Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens subseqüentes com relação ao planejamento de ensino e seus elementos constitutivos.
A necessidade de adequações nas ações previstas nas diferentes etapas justifica a importância da flexibilidade como característica essencial de um planejamento de ensino.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Assinale a opção correta a respeito da gestão do patrimônio da escola pública.
Em cada sistema de ensino, deve existir um setor responsável pela manutenção e conservação do patrimônio da escola, sendo dispensável a responsabilização do diretor nesse quesito.
Por ser um bem público, o patrimônio é de responsabilidade exclusiva do Estado.
É de responsabilidade do diretor da escola zelar pelo patrimônio, administrando-o, conservando-o e prestando conta sobre suas condições de uso.
Cabe a cada membro do conselho escolar prestar contas sobre a conservação, utilização e adequação de tudo que é considerado patrimônio público na escola.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação à gestão escolar, julgue os itens de 111 a 115.
A Associação de Pais e Mestres e o Grêmio Estudantil são instituições auxiliares da escola.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação ao planejamento escolar, na concepção de Libâneo, assinale a opção incorreta.
O planejamento escolar é um processo contínuo de conhecimento e análise da realidade escolar em suas condições concretas.
A avaliação dos processos e resultados previstos no projeto não devem ser incluídos no planejamento escolar.
O ato de planejar é uma atividade de reflexão e ação permanentes.
O planejamento escolar concretiza-se por planos e projetos, tanto da escola e do currículo quanto do ensino.
Julgue os itens subseqüentes com relação ao planejamento de ensino e seus elementos constitutivos.
As condições objetivas de trabalho e o aluno real não podem interferir no processo de planejamento, pois essa interferência pode prejudicar a qualidade dos resultados.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação à gestão escolar, julgue os itens de 111 a 115.
Os professores em exercício na escola fazem parte do corpo docente, e os alunos e as associações que os representam fazem parte do corpo discente.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Assinale a opção incorreta.
A mudança da função do computador como meio educacional acontece juntamente com um questionamento da função da escola e do papel do professor.
A verdadeira função do aparato educacional não deve ser a de ensinar, mas sim a de criar condições de aprendizagem.
As novas tendências de uso do computador na educação mostram que ele pode ser importante no processo de substituição total do professor em sala de aula, o que garante um resultado mais eficiente de ensino.
O professor deve deixar de ser o repassador do conhecimento — o computador pode fazer isso e o faz muito mais eficientemente do que o professor — e passar a ser o criador de ambientes de aprendizagem e o facilitador do processo de desenvolvimento intelectual do aluno
Julgue os itens subseqüentes com relação ao planejamento de ensino e seus elementos constitutivos.
Refletir sobre a prática para transformá-la e realizar as mediações necessárias para implementar essas mudanças são ações próprias de um enfoque dialético de planejamento de ensino.
Os conteúdos curriculares da educação básica observarão as seguintes diretrizes, EXCETO:
promoção do desporto educacional e apoio às práticas políticas nãoformais.
consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento.
difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação à gestão escolar, julgue os itens de 111 a 115.
A presença de tecnologias e a prática de avaliação rigorosa asseguram a qualidade da escola.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...