Questões de Pedagogia

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Em uma instituição escolar, os professores implementaram um projeto coletivo que previa o trabalho dos alunos nas salas de aula para organizar a pesquisa a ser realizada tanto no laboratório de informática da escola, como em outros espaços que possibilitassem a utilização da Internet para a busca de dados e também para a sistematização das informações e apresentação do trabalho final para os demais estudantes.

Com relação a esse projeto pedagógico, assinale a opção correta.

  • A.

    Nesse tipo de atividade descrita, encontros presenciais são desnecessários e até mesmo não recomendáveis, pois os encontros virtuais são os únicos indicados para suprir as necessidades dos alunos e não criar dependência na construção de conhecimentos.

  • B.

    O estabelecimento de espaços e tempos predeterminados comuns para todos aqueles que estiverem envolvidos nesse projeto será fundamental para o sucesso do resultado final e da aprendizagem dos alunos.

  • C.

    Uma relação dialógica que propicie a cooperação entre os atores envolvidos no processo de pesquisa e a valorização da criatividade individual serão atitudes dos gestores desse projeto essenciais para uma aprendizagem colaborativa.

  • D.

    A utilização de forma eficaz do computador deve ser o fim de um projeto como o proposto, pois ele não pode ser considerado apenas uma ferramenta para a construção de conhecimentos ou o desenvolvimento de aptidões.

Segundo os PCNs, as propostas para o ensino de Ciências devem considerar

  • A.

    suas relações com a tecnologia e com as demais questões sociais e ambientais.

  • B.

    o método científico, da maneira como é utilizado pelos cientistas.

  • C.

    a assimilação de conteúdos, para formar uma base teórica bem consolidada.

  • D.

    o uso do livro didático como o norteador do processo ensino-aprendizagem.

  • E.

    a busca da verdade e de explicações incontestáveis para os fenômenos naturais.

A educação compensatória, baseada na teoria da privação cultural, teve grande influência na educação infantil e, ainda hoje, deixa suas marcas na educação pública, quando esta apresenta um(a):

  • A.

    foco na promoção da integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivos e sociais

  • B.

    atenção redobrada com os aspectos da saúde - alimentação e higiene - das crianças pobres

  • C.

    concepção de educação marcada pela estimulação cognitiva e postura assistencialista

  • D.

    grande preocupação com o atendimento à questão do desenvolvimento físico, a partir da merenda escolar

  • E.

    grande preocupação com a formação do cidadão, buscando ideais de igualdade e liberdade.

Os currículos escolares são elaborados com o objetivo de possibilitar a aquisição de conhecimentos por parte do alunado. Nesse sentido, a estruturação dos currículos intenta atender ao paradigma científico. Análises curriculares demonstram suposições básicas embutidas na construção dos currículos tradicionais. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

Toda estrutura curricular apresenta o que a teoria crítica chama de currículo oculto: o conjunto de normas, valores e crenças não declarados, mas transmitidos aos estudantes por intermédio do conteúdo formal das disciplinas e pelas relações sociais que acontecem entre os segmentos que compõem a comunidade escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em uma escola de ensino fundamental foi implantada uma ação para propiciar a melhoria do rendimento escolar. Essa ação estava centrada na distribuição de objetos escolares como prêmios para todos os alunos que obtivessem nota superior a sete pontos.

Nessa situação, é correto afirmar que essa ação está baseada na teoria de aprendizagem denominada

  • A. epistemologia genética, de Piaget.
  • B. behaviorismo, de Skinner.
  • C. sociointeracionismo, de Vigotsky.
  • D. aprendizagem significativa, de Ausubel.

É comum nos dias de hoje ouvir os educadores se queixando das famílias, dizendo que as mesmas estão "abandonando" seus filhos sob a responsabilidade das escolas. Por outro lado, também é comum ouvir os pais dizerem que as escolas não têm cumprido seu papel, abrindo pouco espaço de troca com as famílias. Sobre esta situação, pode-se afirmar que a relação família-escola deve ser desenvolvida com base na:

  • A.

    responsabilização direta dos pais sobre a educação social das crianças.

  • B.

    responsabilização direta das escolas sobre a educação formal das crianças.

  • C.

    co-responsabilidade das famílias e das escolas sobre a educação das crianças.

  • D.

    gestão democrática de responsabilidades sobre a educação das crianças.

  • E.

    psicologia do desenvolvimento e das relações sobre a educação das crianças.

O atual Plano de Educação para a Ciência, do MEC, é uma iniciativa que tem, dentre seus objetivos:

– Incentivar projetos curriculares voltados para a educação científica e mudanças curriculares que incorporem abordagens práticas e problematizadoras das Ciências;
– Implantar as oficinas de Ciências, Cultura e Arte em instituições de ensino e científicas, como espaços de ensino-aprendizagem e de formação inicial e continuada de professores.

Estes objetivos permitem identificar um movimento para um ensino de ciências que prioriza

  • A.

    o positivismo e o processo de investigação.

  • B.

    a psicologia da instrução e o behaviorismo.

  • C.

    o enfoque multidisciplinar e contextualizado.

  • D.

    a exposição de conteúdos, memorização e repetição.

  • E.

    o construtivismo e a experimentação.

Curto, Morillo e Teixidó (2000) enfatizam a leitura na escola como atividade de interpretação e compreensão de textos. Os autores afirmam que, para que isso seja possível, existem pressupostos necessários para a leitura, tais como o conhecimento

  • A. relativo ao assunto do texto, pois este não deve ser familiar à realidade imediata da criança, para poder despertar o interesse.
  • B. convencional das letras que aparecem nos textos, as famílias silábicas e os sons relacionados às letras
  • C. de finalidade e necessidade da leitura, bem como dos indicadores do contexto, úteis para antecipar a leitura, o tema e o vocabulário, dentre outros
  • D. do significado correto das palavras presentes no texto, pois, em caso contrário, a compreensão fica impossibilitada
  • E. do tipo de texto e do autor que o produziu, pois textos mais complexos impedem a interpretação da crianç

Os currículos escolares são elaborados com o objetivo de possibilitar a aquisição de conhecimentos por parte do alunado. Nesse sentido, a estruturação dos currículos intenta atender ao paradigma científico. Análises curriculares demonstram suposições básicas embutidas na construção dos currículos tradicionais. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

Nas ciências humanas e sociais, os conteúdos curriculares tradicionais estão indissociavelmente ligados ao questionamento dos julgamentos de valor, dos padrões de moralidade e das questões referentes à natureza da liberdade e do controle.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das abordagens da relação professor/aluno no processo educacional, é correto afirmar que, na abordagem

  • A.

    tradicional, a relação é horizontal, e o trabalho coletivo é fundamental na resolução de problemas.

  • B.

    comportamentalista, cabe ao aluno o direito de aprender aquilo que o professor transmite, sem questionamento.

  • C.

    humanista, o professor maximiza o desempenho dos alunos por meio da organização racional dos meios.

  • D.

    cognitivista, o professor cria situações de acordo com o estágio de desenvolvimento do aluno para que este explore o ambiente de forma ativa.

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