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Considere a situação abaixo para reponder às questões de nos 21 e 22.
Numa classe de pré-adolescentes, houve uma intensa discussão sobre o problema da anorexia nervosa, doença que leva as pessoas a pararem de comer em função de padrões de beleza que determinam magreza absoluta. A professora desta classe, em diálogo com seus alunos, programou uma pesquisa sobre o tema.
Durante a pesquisa, os alunos tomaram contato com os Índices de Massa Corporal (IMC) das modelos da indústria da moda nas últimas décadas. Calcularam o IMC das modelos e seus próprios índices, elaboraram gráficos e tabelas, estudaram as diferentes décadas trabalhando o tempo histórico, redigiram textos sobre o assunto e publicaram um informativo. A este respeito foram feitas as afirmativas a seguir.
I – Trata-se de um exemplo de transversalidade, pois estabelece, na prática educativa, uma relação entre a aprendizagem de conhecimentos teoricamente sistematizados e as questões da vida real.
II – A pesquisa foi realizada de forma interdisciplinar, pois questiona a segmentação entre os diferentes campos do conhecimento, levando em conta sua inter-relação.
III – Por se tratar de um procedimento didático, é um modelo de centro de interesse, que está na gênese da pedagogia de projetos.
O modo como a professora conduziu a pesquisa está relacionado à(s) afirmação(ões):
"Manda quem pode, obedece quem tem juízo." Esta é uma frase que se refere às relações de poder. No entanto, mais do que uma frase, esse pensamento invadiu a escola durante muito tempo. Neste contexto, as relações de poder eram bem marcadas, e os processos de aprendizagem eram mais fortemente baseados em procedimentos individuais.
Dos preceitos a seguir, assinale aquele que corrobora essa postura.
A presença de um coordenador é importante, pois nele são centralizadas as informações, ficando sob sua responsabilidade encaminhamentos pertinentes, como estudos, debates, encontros entre professores e coordenadores.
O estímulo à autonomia do sujeito desenvolve o sentimento de segurança em relação às suas próprias capacidades, levando-o a interagir de modo orgânico e integrado num trabalho de equipe.
Ao elaborar seu projeto educativo, a escola discute e expõe valores coletivos, delimita prioridades, define os resultados desejados e incorpora a auto-avaliação ao seu trabalho, em função do conhecimento da comunidade em que atua.
O trabalho em grupo exige que os alunos considerem diferenças individuais, tragam contribuições, respeitem as regras estabelecidas e proponham outras, formando atitudes que propiciam o desenvolvimento da autonomia na dimensão grupal.
Atualmente cresce o consenso de que alguns direitos humanos são direitos essencialmente coletivos, como o direito à paz e a um ambiente saudável.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A partir das abordagens de planejamento educacional, julgue os itens a seguir.
No momento da avaliação de um planejamento participativo, a questão dos conflitos inerentes ao processo de implementação das ações não pode ser considerada, pois pode prejudicar a tomada de posteriores decisões de forma homogênea e harmoniosa.
Quem passa pela porta da sala de aula da professora Lívia e observa a classe acha que a indisciplina reina no lugar. Alguns alunos, de pé, circulam entre os grupos, dando palpites no trabalho alheio. Muitos falam ao mesmo tempo, parecendo negociar pontos de vista. Outros prendem papéis nos murais, enquanto poucos escrevem numa tabela. A professora percorre a sala, buscando a interação com os alunos.
Esta narrativa está fundamentada numa concepção de disciplina, segundo Aquino (1996), em que prevalece o olhar baseado numa perspectiva:
psicológica, na qual a indisciplina é resultado de uma carência psíquica infra-estrutural.
socio-histórica, na qual a indisciplina se torna força legítima de resistência.
social-condicionante, na qual a pobreza e as carências alimentares geram situações de indisciplina.
ético-moralizante, na qual se constata que a crise de valores atinge o espaço escolar.
do conhecimento e da relação professor-aluno, na qual a agitação é catalisadora do ato de conhecer.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A partir das abordagens de planejamento educacional, julgue os itens a seguir.
A abordagem tradicional, que se baseia em uma teoria positivista e absorve para si características tayloristas, considera o planejamento como responsabilidade de especialistas diretamente vinculados aos níveis hierárquicos mais elevados.
Após a proposição de uma atividade, um aluno perguntou ao professor: "Vai ser para nota?". Diante da negativa do professor, o aluno comentou: "Ah, então eu não vou fazer..." Falas como a desse aluno revelam uma concepção de avaliação com a qual os discentes se habituaram. Trata-se da "Pedagogia do exame" (Luckesi, 1995), que tem como conseqüências:
oferecimento de subsídios para a decisão da melhoria da aprendizagem, conformismo psíquico e ênfase em resultados.
auxílio na construção de aprendizagem satisfatória, desenvolvimento do autocontrole e compromisso com a geração de competências.
práticas pedagógicas centradas na avaliação, ajuda na construção de um psiquismo auto-referente e ação didática voltada para a promoção social.
controle da aprendizagem e da disciplina baseado no medo, internalização positiva de padrões de conduta e reforço à estruturação social classista.
secundarização do significado do ensino e da aprendizagem, desenvolvimento de personalidades submissas e produção de seletividade social.
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Julgue os seguintes itens, que versam sobre a pesquisa em educação.
Em educação, a pesquisa quantitativa restringe-se aos dados apurados, enquanto a pesquisa qualitativa faz uma leitura mais crítica da realidade utilizando esses dados.
Um aluno expressou um conceito errado em uma redação. Ao constatar o erro, seu professor, por aderir a uma concepção mediadora de avaliação, considerou que essa redação e as tarefas de aprendizagem, em geral, devem ser compreendidas como um(a):
momento de fixação de conteúdos e de aferição de resultados, no intuito de devolver ao aluno uma compreensão o mais clara e fiel possível dos conhecimentos trabalhados pela escola.
elemento de reflexão sobre o processo de construção do conhecimento, subsidiando a reformulação de tarefas e a revisão sobre o modo como os conteúdos são trabalhados.
resultado da interação entre a subjetividade do aluno e a subjetividade do professor, oferecendo ao docente a possibilidade de medir a aprendizagem com maior precisão e fazer a decorrente classificação.
possibilidade de conhecer as hipóteses dos alunos e de retê-las, pois são a expressão da criatividade necessária para lidar com a complexidade do mundo contemporâneo.
busca de problematização, tendo em vista a seleção dos mais aptos e a recuperação dos que ainda precisam de reforço, por meio da reescritura após a correção.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os seguintes itens, que versam sobre a pesquisa em educação.
Na pesquisa participante, pesquisador e pesquisados são sujeitos ativos na produção do conhecimento.
Atualmente recomenda-se conhecer as características do letramento da comunidade a que pertence a escola.
Qual afirmação abaixo NÃO reflete essa orientação?
O desenho de um currículo escolar deve se voltar às necessidades dos estudantes da comunidade.
A escola deve se preocupar em conhecer a inserção sócio-econômica dos estudantes da comunidade.
O envolvimento de todos que compõem a comunidade escolar − professores, diretores, estudantes, funcionários da escola − é desejado.
O professor deve concentrar-se em literaturas canônicas, que representam leituras poucas vezes feitas pelos estudantes da comunidade.
Deve-se identificar o que os alunos lêem, porque lêem, se lêem em livros, na internet, na tela de cinema, que práticas de leitura desenvolvem.
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