Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O texto à seguir é referência para responder às questões de nos 17, 18 e 19.

 Em "O Homem que Amava Caixas", Stephen Michael King explora a complexidade das emoções envolvidas quando se ama alguém, e mostra que, às vezes, o amor pode ser demonstrado através de atos e não de palavras". Para isso, narra a história de um pai e um filho que encontraram uma forma de demonstrar o amor entre eles, tendo como elo a utilização de caixas de papelão.

 

A partir do estudo do livro "O Homem que Amava Caixas", alunos de 4 a 5 anos de uma escola construíram um projeto de trabalho que culminou com um grande encontro com pais e convidados que trouxeram caixas de diversos formatos e tamanhos e com elas construíram brinquedos, casinhas, máscaras e até um trenzinho.

  • A.

    construído a partir de um eixo de trabalho e organizado ao redor de um problema, partindo dos conteúdos programáticos de cada série

  • B.

    construído a partir de um tema gerador, escolhido pela escola, que trabalha conhecimentos específicos de leitura, escrita e raciocino lógico.

  • C.

    de caráter pedagógico, partindo dos conteúdos programáticos de cada série, e trabalhando conhecimentos necessários para a alfabetização

  • D.

    de caráter lúdico, partindo do interesse e de indagações da criança sobre a realidade para trabalhar conhecimentos específicos.

  • E.

    de caráter lúdico, partindo do interesse da criança sobre a leitura e a escrita para trabalhar conhecimentos necessários para o Ensino Fundamental

Considerando o fato de que o ensino fundamental no Brasil é direito público subjetivo, julgue os itens a seguir à luz da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

O direito à educação, assegurado como direito social, aplicase inclusive àqueles que não tiveram acesso ao ensino fundamental na idade escolar recomendada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao planejamento de ensino e à sua elaboração por meio da metodologia de projetos, julgue os próximos itens.

Em uma metodologia de projetos, o planejamento de ensino é focado na interdisciplinaridade, devido à integração das diferentes áreas de conhecimento, por meio da coordenação de conexões necessárias.

  • C. Certo
  • E. Errado

A hora da roda é um momento muito importante no cotidiano da Educação Infantil. Normalmente acontece antes de serem iniciadas as atividades do dia. Nessa hora, os componentes do grupo falam, dão suas opiniões, discordam ou concordam sobre vários assuntos. Nesse momento, o papel da educadora é:

  • A. coordenar a conversa e problematizar as questões que surgem.
  • B. verificar se as crianças aprenderam os conceitos trabalhados no dia anterior
  • C. organizar as mesas para o trabalho diversificado
  • D. conversar com as crianças enquanto espera que todas cheguem
  • E. comunicar para as crianças o planejamento do dia.

Considerando o fato de que o ensino fundamental no Brasil é direito público subjetivo, julgue os itens a seguir à luz da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Direito público subjetivo significa o direito de cada sujeito, de cada indivíduo e de cada cidadão brasileiro.

  • C. Certo
  • E. Errado

O conceito de "zona de desenvolvimento proximal", desenvolvido por Vygotsky, possibilita compreender funções e desenvolvimentos que estão a caminho de se completarem. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo, identificando com V a(s) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s):

( ) O processo de desenvolvimento nada mais é do que a apropriação ativa do conhecimento disponível na sociedade em que a criança nasceu.

( ) A aprendizagem precederia o desenvolvimento intelectual, seguindo-o e com ele coincidindo.

( ) A criança aprende e interage em sua maneira de pensar o conhecimento de sua cultura.

( ) O desenvolvimento intelectual mais complexo torna-se imutável.

( ) O processo de desenvolvimento consiste, apenas, na apropriação das informações processadas pelos professores em ambientes de aprendizagem.

A seqüência correta é:

  • A. V F F V V
  • B. F V F V F
  • C. V F V F F
  • D. F V F F V
  • E. V V V F V

Com relação ao planejamento de ensino e à sua elaboração por meio da metodologia de projetos, julgue os próximos itens.

Em uma metodologia de projetos, a aprendizagem deve ser algo ativo e significativo, por isso é necessário o envolvimento de todos os segmentos da comunidade escolar, desde a concepção até a avaliação.

  • C. Certo
  • E. Errado

No âmbito da Saúde na Educação, existe uma área muito pouco explorada pelos profissionais da educação: a sexualidade infantil. Por inúmeros motivos, em especial pelo desconhecimento do assunto, tal temática tem-se revelado um dos maiores obstáculos ao trabalho do educador no espaço das instituições de Educação Infantil. No que diz respeito ao trabalho realizado sobre essa temática, é correto afirmar que o educador deve:

  • A. exercer intensa vigilância sobre o comportamento sexual das crianças.
  • B. evitar que meninos e meninas brinquem juntos em jogos e brincadeiras
  • C. demarcar claramente os objetos e cores usados por meninos e meninas
  • D. incentivar a constituição de grupos de trabalho de meninos e meninas
  • E. trabalhar com as crianças os conceitos de gênero desde a pré-escola

Vygotsky defende a idéia de contínua interação entre as mutáveis condições sociais e a base biológica do comportamento humano. Sob essa perspectiva, pode-se afirmar:

I. A linguagem e a interação desempenham papéis importantíssimos na formação e organização do pensamento complexo e abstrato individual.

II. O desenvolvimento do pensamento recebe grande influência da linguagem e do comportamento de pessoas experientes, o que leva os sujeitos, gradativamente, a adquirirem capacidade de se auto-regularem.

III. Pensamento e linguagem são dois círculos independentes que produzem o chamado pensamento verbal.

IV. As estruturas de linguagem dominadas pelas crianças passam a constituir as estruturas básicas de sua forma de pensar.

V. Os fatores biológicos constituem elementos preponderantes sobre os sujeitos sociais somente na fase adulta.

Estão corretas apenas:

  • A. I, II e III
  • B. I, II e IV
  • C. III, IV e V
  • D. I, III e V
  • E. II e V

Com relação ao planejamento de ensino e à sua elaboração por meio da metodologia de projetos, julgue os próximos itens.

Em uma metodologia de projetos, o sucesso individual é desconsiderado, pois o que importa é a evolução de todo o grupo.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...