Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca do processo ensino-aprendizagem a distância (EAD), julgue os próximos itens.
A interaprendizagem é uma das características fundamentais do professor que trabalha como mediador pedagógico de um processo de EAD.
Os programas de capacitação no trabalho procuram o aperfeiçoamento educacional e a melhoria da qualidade de ensino. A realização desse programa deve ser planejada para que se possa atingir os seus objetivos.
Em relação ao desenvolvimento do planejamento de capacitação no trabalho, não está correto que:
deve-se identificar os problemas como desafios e tomar decisões adequadas;
deve-se considerar somente a cultura dos participantes e a natureza dos conteúdos;
deve-se consultar os participantes a respeito de seu entendimento sobre o programa;
deve-se oportunizar aos participantes a aplicação de seus conhecimentos e as habilidades correspondentes;
deve-se envolver os participantes na apresentação de conceitos, idéias e estratégias.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Organização e gestão constituem o conjunto das condições e dos meios utilizados para assegurar o bom funcionamento da escola para que se alcancem os objetivos educacionais esperados. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Na proposta democrático-participativa de gestão escolar, existe uma articulação entre todas as pessoas que se relacionam com a escola (pais, alunos, professores, funcionários e comunidade em geral) no acompanhamento das ações e nas avaliações sistemáticas, nas quais todos avaliam e são avaliados.
Tem certos dias em que eu penso em minha gente
E sinto assim todo o meu peito apertar
.............................................................
E aí me dá uma tristeza no meu peito
Feito um despeito de eu não ter como lutar
E eu, que não creio, peço a Deus por minha gente,
É gente humilde, que vontade de chorar..
(Francisco Buarque de Holanda- Vinícius de Moraes-Garoto)
Nos versos acima, gente humilde necessita que se olhe por ela e que lhe dê dignidade e trabalho. Só é possível recuperar uma criatura se conseguirmos dignificá-la, através da educação e sua preparação para o trabalho para que se sinta valorizada e respeitada por aquilo que consegue e produz. A partir da educação escolarizada, ela percebe que o trabalho:
I- é dignificante quando se ganha bem, caso contrário escraviza, restringindo o direito ao lazer e a convivência familiar;
II- é capaz de operar "milagres", de preencher o vazio deixado pela carência e não aceitação social;
III- é indispensável ao homem como meio de sua subsistência e como meta para fazer seus planos;
IV- confere dignidade às pessoas desde que sejam educadas para ele a partir de sua inserção na infância.
Assinale as afirmativas corretas:
somente I;
somente I e IV;
somente I e III;
somente II e III;
somente IV.
No mundo contemporâneo, as transformações sócioeconômico- tecnológicas estimularam o desenvolvimento das organizações de aprendizagem. Em relação à implantação de um projeto educacional, é INCORRETO afirmar que:
a motivação para aprender é influenciada pelas crenças e percepções do treinando;
a aplicação prática aumenta o desempenho do treinamento; o pragmatismo é indispensável;
quanto menor o envolvimento do aprendiz nos processos de aprendizagem maior a retenção;
a inteligência da equipe supera a inteligência dos indivíduos, desenvolvendo uma capacidade extraordinária de ações coordenadas;
a aprendizagem requer retroação e reforço; o aprendiz deve ser recompensado pelo novo comportamento.
De acordo com os PCN, o trabalho de educação ambiental na escola contribui para a formação de cidadãos plenos, capazes de decidir e atuar na sociedade de modo ético e comprometido com a vida e com a sociedade, tanto em nível local quanto global. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
Para se alcançar o ideal de sociedade sustentável, é necessária uma educação ambiental que se realize por meio de políticas públicas. Nesse sentido, a preparação de professores deve ser considerada prioritária.
O funcionamento das escolas depende de líderes eficazes que concentrem seus esforços e energias em liberar o potencial escondido em cada um. A liderança delegada tem como características:
ouvir, consultar e apoiar ativamente os integrantes da equipe gestora que têm oportunidade de influenciar na decisão;
envolver os integrantes da equipe no processo decisório, concordando em mudar de opinião de acordo com a decisão do grupo;
agir com elogios para levantar a confiança e a motivação dos liderados, tomando suas próprias decisões, depois de considerar o interesse dos integrantes equipe;
dizer claramente o que deve ser feito e proporcionar as orientações de como realizar as tarefas, valendo-se de formas autocráticas de decidir;
basear-se em objetivos desafiadores para comandar a equipe, influenciando no processo de decisão; sugerir alternativas, embora as decisões finais sejam do grupo gestor.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Organização e gestão constituem o conjunto das condições e dos meios utilizados para assegurar o bom funcionamento da escola para que se alcancem os objetivos educacionais esperados. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Na elaboração do projeto pedagógico da escola, deve-se levar em conta a cultura organizacional que se revela no currículo, na estrutura organizacional, nas relações humanas, nas ações de formação continuada e nas práticas de avaliação.
Bourdieu chamou a atenção dos educadores sobre a forma do professor manifestar-se, em sala de aula, em relação à exposição pública do erro do aluno. Ele nos fala da "violência simbólica" quando afirma:
o professor deve evitar estabelecer atritos cognoscitivos entre os alunos no ato de avaliação;
a ação pedagógica é um ato harmônico e como tal deve-se evitar a violência em sala de aula;
toda ação pedagógica é objetivamente uma inculcação de um modelo de certo/errado, convencionado pela cultura dominante;
toda ação pedagógica sustenta um modelo paradigmático democrático onde a cultura vigente simboliza o poder;
o erro do aluno deve ser investigado pelo professor a partir de sua posição hierárquica estabelecida pela normatização dos agentes educativos.
De acordo com os PCN, o trabalho de educação ambiental na escola contribui para a formação de cidadãos plenos, capazes de decidir e atuar na sociedade de modo ético e comprometido com a vida e com a sociedade, tanto em nível local quanto global. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
O objetivo da educação ambiental é a tomada de consciência do meio ambiente e dos problemas diretamente relacionados a ele.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...