Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
A pedagogia da autonomia proposta por Paulo Freire aborda os saberes docentes necessários à prática educativa e aponta alguns aspectos do ensinar que precisam ser bem trabalhados pelo professor, a fim de estabelecer uma relação professor-aluno positiva com vistas a uma melhor aprendizagem do aluno.
Assinale a alternativa que expressa, corretamente, o que essa proposta pedagógica define com respeito à autonomia do educando.
É a atitude de ensinar, admitindo a presença da curiosidade, da inquietude, do gosto do aluno, sem colocar limites à sua liberdade.
É a atitude de ensinar, admitindo a presença da curiosidade, da inquietude, do gosto do aluno, sem abrir mão de colocar limites à sua liberdade.
Significa ensinar, focalizando os próprios objetivos pedagógicos, gostos e interesses por certos assuntos, mas sem colocar limites à liberdade dos alunos.
Significa ensinar, estando livre de qualquer interesse político e econômico, orientando-se pelos próprios interesses, colocando limites à liberdade dos alunos.
É ensinar, livrando-se de interesses políticos e econômicos, atendendo ao ritmo, gosto e interesse dos alunos, sem lhes impor limites.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o tema transversal ética deve ser abordado em todas as disciplinas, contribuindo, assim, para a formação plena do cidadão. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes
O respeito mútuo, a solidariedade, o diálogo e a justiça são os valores que devem ser explorados em sala de aula para que se alcance uma educação ética.
Valéria quer matricular na creche seu bebê de 5 meses e está com muitas dúvidas a esse respeito, pois, efetivamente, poderia deixá-lo mais um tempo em casa com a sua mãe. Se você fosse conversar com ela sobre esse assunto, qual informação seria a correta?
A creche influencia, negativamente, o desenvolvimento motor do bebê, pois, normalmente, ele fica muitas horas no berço.
O ideal é que o bebê fique apenas com um adulto de referência, pois ainda não tem condições de se relacionar com muitas pessoas.
Os cuidados que a criança terá na creche, provavelmente, não serão tão afetivos, higiênicos e atenciosos como seriam os de casa.
Existe o perigo de um trauma da separação da mãe, que é o principal vínculo do bebê, dificultando outro vínculo com novos adultos.
Estudos atuais mostram que a criança na creche não corre riscos de trauma, pois a separação é parcial e o ambiente, acolhedor.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Os professores da Escola de Ensino Fundamental "Água é Vida", localizada nas proximidades da represa do Guarapiranga, resolveram desenvolver um Projeto Interdisciplinar ligado ao Tema Transversal Meio Ambiente. Visando facilitar o processo de ensino e de aprendizagem, os professores tiveram de utilizar a competência de referência, segundo Perrenoud (2000), ou seja,
organizar e dirigir situações de aprendizagem.
administrar os recursos da escola.
fazer entrevistas com os pais de alunos.
elaborar e produzir material informativo sobre o problema.
utilizar novas tecnologias.
Considerando que a direção de uma escola que atende da préescola à 9.ª série do ensino fundamental pretenda implantar uma horta nessa instituição de ensino, julgue os itens a seguir.
Pedagogicamente, é desejável que cada canteiro seja cuidado por turmas distintas de séries diferentes, para que os alunos das diversas turmas possam ser incentivados, pela competição, a cuidar melhor da horta.
De acordo com a Teoria de Henry Wallon, os estados afetivos no bebê são, invariavelmente, vividos como sensações corporais, e expressos sob a forma de emoções. Atento às necessidades expressas pela criança, principalmente pelo choro, o educador de creche deve:
I - cuidar e educar seguindo princípios de promoção da saúde;
II - respeitar as singularidades do bebê;
III - estabelecer um vínculo emocional com a criança;
IV - tratar bebês de mesma idade da mesma forma.
Está(ão) correta(s), apenas, o(s) item(s):
Nesse contexto, Paulo Freire nos afirma que ensinar
é um ato de transferir conhecimentos úteis à vida do educando; portanto, faz-se necessário diagnosticar a sua realidade cognitiva, incorporando os saberes não formais.
exige respeito aos saberes dos educandos e à possibilidade de associar as disciplinas estudadas as suas realidades concretas.
é transformar os conhecimentos do senso comum, em conhecimento verdadeiro, pois a cultura da elite é um direito de todos.
é um ato de humildade, onde o educador precisa valorizar e reconhecer como válidos todos os saberes dos educandos.
exige uma formação técnica do educador, para que este possa ensinar para além dos saberes das vivências dos educandos, afirmando a supremacia da tecnologia e da ciência.
Considerando que a direção de uma escola que atende da préescola à 9.ª série do ensino fundamental pretenda implantar uma horta nessa instituição de ensino, julgue os itens a seguir.
A escolha das hortaliças a serem plantadas é um assunto adequado para integrar a aprendizagem de conceitos de segurança alimentar.
A instituição de educação infantil exerce, também, uma função educativa junto aos pais, discutindo, informando, encaminhando os mais diversos assuntos, para que família e instituição, em colaboração mútua, possam promover uma educação integral da criança.
Patrícia Corsino
Para Bondioli e Mantovani (1998), a família deve ser considerada pela creche como:
usuária dos serviços oferecidos, cujos direitos devem ser assegurados, cabendo à creche manter a família satisfeita com seu atendimento.
cliente que deve fornecer informações sobre a criança e participar das atividades, como reuniões e festas, mas sem interferir na rotina.
parceira que precisa ser orientada pela instituição para adquirir mais conhecimentos sobre como cuidar dos filhos de forma adequada.
desafio permanente a enfrentar e a conquistar, para evitar que os pais queiram opinar sobre o funcionamento da instituição.
aliada na função de educar as crianças, possuindo um saber sobre os próprios filhos que não pode ser comparado ao da creche.
Para Antoni Zabala, aprender significa
assimilar um determinado conhecimento ensinado, de forma a conseguir reproduzi-lo nas várias situações de avaliação.
obter conteúdos novos que devem ser trabalhados sistematicamente para possibilitar a assimilação destes pelo aluno.
adquirir conhecimentos e habilidades que permitam a construção de novos conhecimentos.
construir o seu próprio conhecimento a partir da utilização de habilidades e competências específicas.
elaborar uma representação pessoal do conteúdo objeto da aprendizagem, fazê-lo seu, interiorizá-lo, integrá-los nos próprios esquemas de conhecimento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...