Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma professora escreveu no alto de uma ficha: "Verificação bimestral". Uma colega da mesma escola, ao ver a ficha, perguntou se não seria melhor se registrasse "Avaliação da aprendizagem".
Na contraposição entre verificação e avaliação, há na segunda concepção a busca por uma construção efetiva da aprendizagem porque a avaliação:
subsidia a ação educativa ao proporcionar a compreensão de avanços, limites e dificuldades dos educandos diante dos objetivos.
supõe observação, obtenção, análise e síntese dos dados que delimitam os conteúdos com os quais se está trabalhando.
culmina com a obtenção da informação necessária para constatar se o educando atingiu os objetivos traçados.
proporciona ao educando a utilização de instrumentos diferenciados de medida, que possibilitam uma melhoria de sua nota.
classifica os alunos segundo critérios de aproveitamento que são registrados e escalonados para a formulação de uma média.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os seguintes itens, que versam sobre a pesquisa em educação.
Um projeto de pesquisa em educação precisa contemplar apenas o método adotado, pois os outros elementos estão atrelados ao método escolhido.
A promoção da crítica nas atividades de leitura deve ser preocupação do professor.
Qual ação abaixo opõe-se a esse procedimento?
Estimular os alunos a posicionarem-se em relação ao tema que leram e a ouvir a opinião dos colegas.
Conscientizar os alunos sobre os filtros ideológicos de cada leitor no processo interpretativo.
Conduzir o debate, acrescentando alternativas à reflexão e opinião dos alunos.
Evitar o monopólio da análise de poucos estudantes.
Desestimular as subjetividades nas leituras dos alunos, ensinando-lhes um modelo interpretativo aceitável.
A professora Renata busca, através de práticas de avaliação, um processo formativo. Uma avaliação nesta perspectiva oferece ao professor:
visão dos desempenhos distribuídos em diferentes graus e referenciais comparativos entre os educandos.
resultados individualizados a partir de práticas coletivizadas e relação utilitarista com o conhecimento.
possibilidade de trabalhar com notas e com conceitos, e de expressar o desempenho de modo quantitativo e qualitativo.
identificação e explicação de erros e interpretações quanto às estratégias e atitudes dos alunos.
maior tempo dedicado às atividades de avaliação e resultados mais correspondentes à aprendizagem real.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens a seguir a respeito do projeto político-pedagógico da escola e da educação continuada dos profissionais da escola.
O processo de formação continuada dos profissionais da escola compromissada com a construção do projeto políticopedagógico não se deve limitar aos conteúdos curriculares, mas estender a temas como cidadania, gestão democrática, avaliação, metodologia de pesquisa e ensino, novas tecnologias de ensino, entre outras que a localidade possa exigir.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando que o planejamento é uma etapa importante em qualquer processo administrativo, julgue os itens subseqüentes.
Toda instituição de ensino necessita de um projeto pedagógico, que é um instrumento formal, mas não interfere nem reproduz as políticas educacionais dessa instituição.
Segundo as teorias críticas, a aprendizagem de língua inglesa pode ampliar a consciência do aluno sobre o fenômeno lingüístico. Verifica-se esse processo quando o aluno
atinge fluência, correção e boa pronúncia na comunicação oral.
está ciente da exigência do conhecimento da língua inglesa para a sobrevivência na sociedade globalizada.
compreende que quem usa a linguagem o faz de um lugar situado na história, numa cultura e instituição.
sabe escrever textos coesos e coerentes em todos os gêneros do discurso.
demonstra conhecimento sistêmico na leitura do gênero estudado.
Analise as afirmações abaixo.
I – Diferenciar é organizar as interações e as atividades, de modo a que cada aluno seja confrontado constantemente com as situações didáticas mais fecundas para ele.
II – A pedagogia diferenciada que proporciona os melhores resultados é a divisão em grupos de níveis ou cursos, cada um deles dotado de um currículo específico.
III – A diferenciação do ensino rompe com a indiferença às diferenças e neutraliza os mecanismos de fabricação do sucesso escolar.
IV – A diferenciação restrita visa a que todos atinjam o mesmo nível de domínio, através da adoção de caminhos que conduzam às mesmas competências.
No que diz respeito às pedagogias diferenciadas, são corretas, apenas, as afirmações:
Os professores, via de regra, enfrentam o "problema da solidão", ou seja, a dificuldade de trocar idéias com seus colegas e de formar equipes de trabalho.
Considere as ações abaixo:
I- organizar grupos de estudo;
II- traçar os objetivos gerais do planejamento;
III- incentivar a atitude de pesquisa;
IV- acolher as experiências pessoais.
São consideradas ações compatíveis com uma prática de orientação pedagógica participativa:
somente I, III e IV
somente I e III
somente I, II e IV
somente II, III e IV
I, II, III e IV
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens a seguir a respeito do projeto político-pedagógico da escola e da educação continuada dos profissionais da escola.
No que tange à educação continuada dos profissionais envolvidos, direta e indiretamente, com o trabalho educativo, compete à escola: proceder ao levantamento de necessidade de formação continuada de seus profissionais e elaborar seu programa de formação sem depender dos órgãos centrais do sistema de ensino, no sentido de fortalecer seu papel na concepção, execução e avaliação do referido programa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...