Questões de Pedagogia

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Na Educação Infantil, a criança realiza aprendizagens fundamentais sobre a escrita. Nesse segmento, o foco principal é:

  • A.

    ensinar metodicamente as regras e funções da língua escrita por meio de exercícios, para que a criança se aproprie do sistema

  • B.

    apresentar as letras do alfabeto para que a criança se familiarize com elas e possa, mais tarde, compreender o funcionamento da escrita

  • C.

    viabilizar atividades que permitam à criança trabalhar a escrita, multiplicando suas observações e descobrindo suas funções, usos e prazeres

  • D.

    facilitar a entrada da criança no Ensino Fundamental, fornecendo instrumentos a fim de que esteja preparada para os desafios que vai encontrar

  • E.

    evitar que a criança aprofunde os conhecimentos sobre a escrita precocemente, a fim de que não sejam queimadas etapas importantes.

"Os professores são as parteiras da sociedade do conhecimento." (Hargreaves, 2004). Para que esses profissionais possam ajudar a gerar esse tipo de sociedade, um modelo de organização do ensino baseado em comunidades de aprendizagem profissional vem sendo apresentado. Esse modelo é caracterizado como aquele em que a:

  • A.

    cultura organizacional é cooperativa; o planejamento conjunto é norma para o trabalho; há interdependência de referências externas e a socialização dos funcionários é uma preocupação.

  • B.

    tecnologia é uma referência para a produção de inovações; a avaliação é objeto de comparações de padrões coletivos de desempenho e os grupos de trabalho são flexíveis e diversificados, de acordo com o regime de contrato.

  • C.

    aprendizagem é o foco central das iniciativas de aperfeiçoamento; a Alfabetização e a Matemática são áreas fundamentais; a expectativa é que todos os alunos tenham padrões elevados de desempenho e que os professores passem por programas de capacitação.

  • D.

    responsabilidade pelo avanço no currículo é compartilhada; o trabalho está centrado nos alunos; métodos inovadores são desenvolvidos e relacionamentos de confiança de longo prazo são promovidos.

  • E.

    cooperação entre os professores é produzida; a agenda coletiva é definida com requisitos sobre o que deve ser feito conjuntamente e com quem e o processo de cooperação é microgerenciado.

Considerando o fato de que o ensino fundamental no Brasil é direito público subjetivo, julgue os itens a seguir à luz da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

A responsabilidade civil e criminal por crime de responsabilidade pública no caso de omissão da oferta ou da oferta irregular do ensino obrigatório gratuito não pode ser imputada a funcionários dos sistemas públicos de ensino.

  • C. Certo
  • E. Errado

A avaliação, como parte integrante e intrínseca do processo educacional, deve ser compreendida como:

  • A.

    um conjunto de atuações que tem a função de alimentar, sustentar e orientar a intervenção pedagógica;

  • B.

    os elementos que subsidiam o professor para uma reflexão contínua sobre sua prática e na criação de novos instrumentos de trabalho;

  • C.

    um instrumento para o aluno tomar consciência de suas conquistas, dificuldades e possibilidades, e se organizar na tarefa de aprender;

  • D.

    o momento que permite à escola definir prioridades e localizar as ações educacionais que demandam maior apoio;

  • E.

    o momento em que a comunidade interfere no processo ensino-aprendizagem a fim de torná-lo uniforme e eficaz.

O texto à seguir é referência para responder às questões de nos 17, 18 e 19.

 Em "O Homem que Amava Caixas", Stephen Michael King explora a complexidade das emoções envolvidas quando se ama alguém, e mostra que, às vezes, o amor pode ser demonstrado através de atos e não de palavras". Para isso, narra a história de um pai e um filho que encontraram uma forma de demonstrar o amor entre eles, tendo como elo a utilização de caixas de papelão.

 

Existem diferentes formas de expressão de afetos, sentimentos, idéias. A arte e o brincar abrem canais para que possamos dispor de muitas linguagens para nos expressar. Nessa história, percebe-se a presença da imaginação do pai e do filho fazendo parte da interação entre os dois. Com isso, é correto afirmar que a imaginação:

  • A. dificulta a apropriação, por parte da criança, dos elementos sociais, culturais e históricos indispensáveis ao desenvolvimento da linguagem verbal e não verbal.
  • B. dificulta a apropriação, por parte da criança, dos elementos sociais, culturais e históricos indispensáveis ao desenvolvimento da linguagem verbal e não verbal.
  • C. age no sentido de transformar totalmente a realidade, sem estabelecer nenhuma relação com a mesma, produzindo uma distância entre o real e o imaginário
  • D. é um processo infantil que aparece, especialmente, nos seis primeiros anos de vida, quando a criança ainda não desenvolveu plenamente o sentido de realidade
  • E. é um processo rico, mas é fundamental que na Educação Infantil possamos dar os necessários limites para que a criança não se distancie da realidade.

Considerando o fato de que o ensino fundamental no Brasil é direito público subjetivo, julgue os itens a seguir à luz da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Alimentação escolar e assistência à saúde do educando são programas suplementares que integram o direito de acesso ao ensino fundamental obrigatório e gratuito.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao planejamento de ensino e à sua elaboração por meio da metodologia de projetos, julgue os próximos itens.

As etapas de um projeto não podem ser estanques, por isso o planejamento deve ser flexível, permitindo adequações necessárias em todos os momentos de realização das atividades previstas.

  • C. Certo
  • E. Errado

O texto à seguir é referência para responder às questões de nos 17, 18 e 19.

 Em "O Homem que Amava Caixas", Stephen Michael King explora a complexidade das emoções envolvidas quando se ama alguém, e mostra que, às vezes, o amor pode ser demonstrado através de atos e não de palavras". Para isso, narra a história de um pai e um filho que encontraram uma forma de demonstrar o amor entre eles, tendo como elo a utilização de caixas de papelão.

 

Na história, o pai utilizou a arte para se expressar. Existem muitas formas de se expressar através das artes, e o desenho é uma delas. Na Educação Infantil, a criança cria e recria formas, por meio do desenho, integrando percepção, imaginação, reflexão e sensibilidade. Porém, é muito comum observar que muitas delas costumam imitar os desenhos dos colegas. Segundo o RCN, esse comportamento:

  • A. possibilita a aprendizagem, pois a partir dessa experiência se dá a apropriação de conteúdos, formas e figuras por meio da representação
  • B. inibe a criatividade da criança, tornando-a passiva frente às exigências da escola e diminuindo sua auto-estima
  • C. constrói parâmetros etários gráficos a partir das trocas de experiências sociais, emocionais e culturais distintas
  • D. promove a interação da criança com seus pares, facilitando com isso o desenvolvimento da habilidade viso-motora
  • E. limita a percepção da criança em relação ao meio que a cerca, tornando sua leitura de mundo desprovida de significado

Considerando o fato de que o ensino fundamental no Brasil é direito público subjetivo, julgue os itens a seguir à luz da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Os poderes públicos municipais têm de se ater à forma regular na oferta de ensino obrigatório e gratuito.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao planejamento de ensino e à sua elaboração por meio da metodologia de projetos, julgue os próximos itens.

A divisão do saber em compartimentos é um facilitador na implementação de uma metodologia de projetos, pois possibilita a realização de projetos diversificados e originais.

  • C. Certo
  • E. Errado
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