Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A pedagogia da autonomia proposta por Paulo Freire aborda os saberes docentes necessários à prática educativa e aponta alguns aspectos do ensinar que precisam ser bem trabalhados pelo professor, a fim de estabelecer uma relação professor-aluno positiva com vistas a uma melhor aprendizagem do aluno.

Assinale a alternativa que expressa, corretamente, o que essa proposta pedagógica define com respeito à autonomia do educando.

  • A.

    É a atitude de ensinar, admitindo a presença da curiosidade, da inquietude, do gosto do aluno, sem colocar limites à sua liberdade.

  • B.

    É a atitude de ensinar, admitindo a presença da curiosidade, da inquietude, do gosto do aluno, sem abrir mão de colocar limites à sua liberdade.

  • C.

    Significa ensinar, focalizando os próprios objetivos pedagógicos, gostos e interesses por certos assuntos, mas sem colocar limites à liberdade dos alunos.

  • D.

    Significa ensinar, estando livre de qualquer interesse político e econômico, orientando-se pelos próprios interesses, colocando limites à liberdade dos alunos.

  • E.

    É ensinar, livrando-se de interesses políticos e econômicos, atendendo ao ritmo, gosto e interesse dos alunos, sem lhes impor limites.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o tema transversal ética deve ser abordado em todas as disciplinas, contribuindo, assim, para a formação plena do cidadão. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes

O respeito mútuo, a solidariedade, o diálogo e a justiça são os valores que devem ser explorados em sala de aula para que se alcance uma educação ética.

  • C. Certo
  • E. Errado

Valéria quer matricular na creche seu bebê de 5 meses e está com muitas dúvidas a esse respeito, pois, efetivamente, poderia deixá-lo mais um tempo em casa com a sua mãe. Se você fosse conversar com ela sobre esse assunto, qual informação seria a correta?

  • A.

    A creche influencia, negativamente, o desenvolvimento motor do bebê, pois, normalmente, ele fica muitas horas no berço.

  • B.

    O ideal é que o bebê fique apenas com um adulto de referência, pois ainda não tem condições de se relacionar com muitas pessoas.

  • C.

    Os cuidados que a criança terá na creche, provavelmente, não serão tão afetivos, higiênicos e atenciosos como seriam os de casa.

  • D.

    Existe o perigo de um trauma da separação da mãe, que é o principal vínculo do bebê, dificultando outro vínculo com novos adultos.

  • E.

    Estudos atuais mostram que a criança na creche não corre riscos de trauma, pois a separação é parcial e o ambiente, acolhedor.

Os professores da Escola de Ensino Fundamental "Água é Vida", localizada nas proximidades da represa do Guarapiranga, resolveram desenvolver um Projeto Interdisciplinar ligado ao Tema Transversal Meio Ambiente. Visando facilitar o processo de ensino e de aprendizagem, os professores tiveram de utilizar a competência de referência, segundo Perrenoud (2000), ou seja,

  • A.

    organizar e dirigir situações de aprendizagem.

  • B.

    administrar os recursos da escola.

  • C.

    fazer entrevistas com os pais de alunos.

  • D.

    elaborar e produzir material informativo sobre o problema.

  • E.

    utilizar novas tecnologias.

Considerando que a direção de uma escola que atende da préescola à 9.ª série do ensino fundamental pretenda implantar uma horta nessa instituição de ensino, julgue os itens a seguir.

Pedagogicamente, é desejável que cada canteiro seja cuidado por turmas distintas de séries diferentes, para que os alunos das diversas turmas possam ser incentivados, pela competição, a cuidar melhor da horta.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com a Teoria de Henry Wallon, os estados afetivos no bebê são, invariavelmente, vividos como sensações corporais, e expressos sob a forma de emoções. Atento às necessidades expressas pela criança, principalmente pelo choro, o educador de creche deve:

I - cuidar e educar seguindo princípios de promoção da saúde;

II - respeitar as singularidades do bebê;

III - estabelecer um vínculo emocional com a criança;  

IV - tratar bebês de mesma idade da mesma forma.

Está(ão) correta(s), apenas, o(s) item(s):

  • A. I
  • B. II
  • C. III
  • D. I, II e III
  • E. I, II e IV

Nesse contexto, Paulo Freire nos afirma que ensinar

  • A.

    é um ato de transferir conhecimentos úteis à vida do educando; portanto, faz-se necessário diagnosticar a sua realidade cognitiva, incorporando os saberes não formais.

  • B.

    exige respeito aos saberes dos educandos e à possibilidade de associar as disciplinas estudadas as suas realidades concretas.

  • C.

    é transformar os conhecimentos do senso comum, em conhecimento verdadeiro, pois a cultura da elite é um direito de todos.

  • D.

    é um ato de humildade, onde o educador precisa valorizar e reconhecer como válidos todos os saberes dos educandos.

  • E.

    exige uma formação técnica do educador, para que este possa ensinar para além dos saberes das vivências dos educandos, afirmando a supremacia da tecnologia e da ciência.

Considerando que a direção de uma escola que atende da préescola à 9.ª série do ensino fundamental pretenda implantar uma horta nessa instituição de ensino, julgue os itens a seguir.

A escolha das hortaliças a serem plantadas é um assunto adequado para integrar a aprendizagem de conceitos de segurança alimentar.

  • C. Certo
  • E. Errado

A instituição de educação infantil exerce, também, uma função educativa junto aos pais, discutindo, informando, encaminhando os mais diversos assuntos, para que família e instituição, em colaboração mútua, possam promover uma educação integral da criança.

Patrícia Corsino

Para Bondioli e Mantovani (1998), a família deve ser considerada pela creche como:

  • A.

    usuária dos serviços oferecidos, cujos direitos devem ser assegurados, cabendo à creche manter a família satisfeita com seu atendimento.

  • B.

    cliente que deve fornecer informações sobre a criança e participar das atividades, como reuniões e festas, mas sem interferir na rotina.

  • C.

    parceira que precisa ser orientada pela instituição para adquirir mais conhecimentos sobre como cuidar dos filhos de forma adequada.

  • D.

    desafio permanente a enfrentar e a conquistar, para evitar que os pais queiram opinar sobre o funcionamento da instituição.

  • E.

    aliada na função de educar as crianças, possuindo um saber sobre os próprios filhos que não pode ser comparado ao da creche.

Para Antoni Zabala, aprender significa

  • A.

    assimilar um determinado conhecimento ensinado, de forma a conseguir reproduzi-lo nas várias situações de avaliação.

  • B.

    obter conteúdos novos que devem ser trabalhados sistematicamente para possibilitar a assimilação destes pelo aluno.

  • C.

    adquirir conhecimentos e habilidades que permitam a construção de novos conhecimentos.

  • D.

    construir o seu próprio conhecimento a partir da utilização de habilidades e competências específicas.

  • E.

    elaborar uma representação pessoal do conteúdo objeto da aprendizagem, fazê-lo seu, interiorizá-lo, integrá-los nos próprios esquemas de conhecimento.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...