Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um grupo de estagiários do Curso de Pedagogia, observa uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental. A professora recapitulou operações com frações heterogêneas e depois distribuiu um exercício, explicando que, em caso de dúvida, poderiam chamá-la. Os estagiários identificaram esse procedimento como:
uma exposição didática;
uma verificação da aprendizagem
um exercício de fixação;
um trabalho em grupo;
uma explicação para o momento da correção.
As crianças, desde que nascem, podem participar de inúmeras práticas sociais em seu cotidiano. É dessa maneira que constroem conhecimento sobre a vida social. A proposta educacional da Educação Infantil deve
corrigir desvios decorrentes de vivências e carências da criança em seu grupo familiar e social de origem.
ampliar as experiências que a criança traz de casa e de outros lugares, estabelecendo novas formas de relação e contato com o social.
organizar as informações adquiridas pelas crianças, através de atividades de fixação e de exercícios sobre as práticas sociais
deixar de fora as experiências que as crianças trazem e trabalhar de maneira uniforme, para que todos acompanhem os conteúdos
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Os currículos escolares são elaborados com o objetivo de possibilitar a aquisição de conhecimentos por parte do alunado. Nesse sentido, a estruturação dos currículos intenta atender ao paradigma científico. Análises curriculares demonstram suposições básicas embutidas na construção dos currículos tradicionais. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
Os conteúdos das disciplinas de todas as áreas são organizados, nos paradigmas curriculares tradicionais, no sentido de assegurar o conhecimento objetivo e capaz de ser investigado e descrito de maneira neutra.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Os professores e a direção de uma escola fizeram uma reformulação na organização do trabalho pedagógico que previa, entre outras ações, a instalação de salas ambiente onde os alunos podiam realizar pesquisas para solução de problemas propostos pelos professores, que eram os auxiliares para as crianças e que mantinham a motivação e a estimulação para a aprendizagem. Nessa situação, a concepção pedagógica prevalente é a denominada
Os conhecimentos de cada matéria do currículo, organizados pedagógica e didaticamente, são os conteúdos. A seleção dos conteúdos não está ligada:
ao momento histórico-cultural;
à filosofia da escola;
aos objetivos propostos;
às tendências econômicas e aos recursos da escola;
aos diferentes grupos.
As ações das crianças diante dos brinquedos dependem dos significados atribuídos por elas aos objetos e aos personagens durante a brincadeira. Dessa forma, a criança experimenta vários papéis e atitudes através do que é conhecido como jogo de:
O grupo não pode abrir mão de ouvir os diferentes sujeitos. É necessário conhecer as pessoas, senti-las e compreendê-las, deixando emergir as divergências e os conflitos, não os negando, mas criando condições para que todos se sintam pertencendo ao grupo. Cabe à ação supervisora
participar coletivamente da construção de alternativas que articule a educação aos demais processos de desenvolvimento e consolidação de relações sociais democráticas.
organizar seu trabalho em cada instituição educacional por meio de criterioso acompanhamento administrativo junto à direção.
procurar não intervir no trabalho coletivo da instituição educacional, para que a Equipe Técnica conquiste sua autonomia.
organizar o trabalho de cada profissional da unidade educacional, para que todos possam atuar de forma harmoniosa e eficiente.
orientar a direção da instituição educacional na difícil tarefa de constituição de espaços grupais e de definir os papéis que cada funcionário deve desempenhar na escola.
Os currículos escolares são elaborados com o objetivo de possibilitar a aquisição de conhecimentos por parte do alunado. Nesse sentido, a estruturação dos currículos intenta atender ao paradigma científico. Análises curriculares demonstram suposições básicas embutidas na construção dos currículos tradicionais. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
Os conteúdos das ciências exatas e naturais são organizados, nos currículos tradicionais, de forma a configurar o conhecimento das leis empiricamente testáveis.
As questões 41 a 45 referem-se à obra "Higiene e Puericultura", de Valdemar de Oliveira.
"Eugenia" é a ciência que orienta as mães para que:
I - Escolham o parceiro ideal;
II - Saibam que o bebê precisa de cuidados desde a concepção;
III - Usem-na como manual de procedimentos e recomendações saudáveis para o desenvolvimento do individuo;
IV - Sigam as orientações para o exame pré-nupcial. Está(ão) correta(s):
apenas I.
I, II.
III e IV.
I, III e IV.
I, II, III e IV.
Entre os assuntos a serem tratados, com base nos temas transversais, destacam-se:
Ética, Matemática e Meio Ambiente;
Meio Ambiente, Ciências e Saúde;
Matemática, Língua Portuguesa e Ciências;
Ética, Saúde e Meio Ambiente;
Matemática, História e Meio Ambiente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...