Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma professora escreveu no alto de uma ficha: "Verificação bimestral". Uma colega da mesma escola, ao ver a ficha, perguntou se não seria melhor se registrasse "Avaliação da aprendizagem".

Na contraposição entre verificação e avaliação, há na segunda concepção a busca por uma construção efetiva da aprendizagem porque a avaliação:

  • A.

    subsidia a ação educativa ao proporcionar a compreensão de avanços, limites e dificuldades dos educandos diante dos objetivos.

  • B.

    supõe observação, obtenção, análise e síntese dos dados que delimitam os conteúdos com os quais se está trabalhando.

  • C.

    culmina com a obtenção da informação necessária para constatar se o educando atingiu os objetivos traçados.

  • D.

    proporciona ao educando a utilização de instrumentos diferenciados de medida, que possibilitam uma melhoria de sua nota.

  • E.

    classifica os alunos segundo critérios de aproveitamento que são registrados e escalonados para a formulação de uma média.

Julgue os seguintes itens, que versam sobre a pesquisa em educação.

Um projeto de pesquisa em educação precisa contemplar apenas o método adotado, pois os outros elementos estão atrelados ao método escolhido.

  • C. Certo
  • E. Errado

A promoção da crítica nas atividades de leitura deve ser preocupação do professor.
Qual ação abaixo opõe-se a esse procedimento?

  • A.

    Estimular os alunos a posicionarem-se em relação ao tema que leram e a ouvir a opinião dos colegas.

  • B.

    Conscientizar os alunos sobre os filtros ideológicos de cada leitor no processo interpretativo.

  • C.

    Conduzir o debate, acrescentando alternativas à reflexão e opinião dos alunos.

  • D.

    Evitar o monopólio da análise de poucos estudantes.

  • E.

    Desestimular as subjetividades nas leituras dos alunos, ensinando-lhes um modelo interpretativo aceitável.

A professora Renata busca, através de práticas de avaliação, um processo formativo. Uma avaliação nesta perspectiva oferece ao professor:

  • A.

    visão dos desempenhos distribuídos em diferentes graus e referenciais comparativos entre os educandos.

  • B.

    resultados individualizados a partir de práticas coletivizadas e relação utilitarista com o conhecimento.

  • C.

    possibilidade de trabalhar com notas e com conceitos, e de expressar o desempenho de modo quantitativo e qualitativo.

  • D.

    identificação e explicação de erros e interpretações quanto às estratégias e atitudes dos alunos.

  • E.

    maior tempo dedicado às atividades de avaliação e resultados mais correspondentes à aprendizagem real.

Julgue os itens a seguir a respeito do projeto político-pedagógico da escola e da educação continuada dos profissionais da escola.

O processo de formação continuada dos profissionais da escola compromissada com a construção do projeto políticopedagógico não se deve limitar aos conteúdos curriculares, mas estender a temas como cidadania, gestão democrática, avaliação, metodologia de pesquisa e ensino, novas tecnologias de ensino, entre outras que a localidade possa exigir.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que o planejamento é uma etapa importante em qualquer processo administrativo, julgue os itens subseqüentes.

Toda instituição de ensino necessita de um projeto pedagógico, que é um instrumento formal, mas não interfere nem reproduz as políticas educacionais dessa instituição.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo as teorias críticas, a aprendizagem de língua inglesa pode ampliar a consciência do aluno sobre o fenômeno lingüístico. Verifica-se esse processo quando o aluno

  • A.

    atinge fluência, correção e boa pronúncia na comunicação oral.

  • B.

    está ciente da exigência do conhecimento da língua inglesa para a sobrevivência na sociedade globalizada.

  • C.

    compreende que quem usa a linguagem o faz de um lugar situado na história, numa cultura e instituição.

  • D.

    sabe escrever textos coesos e coerentes em todos os gêneros do discurso.

  • E.

    demonstra conhecimento sistêmico na leitura do gênero estudado.

Analise as afirmações abaixo.

I – Diferenciar é organizar as interações e as atividades, de modo a que cada aluno seja confrontado constantemente com as situações didáticas mais fecundas para ele.

II – A pedagogia diferenciada que proporciona os melhores resultados é a divisão em grupos de níveis ou cursos, cada um deles dotado de um currículo específico.

III – A diferenciação do ensino rompe com a indiferença às diferenças e neutraliza os mecanismos de fabricação do sucesso escolar.

IV – A diferenciação restrita visa a que todos atinjam o mesmo nível de domínio, através da adoção de caminhos que conduzam às mesmas competências.

No que diz respeito às pedagogias diferenciadas, são corretas, apenas, as afirmações:

  • A. I e III
  • B. I e IV
  • C. II e III
  • D. III e IV
  • E. II, III e IV

Os professores, via de regra, enfrentam o "problema da solidão", ou seja, a dificuldade de trocar idéias com seus colegas e de formar equipes de trabalho.

Considere as ações abaixo:

I- organizar grupos de estudo;

II- traçar os objetivos gerais do planejamento;

III- incentivar a atitude de pesquisa;

IV- acolher as experiências pessoais.

São consideradas ações compatíveis com uma prática de orientação pedagógica participativa:

  • A.

    somente I, III e IV

  • B.

    somente I e III

  • C.

    somente I, II e IV

  • D.

    somente II, III e IV

  • E.

    I, II, III e IV

Julgue os itens a seguir a respeito do projeto político-pedagógico da escola e da educação continuada dos profissionais da escola.

No que tange à educação continuada dos profissionais envolvidos, direta e indiretamente, com o trabalho educativo, compete à escola: proceder ao levantamento de necessidade de formação continuada de seus profissionais e elaborar seu programa de formação sem depender dos órgãos centrais do sistema de ensino, no sentido de fortalecer seu papel na concepção, execução e avaliação do referido programa.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...