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Julgue os itens que se seguem, relativos ao planejamento escolar, à didática e aos componentes do processo educativo.
O saber do aluno deve ser o ponto de partida para a organização do trabalho pedagógico na abordagem progressista.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Assinale a opção incorreta em relação aos mecanismos de participação na gestão e na organização do trabalho pedagógico.
O conselho escolar, órgão de representação da comunidade educativa, é uma instância colegiada que deve contar com a representação dos diferentes segmentos da comunidade escolar e local.
O conselho escolar, órgão de representação da comunidade educativa, é uma instância individualizada que deve contar somente com a participação dos docentes na realização das atividades.
A autonomia precisa ser cotidianamente construída, não sendo, portanto, resultado de atos e resoluções decretadas. A garantia de progressivos graus de autonomia é fundamental para a efetivação de processos democráticos.
São considerados mecanismos de participação o conselho escolar, o grêmio estudantil, a forma de escolha do dirigente escolar, a descentralização e a autonomia da escola.
Diante da necessidade de capacitação de gestores escolares, vem ganhando progressiva importância a formação continuada e em serviço, visando ao desenvolvimento de competências profissionais que, segundo Machado (2000), constituem- se de:
referências para a estruturação curricular e metodológica da formação e para a definição de objetivos.
elementos para a formação de profissionais qualificados, segundo critérios de racionalidade econômica e mercadológica.
habilidades técnicas que promovam a autonomia escolar diante das diretrizes das políticas educacionais.
saberes construídos na experiência pregressa no magistério, que são adicionados a práticas diretivas e monocráticas.
conhecimentos que foram adquiridos durante a formação acadêmica e que são compartilhados entre gestores.
Se, na verdade, o sonho que nos anima é democrático e solidário, não é falando aos outros, de cima pra baixo, sobretudo, como se fôssemos os portadores da verdade a ser transmitida aos demais, que aprendemos a escutar, mas é escutando que aprendemos a falar com eles.
Esta afirmação explicita a importância do
saber do educador em seu trabalho de orientação aos adolescentes e às crianças.
reconhecimento às diferenças culturais apresentadas pelas crianças e adolescentes.
acompanhamento que deve ser realizado junto às crianças e aos adolescentes.
diagnóstico dos problemas enfrentados pelos jovens e a função da escuta.
trabalho de aconselhamento por meio do diálogo franco e aberto.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A partir das abordagens de planejamento educacional, julgue os itens a seguir.
Em um planejamento considerado estratégico, a dinâmica do processo trabalha na lógica da harmonia social por meio da negociação e com resultados de longo prazo.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A partir da constatação da realidade apresentada no texto, assinale a opção correta acerca da idéia de escola inclusiva.
A escola inclusiva é mantida por um ideal cujo foco é não deixar de fora do ambiente escolar nenhuma criança, jovem ou adulto que não teve acesso ao ensino fundamental na idade própria, independentemente da deficiência por ele apresentada.
Os ideais da escola inclusiva se restringem ao atendimento das pessoas portadoras de necessidades especiais em ambientes específicos, com as condições físicas e pessoal especializado para o atendimento a cada uma das deficiências.
Os índices de reprovação e desistência juntamente com a baixa escolaridade não interferem nos ideais da escola inclusiva, pois esta se preocupa apenas com a inclusão, nos estabelecimentos regulares, das pessoas portadoras de necessidades especiais.
A idéia de inclusão se restringe às pessoas que não tiveram oportunidade de cursar o ensino fundamental na infância e, por isso, necessitam ser incluídas no ambiente escolar por meio de programas de alfabetização de jovens e adultos.
Muitas vezes, no ensino fundamental, particularmente em sua etapa inicial, a História tem permanecido distante dos interesses do aluno. Para que o ensino da História seja parte atraente e significativa do cotidiano escolar, os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem, em suas orientações didáticas:
escolha criteriosa do livro didático que irá nortear o trabalho realizado pelo professor.
vínculo do estudo dos fatos históricos às datas do calendário cívico, dando maior significação ao conhecimento.
conteúdos e situações de aprendizagem que possibilitem refletir criticamente sobre as convivências e as obras humanas.
primazia para a pesquisa de fontes documentais como instrumentos de informação a serem analisadas e interpretadas.
ensino formal do conceito de tempo desde os dois primeiros ciclos, tratando-o como elemento que possibilita organizar os acontecimentos.
"Uma escola reflexiva é uma comunidade de aprendizagem e é um local onde se produz conhecimento sobre educação." (Alarcão, 2003, p. 38). De acordo com o pensamento da autora, para que uma escola seja reflexiva, é papel do diretor:
alertar a comunidade escolar sobre os riscos do cidadão do século XXI ser condicionado pelas tecnologias.
respeitar a vontade dos atores da escola: professores, alunos, pais e toda a comunidade.
avaliar, junto com o grupo, a realidade da escola, delinear estratégias de ação, implementar e novamente avaliar.
diagnosticar possíveis falhas nos processos desenvolvidos na escola e identificar os responsáveis para que possam receber formação.
envolver os professores na construção do projeto da escola para que estes o transmitam aos alunos e aos pais.
Numa concepção de Educação Inclusiva, a realização de projetos educativos exige a compreensão de que as pessoas são diferentes umas das outras e, por isso, a necessidade de
realizar métodos de controle das ações indesejáveis das crianças ou adolescentes, visando um comportamento social adequado, portanto, inclusivo à sociedade.
desenvolver atividades esportivas para canalizar as ações agressivas e inadequadas dos diversos membros do grupo.
inserir técnicas de participação espontânea que levem cada membro do grupo a se rever e mudar seu comportamento diante da sociedade.
implantar normas de convivência em que o educando possa aprender a se comportar de acordo com as regras sociais permitidas pela instituição educacional.
criar condições para que todos se sintam pertencentes ao grupo, de maneira a serem respeitados e reconhecidos em suas várias formas de pensar e agir.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A partir das abordagens de planejamento educacional, julgue os itens a seguir.
A descontinuidade das ações governamentais e a redução do planejamento a orçamento são características do planejamento educacional brasileiro em diferentes momentos históricos do país.
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