Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Para que o aprendizado ocorra devido ao fato de o aluno estar executando uma tarefa por intermédio do computador, este não pode ser utilizado como
ferramenta.
visualizador de informações e simulador.
sistema de ensino exercício-e-prática.
tutorial.
A educação escolar compõe-se de:
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando a concepção, os princípios e as diretrizes contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais, julgue os itens a seguir.
Na perspectiva de organização pedagógica, os conteúdos deixam de ser fins e passam a ser meios para a construção do conhecimento.
Para obter sucesso escolar é importante, EXCETO:
Estimular a produção dos alunos, limitando-lhes sua curiosidade intelectual.
Articular informações sobre os alunos com as metodologias e propostas pedagógicas.
Romper com a ossatura rígida da cultura escolar, flexibilizando tempos e espaços de ensino e aprendizagem.
Possibilitar aos alunos serem sujeitos e leitores críticos e autores de seu próprio texto.
Desenvolver propostas pedagógicas que levem em conta o processo de construção dos conhecimentos dos alunos.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação à gestão escolar, julgue os itens de 111 a 115.
Na gestão democrática, todos participam das decisões, portanto não existem responsabilidades individuais.
Diante de seu grupo de alunos, o professor não pode partir da idéia de que todos estão no mesmo nível de desenvolvimento, que todos trazem histórias de vida semelhantes ou os mesmos conhecimentos prévios, a mesma relação com o saber, os mesmos interesses, os mesmos recursos e maneiras de aprender.
Nesta perspectiva, trabalhar em grupo exige, por parte do professor,
um processo de avaliação que contemple os conteúdos trabalhados de maneira ampla, para todos os alunos, para que as diferenças individuais não se acentuem no trabalho coletivo.
capacidade de organizar também um ensino individualizado, para criar uma situação de aprendizagem significativa para os alunos.
organização do espaço da sala de aula, para que cada grupo de alunos possa aprender os conteúdos de seu interesse.
competência técnica para conhecer os vários processos de aprendizagem de todos seus alunos.
predisposição para conhecer seus alunos e, assim, elaborar um levantamento dos principais dados que os caracterizem, visando ao planejamento da prática educativa.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Entre os diferentes usos do computador na educação, a modalidade computador como máquina de ensinar pode ser caracterizada como uma versão computadorizada dos métodos tradicionais de ensino. As categorias mais comuns dessa modalidade são
a elaboração de textos, pesquisa de banco de dados e simulação.
as planilhas, a manipulação de banco de dados, a construção e transformação de gráficos.
os tutoriais, o exercício-e-prática, os jogos e a simulação.
os jogos, as planilhas e os gráficos.
A inclusão é uma inovação que implica um esforço de modernização e reestruturação das condições atuais da maioria de nossas escolas, especialmente as de nível básico, ao assumirem que as dificuldades de alguns alunos não são apenas deles, mas resultam em grande parte do modo como o ensino é ministrado e de como a aprendizagem é concebida e avaliada. É preciso mudar a escola e o ensino nela ministrado. Mudar a escola é enfrentar muitas frentes de trabalho, cujas tarefas fundamentais são, EXCETO:
Recriar o modelo educativo escolar, tendo como eixo o ensino para todos.
Garantir aos alunos tempo e liberdade para aprender, bem como um ensino que segregue e que reprove a repetência.
Reorganizar pedagogicamente as escolas, abrindo espaços para a cooperação, o diálogo, a solidariedade, a criatividade e o espírito crítico entre a comunidade.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando a concepção, os princípios e as diretrizes contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais, julgue os itens a seguir.
Meio ambiente, orientação sexual e arte são considerados temas transversais.
Assinale a alternativa correta no que se refere ao fracasso escolar:
A deficiência sociocultural explica o fracasso escolar dos alunos de camadas populares.
O problema do fracasso escolar está localizado na falta de estrutura das famílias dos alunos.
A explicação para o fracasso escolar de crianças de camadas populares está na inadequação da escola à realidade cultural delas.
A escola como instituição está muito bem equipada para atender às diferenças existentes em sala de aula.
A origem da classe social influi no rendimento dos alunos de forma
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...