Questões de Pedagogia

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Julgue os itens que se seguem, relativos ao planejamento escolar, à didática e aos componentes do processo educativo.

O saber do aluno deve ser o ponto de partida para a organização do trabalho pedagógico na abordagem progressista.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção incorreta em relação aos mecanismos de participação na gestão e na organização do trabalho pedagógico.

  • A.

    O conselho escolar, órgão de representação da comunidade educativa, é uma instância colegiada que deve contar com a representação dos diferentes segmentos da comunidade escolar e local.

  • B.

    O conselho escolar, órgão de representação da comunidade educativa, é uma instância individualizada que deve contar somente com a participação dos docentes na realização das atividades.

  • C.

    A autonomia precisa ser cotidianamente construída, não sendo, portanto, resultado de atos e resoluções decretadas. A garantia de progressivos graus de autonomia é fundamental para a efetivação de processos democráticos.

  • D.

    São considerados mecanismos de participação o conselho escolar, o grêmio estudantil, a forma de escolha do dirigente escolar, a descentralização e a autonomia da escola.

Diante da necessidade de capacitação de gestores escolares, vem ganhando progressiva importância a formação continuada e em serviço, visando ao desenvolvimento de competências profissionais que, segundo Machado (2000), constituem- se de:

  • A.

    referências para a estruturação curricular e metodológica da formação e para a definição de objetivos.

  • B.

    elementos para a formação de profissionais qualificados, segundo critérios de racionalidade econômica e mercadológica.

  • C.

    habilidades técnicas que promovam a autonomia escolar diante das diretrizes das políticas educacionais.

  • D.

    saberes construídos na experiência pregressa no magistério, que são adicionados a práticas diretivas e monocráticas.

  • E.

    conhecimentos que foram adquiridos durante a formação acadêmica e que são compartilhados entre gestores.

Se, na verdade, o sonho que nos anima é democrático e solidário, não é falando aos outros, de cima pra baixo, sobretudo, como se fôssemos os portadores da verdade a ser transmitida aos demais, que aprendemos a escutar, mas é escutando que aprendemos a falar com eles.

Esta afirmação explicita a importância do

  • A.

    saber do educador em seu trabalho de orientação aos adolescentes e às crianças.

  • B.

    reconhecimento às diferenças culturais apresentadas pelas crianças e adolescentes.

  • C.

    acompanhamento que deve ser realizado junto às crianças e aos adolescentes.

  • D.

    diagnóstico dos problemas enfrentados pelos jovens e a função da escuta.

  • E.

    trabalho de aconselhamento por meio do diálogo franco e aberto.

A partir das abordagens de planejamento educacional, julgue os itens a seguir.

Em um planejamento considerado estratégico, a dinâmica do processo trabalha na lógica da harmonia social por meio da negociação e com resultados de longo prazo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir da constatação da realidade apresentada no texto, assinale a opção correta acerca da idéia de escola inclusiva.

  • A.

    A escola inclusiva é mantida por um ideal cujo foco é não deixar de fora do ambiente escolar nenhuma criança, jovem ou adulto que não teve acesso ao ensino fundamental na idade própria, independentemente da deficiência por ele apresentada.

  • B.

    Os ideais da escola inclusiva se restringem ao atendimento das pessoas portadoras de necessidades especiais em ambientes específicos, com as condições físicas e pessoal especializado para o atendimento a cada uma das deficiências.

  • C.

    Os índices de reprovação e desistência juntamente com a baixa escolaridade não interferem nos ideais da escola inclusiva, pois esta se preocupa apenas com a inclusão, nos estabelecimentos regulares, das pessoas portadoras de necessidades especiais.

  • D.

    A idéia de inclusão se restringe às pessoas que não tiveram oportunidade de cursar o ensino fundamental na infância e, por isso, necessitam ser incluídas no ambiente escolar por meio de programas de alfabetização de jovens e adultos.

Muitas vezes, no ensino fundamental, particularmente em sua etapa inicial, a História tem permanecido distante dos interesses do aluno. Para que o ensino da História seja parte atraente e significativa do cotidiano escolar, os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem, em suas orientações didáticas:

  • A.

    escolha criteriosa do livro didático que irá nortear o trabalho realizado pelo professor.

  • B.

    vínculo do estudo dos fatos históricos às datas do calendário cívico, dando maior significação ao conhecimento.

  • C.

    conteúdos e situações de aprendizagem que possibilitem refletir criticamente sobre as convivências e as obras humanas.

  • D.

    primazia para a pesquisa de fontes documentais como instrumentos de informação a serem analisadas e interpretadas.

  • E.

    ensino formal do conceito de tempo desde os dois primeiros ciclos, tratando-o como elemento que possibilita organizar os acontecimentos.

"Uma escola reflexiva é uma comunidade de aprendizagem e é um local onde se produz conhecimento sobre educação." (Alarcão, 2003, p. 38). De acordo com o pensamento da autora, para que uma escola seja reflexiva, é papel do diretor:

  • A.

    alertar a comunidade escolar sobre os riscos do cidadão do século XXI ser condicionado pelas tecnologias.

  • B.

    respeitar a vontade dos atores da escola: professores, alunos, pais e toda a comunidade.

  • C.

    avaliar, junto com o grupo, a realidade da escola, delinear estratégias de ação, implementar e novamente avaliar.

  • D.

    diagnosticar possíveis falhas nos processos desenvolvidos na escola e identificar os responsáveis para que possam receber formação.

  • E.

    envolver os professores na construção do projeto da escola para que estes o transmitam aos alunos e aos pais.

Numa concepção de Educação Inclusiva, a realização de projetos educativos exige a compreensão de que as pessoas são diferentes umas das outras e, por isso, a necessidade de

  • A.

    realizar métodos de controle das ações indesejáveis das crianças ou adolescentes, visando um comportamento social adequado, portanto, inclusivo à sociedade.

  • B.

    desenvolver atividades esportivas para canalizar as ações agressivas e inadequadas dos diversos membros do grupo.

  • C.

    inserir técnicas de participação espontânea que levem cada membro do grupo a se rever e mudar seu comportamento diante da sociedade.

  • D.

    implantar normas de convivência em que o educando possa aprender a se comportar de acordo com as regras sociais permitidas pela instituição educacional.

  • E.

    criar condições para que todos se sintam pertencentes ao grupo, de maneira a serem respeitados e reconhecidos em suas várias formas de pensar e agir.

A partir das abordagens de planejamento educacional, julgue os itens a seguir.

A descontinuidade das ações governamentais e a redução do planejamento a orçamento são características do planejamento educacional brasileiro em diferentes momentos históricos do país.

  • C. Certo
  • E. Errado
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