Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um grupo de estagiários do Curso de Pedagogia, observa uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental. A professora recapitulou operações com frações heterogêneas e depois distribuiu um exercício, explicando que, em caso de dúvida, poderiam chamá-la. Os estagiários identificaram esse procedimento como:

  • A.

    uma exposição didática;

  • B.

    uma verificação da aprendizagem

  • C.

    um exercício de fixação;

  • D.

    um trabalho em grupo;

  • E.

    uma explicação para o momento da correção.

As crianças, desde que nascem, podem participar de inúmeras práticas sociais em seu cotidiano. É dessa maneira que constroem conhecimento sobre a vida social. A proposta educacional da Educação Infantil deve

  • A.

    corrigir desvios decorrentes de vivências e carências da criança em seu grupo familiar e social de origem.

  • B. promover a socialização sistemática da criança, já que o processo anterior à escolaridade não tem bases pedagógicas.
  • C.

    ampliar as experiências que a criança traz de casa e de outros lugares, estabelecendo novas formas de relação e contato com o social.

  • D.

    organizar as informações adquiridas pelas crianças, através de atividades de fixação e de exercícios sobre as práticas sociais

  • E.

    deixar de fora as experiências que as crianças trazem e trabalhar de maneira uniforme, para que todos acompanhem os conteúdos

Os currículos escolares são elaborados com o objetivo de possibilitar a aquisição de conhecimentos por parte do alunado. Nesse sentido, a estruturação dos currículos intenta atender ao paradigma científico. Análises curriculares demonstram suposições básicas embutidas na construção dos currículos tradicionais. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

Os conteúdos das disciplinas de todas as áreas são organizados, nos paradigmas curriculares tradicionais, no sentido de assegurar o conhecimento objetivo e capaz de ser investigado e descrito de maneira neutra.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os professores e a direção de uma escola fizeram uma reformulação na organização do trabalho pedagógico que previa, entre outras ações, a instalação de salas ambiente onde os alunos podiam realizar pesquisas para solução de problemas propostos pelos professores, que eram os auxiliares para as crianças e que mantinham a motivação e a estimulação para a aprendizagem. Nessa situação, a concepção pedagógica prevalente é a denominada

  • A. progressista libertadora, de Paulo Freire.
  • B. histórico-crítica, de Demerval Saviani.
  • C. liberal renovadora não-diretiva, de Carl Rogers.
  • D. liberal renovadora progressiva, de Montessori.

Os conhecimentos de cada matéria do currículo, organizados pedagógica e didaticamente, são os conteúdos. A seleção dos conteúdos não está ligada:

  • A.

    ao momento histórico-cultural;

  • B.

    à filosofia da escola;

  • C.

    aos objetivos propostos;

  • D.

    às tendências econômicas e aos recursos da escola;

  • E.

    aos diferentes grupos.

As ações das crianças diante dos brinquedos dependem dos significados atribuídos por elas aos objetos e aos personagens durante a brincadeira. Dessa forma, a criança experimenta vários papéis e atitudes através do que é conhecido como jogo de:

  • A. significados.
  • B. faz-de-conta
  • C. memorização.
  • D. simbolismo.
  • E. recursos.

O grupo não pode abrir mão de ouvir os diferentes sujeitos. É necessário conhecer as pessoas, senti-las e compreendê-las, deixando emergir as divergências e os conflitos, não os negando, mas criando condições para que todos se sintam pertencendo ao grupo. Cabe à ação supervisora

  • A.

    participar coletivamente da construção de alternativas que articule a educação aos demais processos de desenvolvimento e consolidação de relações sociais democráticas.

  • B.

    organizar seu trabalho em cada instituição educacional por meio de criterioso acompanhamento administrativo junto à direção.

  • C.

    procurar não intervir no trabalho coletivo da instituição educacional, para que a Equipe Técnica conquiste sua autonomia.

  • D.

    organizar o trabalho de cada profissional da unidade educacional, para que todos possam atuar de forma harmoniosa e eficiente.

  • E.

    orientar a direção da instituição educacional na difícil tarefa de constituição de espaços grupais e de definir os papéis que cada funcionário deve desempenhar na escola.

Os currículos escolares são elaborados com o objetivo de possibilitar a aquisição de conhecimentos por parte do alunado. Nesse sentido, a estruturação dos currículos intenta atender ao paradigma científico. Análises curriculares demonstram suposições básicas embutidas na construção dos currículos tradicionais. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

Os conteúdos das ciências exatas e naturais são organizados, nos currículos tradicionais, de forma a configurar o conhecimento das leis empiricamente testáveis.

  • C. Certo
  • E. Errado

As questões 41 a 45 referem-se à obra "Higiene e Puericultura", de Valdemar de Oliveira.

"Eugenia" é a ciência que orienta as mães para que:

I - Escolham o parceiro ideal;

II - Saibam que o bebê precisa de cuidados desde a concepção;

III - Usem-na como manual de procedimentos e recomendações saudáveis para o desenvolvimento do individuo;

IV - Sigam as orientações para o exame pré-nupcial. Está(ão) correta(s):

  • A.

    apenas I.

  • B.

    I, II.

  • C.

    III e IV.

  • D.

    I, III e IV.

  • E.

    I, II, III e IV.

Entre os assuntos a serem tratados, com base nos temas transversais, destacam-se:

  • A.

    Ética, Matemática e Meio Ambiente;

  • B.

    Meio Ambiente, Ciências e Saúde;

  • C.

    Matemática, Língua Portuguesa e Ciências;

  • D.

    Ética, Saúde e Meio Ambiente;

  • E.

    Matemática, História e Meio Ambiente.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...