita mais que isso, incentiva o surgimento de novas formas de organização e funcionamento dos estabelecimentos de ensino a partir da elaboração coletiva de suas propostas pedagógicas. No que se refere à organização da educação nacional, todos os dispositivos abaixo indicam a flexibilização da lei, EXCETO:
A autonomia dos sistemas de ensino – federal, estaduais, do Distrito Federal e municípios para se organizarem, devendo funcionar em regime de colaboração.
A competência dos estabelecimentos de ensino de elaborar suas propostas pedagógicas.
A obrigação de os sistemas de ensino assegurar às unidades escolares públicas de Educação Básica progressivos graus de autonomia pedagógica, administrativa e de gestão financeira.
Na execução da política educacional brasileira, a educação infantil e a educação de jovens e adultos foram deserdadas.
A colaboração dos Estados, Distrito Federal e Municípios no estabelecimento da União de competências e diretrizes que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que se refere ao desenvolvimento humano e à aprendizagem, julgue os próximos itens.
Memória e percepção não constituem funções psíquicas necessárias à aprendizagem.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...