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Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Em uma instituição escolar, os professores implementaram um projeto coletivo que previa o trabalho dos alunos nas salas de aula para organizar a pesquisa a ser realizada tanto no laboratório de informática da escola, como em outros espaços que possibilitassem a utilização da Internet para a busca de dados e também para a sistematização das informações e apresentação do trabalho final para os demais estudantes.
Com relação a esse projeto pedagógico, assinale a opção correta.
Nesse tipo de atividade descrita, encontros presenciais são desnecessários e até mesmo não recomendáveis, pois os encontros virtuais são os únicos indicados para suprir as necessidades dos alunos e não criar dependência na construção de conhecimentos.
O estabelecimento de espaços e tempos predeterminados comuns para todos aqueles que estiverem envolvidos nesse projeto será fundamental para o sucesso do resultado final e da aprendizagem dos alunos.
Uma relação dialógica que propicie a cooperação entre os atores envolvidos no processo de pesquisa e a valorização da criatividade individual serão atitudes dos gestores desse projeto essenciais para uma aprendizagem colaborativa.
A utilização de forma eficaz do computador deve ser o fim de um projeto como o proposto, pois ele não pode ser considerado apenas uma ferramenta para a construção de conhecimentos ou o desenvolvimento de aptidões.
Segundo os PCNs, as propostas para o ensino de Ciências devem considerar
suas relações com a tecnologia e com as demais questões sociais e ambientais.
o método científico, da maneira como é utilizado pelos cientistas.
a assimilação de conteúdos, para formar uma base teórica bem consolidada.
o uso do livro didático como o norteador do processo ensino-aprendizagem.
a busca da verdade e de explicações incontestáveis para os fenômenos naturais.
A educação compensatória, baseada na teoria da privação cultural, teve grande influência na educação infantil e, ainda hoje, deixa suas marcas na educação pública, quando esta apresenta um(a):
foco na promoção da integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivos e sociais
atenção redobrada com os aspectos da saúde - alimentação e higiene - das crianças pobres
concepção de educação marcada pela estimulação cognitiva e postura assistencialista
grande preocupação com o atendimento à questão do desenvolvimento físico, a partir da merenda escolar
grande preocupação com a formação do cidadão, buscando ideais de igualdade e liberdade.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Os currículos escolares são elaborados com o objetivo de possibilitar a aquisição de conhecimentos por parte do alunado. Nesse sentido, a estruturação dos currículos intenta atender ao paradigma científico. Análises curriculares demonstram suposições básicas embutidas na construção dos currículos tradicionais. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
Toda estrutura curricular apresenta o que a teoria crítica chama de currículo oculto: o conjunto de normas, valores e crenças não declarados, mas transmitidos aos estudantes por intermédio do conteúdo formal das disciplinas e pelas relações sociais que acontecem entre os segmentos que compõem a comunidade escolar.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Em uma escola de ensino fundamental foi implantada uma ação para propiciar a melhoria do rendimento escolar. Essa ação estava centrada na distribuição de objetos escolares como prêmios para todos os alunos que obtivessem nota superior a sete pontos.
Nessa situação, é correto afirmar que essa ação está baseada na teoria de aprendizagem denominada
É comum nos dias de hoje ouvir os educadores se queixando das famílias, dizendo que as mesmas estão "abandonando" seus filhos sob a responsabilidade das escolas. Por outro lado, também é comum ouvir os pais dizerem que as escolas não têm cumprido seu papel, abrindo pouco espaço de troca com as famílias. Sobre esta situação, pode-se afirmar que a relação família-escola deve ser desenvolvida com base na:
responsabilização direta dos pais sobre a educação social das crianças.
responsabilização direta das escolas sobre a educação formal das crianças.
co-responsabilidade das famílias e das escolas sobre a educação das crianças.
gestão democrática de responsabilidades sobre a educação das crianças.
psicologia do desenvolvimento e das relações sobre a educação das crianças.
O atual Plano de Educação para a Ciência, do MEC, é uma iniciativa que tem, dentre seus objetivos:
– Incentivar projetos curriculares voltados para a educação científica e mudanças curriculares que incorporem abordagens práticas e problematizadoras das Ciências;
– Implantar as oficinas de Ciências, Cultura e Arte em instituições de ensino e científicas, como espaços de ensino-aprendizagem e de formação inicial e continuada de professores.
Estes objetivos permitem identificar um movimento para um ensino de ciências que prioriza
o positivismo e o processo de investigação.
a psicologia da instrução e o behaviorismo.
o enfoque multidisciplinar e contextualizado.
a exposição de conteúdos, memorização e repetição.
o construtivismo e a experimentação.
Curto, Morillo e Teixidó (2000) enfatizam a leitura na escola como atividade de interpretação e compreensão de textos. Os autores afirmam que, para que isso seja possível, existem pressupostos necessários para a leitura, tais como o conhecimento
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Os currículos escolares são elaborados com o objetivo de possibilitar a aquisição de conhecimentos por parte do alunado. Nesse sentido, a estruturação dos currículos intenta atender ao paradigma científico. Análises curriculares demonstram suposições básicas embutidas na construção dos currículos tradicionais. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
Nas ciências humanas e sociais, os conteúdos curriculares tradicionais estão indissociavelmente ligados ao questionamento dos julgamentos de valor, dos padrões de moralidade e das questões referentes à natureza da liberdade e do controle.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca das abordagens da relação professor/aluno no processo educacional, é correto afirmar que, na abordagem
tradicional, a relação é horizontal, e o trabalho coletivo é fundamental na resolução de problemas.
comportamentalista, cabe ao aluno o direito de aprender aquilo que o professor transmite, sem questionamento.
humanista, o professor maximiza o desempenho dos alunos por meio da organização racional dos meios.
cognitivista, o professor cria situações de acordo com o estágio de desenvolvimento do aluno para que este explore o ambiente de forma ativa.
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