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Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando que o planejamento é uma etapa importante em qualquer processo administrativo, julgue os itens subseqüentes.
Na elaboração de planejamento estratégico, as fases de diagnóstico, de entendimento da missão da instituição, de identificação dos instrumentos e de controle/avaliação podem ser realizadas aleatoriamente.
Ao desenvolver a produção oral em língua inglesa, o professor deverá levar em conta uma questão relacionada à pronúncia:
a necessidade de escolha de um modelo, visando à aprendizagem eficiente da produção oral.
as diferenças nos usos do sistema fonético e fonológico nas línguas materna e estrangeira; pode haver interferências de uma para outra.
a necessidade de interferência imediata do professor na ocorrência de um erro de pronúncia, evitando-se a recorrência do mesmo.
a inadequação das correções de pronúncia, de acordo com as metodologias atuais.
a eficiência dos exercícios programados de repetição para a prática da pronúncia correta.
Dentre as descrições abaixo, assinale aquela que corresponde a uma transposição didática que leve a aprendizagens efetivas e ao desenvolvimento de competências de alto nível.
Divisão do programa em unidades independentes, tendo cada uma um tempo delimitado de sensibilização, de exercício e de controle.
Apresentação da matéria e aplicação de exercícios de fixação em atividades de aula, com encaminhamento de mais exercícios para casa.
Aplicação eqüitativa de instrumentos de avaliação após a exposição e o emprego de conteúdos em situações cotidianas.
Adoção de um livro didático de referência a partir do qual é possível fundamentar os conhecimentos que fazem parte de um bloco de ensino.
Proposição de atividades grupais em que os alunos observem fenômenos naturais e pesquisem outros fenômenos correlatos.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
A Pedagogia, sendo ciência da e para a educação, estuda a educação, a instrução e o ensino. Para tanto, compõe-se de ramos de estudos próprios, mas, ao mesmo tempo, busca em outras ciências os conhecimentos teóricos e práticos que concorrem para o esclarecimento do seu objeto, o fenômeno educativo. Nesse contexto, é correto afirmar que o estudo de importantes aspectos do processo de ensino e de aprendizagem, como implicação das fases do desenvolvimento dos alunos, e a organização das relações professor-aluno e dos alunos entre si caracterizam-se como contribuição da:
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens a seguir a respeito do projeto político-pedagógico da escola e da educação continuada dos profissionais da escola.
Os princípios norteadores de elaboração de qualquer projeto político-pedagógico são: igualdade; qualidade; gestão democrática; liberdade e valorização do magistério.
No ensino de língua inglesa, a noção de "tarefas" (tasks) constitui relevante orientação didático-pedagógica atualmente. As tarefas
concentram-se num sistema lingüístico e suprem a aprendizagem pretendida.
aplicam-se a alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem e possibilitam a recuperação desses alunos.
relacionam, por meio de atividades, fatos e experiências da sociedade ao ensino da sala de aula.
resumem-se em experiências de comunicação oral, com vistas à melhoria dessa habilidade, como por exemplo, a pronúncia.
baseiam-se numa prática instrucional individualizada que, por meio de exercícios lingüísticos, promove a aprendizagem correta da língua inglesa.
Ao analisar as causas do fracasso escolar, Perrenoud (2001) identifica o currículo como um mecanismo que fabrica o insucesso quando o(a):
corpo docente busca o intercâmbio de saberes e a construção coletiva de aprendizagem.
cultura escolar é elitista por ditar conteúdos exigentes e aprendizagens precoces.
gestão escolar se aproxima das decisões pedagógicas e gera planejamento participativo.
formulação curricular está baseada no saber das classes populares e nos conteúdos oficiais.
instituição escolar se submete a mecanismos externos de avaliação.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
A formação continuada ganha hoje destaque, constituindo parte das condições de trabalho profissional. A esse respeito, pode-se considerar como formação continuada:
I. Prolongamento da formação inicial, visando ao aperfeiçoamento profissional teórico e prático, no próprio contexto de trabalho, e ao desenvolvimento de uma cultura geral mais ampla, para além do exercício profissional.
II. Encontros e palestras esporádicas.
III. Ações de formação dentro e fora da jornada de trabalho.
IV. Atividades realizadas fora do contexto social e escolar.
V. Formação feita na escola, a partir de situações trazidas de fora, independente dos saberes adquiridos pelos professores na situação de trabalho.
Estão corretas apenas:
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens a seguir a respeito do projeto político-pedagógico da escola e da educação continuada dos profissionais da escola.
O projeto político-pedagógico da escola revela quem é a comunidade escolar, quais são seus desafios, suas dificuldades com relação à conquista da autonomia e da gestão democrática, seus valores, seus anseios e sua identidade.
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) apresenta-se como o veículo de que se serve a Constituição para consagrar o direito à cidadania àqueles que não tiveram acesso à escolarização na idade apropriada. A necessidade da EJA torna-se evidente em razão de suas funções:
I. Reparadora
II. Equalizadora
III. Qualificadora
IV. Classificatória
Estão corretas APENAS as afirmativas:
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