Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando que o planejamento é uma etapa importante em qualquer processo administrativo, julgue os itens subseqüentes.

Na elaboração de planejamento estratégico, as fases de diagnóstico, de entendimento da missão da instituição, de identificação dos instrumentos e de controle/avaliação podem ser realizadas aleatoriamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao desenvolver a produção oral em língua inglesa, o professor deverá levar em conta uma questão relacionada à pronúncia:

  • A.

    a necessidade de escolha de um modelo, visando à aprendizagem eficiente da produção oral.

  • B.

    as diferenças nos usos do sistema fonético e fonológico nas línguas materna e estrangeira; pode haver interferências de uma para outra.

  • C.

    a necessidade de interferência imediata do professor na ocorrência de um erro de pronúncia, evitando-se a recorrência do mesmo.

  • D.

    a inadequação das correções de pronúncia, de acordo com as metodologias atuais.

  • E.

    a eficiência dos exercícios programados de repetição para a prática da pronúncia correta.

Dentre as descrições abaixo, assinale aquela que corresponde a uma transposição didática que leve a aprendizagens efetivas e ao desenvolvimento de competências de alto nível.

  • A.

    Divisão do programa em unidades independentes, tendo cada uma um tempo delimitado de sensibilização, de exercício e de controle.

  • B.

    Apresentação da matéria e aplicação de exercícios de fixação em atividades de aula, com encaminhamento de mais exercícios para casa.

  • C.

    Aplicação eqüitativa de instrumentos de avaliação após a exposição e o emprego de conteúdos em situações cotidianas.

  • D.

    Adoção de um livro didático de referência a partir do qual é possível fundamentar os conhecimentos que fazem parte de um bloco de ensino.

  • E.

    Proposição de atividades grupais em que os alunos observem fenômenos naturais e pesquisem outros fenômenos correlatos.

A Pedagogia, sendo ciência da e para a educação, estuda a educação, a instrução e o ensino. Para tanto, compõe-se de ramos de estudos próprios, mas, ao mesmo tempo, busca em outras ciências os conhecimentos teóricos e práticos que concorrem para o esclarecimento do seu objeto, o fenômeno educativo. Nesse contexto, é correto afirmar que o estudo de importantes aspectos do processo de ensino e de aprendizagem, como implicação das fases do desenvolvimento dos alunos, e a organização das relações professor-aluno e dos alunos entre si caracterizam-se como contribuição da:

  • A. Sociologia da Educação
  • B. Filosofia da Educação
  • C. Antropologia Educacional
  • D. Psicologia da Educação
  • E. História da Educação

Julgue os itens a seguir a respeito do projeto político-pedagógico da escola e da educação continuada dos profissionais da escola.

Os princípios norteadores de elaboração de qualquer projeto político-pedagógico são: igualdade; qualidade; gestão democrática; liberdade e valorização do magistério.

  • C. Certo
  • E. Errado

No ensino de língua inglesa, a noção de "tarefas" (tasks) constitui relevante orientação didático-pedagógica atualmente. As tarefas

  • A.

    concentram-se num sistema lingüístico e suprem a aprendizagem pretendida.

  • B.

    aplicam-se a alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem e possibilitam a recuperação desses alunos.

  • C.

    relacionam, por meio de atividades, fatos e experiências da sociedade ao ensino da sala de aula.

  • D.

    resumem-se em experiências de comunicação oral, com vistas à melhoria dessa habilidade, como por exemplo, a pronúncia.

  • E.

    baseiam-se numa prática instrucional individualizada que, por meio de exercícios lingüísticos, promove a aprendizagem correta da língua inglesa.

Ao analisar as causas do fracasso escolar, Perrenoud (2001) identifica o currículo como um mecanismo que fabrica o insucesso quando o(a):

  • A.

    corpo docente busca o intercâmbio de saberes e a construção coletiva de aprendizagem.

  • B.

    cultura escolar é elitista por ditar conteúdos exigentes e aprendizagens precoces.

  • C.

    gestão escolar se aproxima das decisões pedagógicas e gera planejamento participativo.

  • D.

    formulação curricular está baseada no saber das classes populares e nos conteúdos oficiais.

  • E.

    instituição escolar se submete a mecanismos externos de avaliação.

A formação continuada ganha hoje destaque, constituindo parte das condições de trabalho profissional. A esse respeito, pode-se considerar como formação continuada:

I. Prolongamento da formação inicial, visando ao aperfeiçoamento profissional teórico e prático, no próprio contexto de trabalho, e ao desenvolvimento de uma cultura geral mais ampla, para além do exercício profissional.

II. Encontros e palestras esporádicas.

III. Ações de formação dentro e fora da jornada de trabalho.

IV. Atividades realizadas fora do contexto social e escolar.

V. Formação feita na escola, a partir de situações trazidas de fora, independente dos saberes adquiridos pelos professores na situação de trabalho.

Estão corretas apenas:

  • A. I, II e V
  • B. I, II e IV
  • C. I e III
  • D. II, III e V
  • E. II, III e IV

Julgue os itens a seguir a respeito do projeto político-pedagógico da escola e da educação continuada dos profissionais da escola.

O projeto político-pedagógico da escola revela quem é a comunidade escolar, quais são seus desafios, suas dificuldades com relação à conquista da autonomia e da gestão democrática, seus valores, seus anseios e sua identidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) apresenta-se como o veículo de que se serve a Constituição para consagrar o direito à cidadania àqueles que não tiveram acesso à escolarização na idade apropriada. A necessidade da EJA torna-se evidente em razão de suas funções:

I. Reparadora

II. Equalizadora

III. Qualificadora

IV. Classificatória

Estão corretas APENAS as afirmativas:

  • A. I e II
  • B. I, II e III
  • C. I, II e IV
  • D. I e III
  • E. II, III e IV
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...