Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
"Alicerçado nas linhas-mestras de ação da escola, isto é, no planejamento curricular, surge, em níveis mais específicos, o planejamento de ensino. Indica a atividade direcional, metódica e sistematizada que será empreendida pelo professor junto a seus alunos, em busca de propósitos definidos." ( TURRA, Clódia M.G. et al.1988)
Com base na citação acima pode-se afirmar que são objetivos do planejamento de ensino , EXCETO :
racionalizar as atividades educativas;
assegurar um ensino efetivo e econômico;
conduzir os alunos ao alcance dos objetivos;
verificar a marcha do processo educativo;
ajudar os membros da comunidade escolar a definir seus objetivos.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o tema transversal ética deve ser abordado em todas as disciplinas, contribuindo, assim, para a formação plena do cidadão. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes
Quando se proíbem os alunos de discutir as diferenças individuais, está-se contribuindo para o respeito mútuo.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Vive-se hoje uma crise de paradigmas, afirmam os historiadores da educação. Alguns a denominam de pósmodernidade e outros de neomodernidade, mas todos concordam que a escola não pode deixar de incorporar esses novos valores por meio de uma dinâmica diferenciada.
Tendo o texto acima como referência, julgue os itens a seguir.
Diante das transformações da alta tecnologia, novas profissões vão aparecendo e outras sendo extintas, daí a necessidade de uma educação permanente, ou seja, de uma formação sólida que dispense atualizações constantes.
Planejamento Educacional é : " processo contínuo que se preocupa como o "para onde ir" e "quais as maneiras adequadas para chegar lá", tendo em vista a situação presente e possibilidade futuras, para que o desenvolvimento da educação atenda tanto às necessidades do desenvolvimento da sociedade, quanto às do indivíduo." (COARACY, Joana. O planejamento como processo. Revista Educação. Ano I, nº4. Brasília.)
Com base na citação acima pode-se afirmar que são objetivos do planejamento educacional , EXCETO :
conciliar e aperfeiçoar a eficiência interna e externa do sistema;
alcançar maior coerência interna na determinação dos objetivos e nos meios mais adequados para atingi-los;
estabelecer as condições necessárias para o aperfeiçoamento dos fatores que influem diretamente sobre a eficiência do sistema educacional;
relacionar o desenvolvimento do sistema educacional com o desenvolvimento econômico, social, político e cultural do País,em geral, e de cada comunidade, em geral;
previsão das situações específicas do professor com a classe.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o tema transversal ética deve ser abordado em todas as disciplinas, contribuindo, assim, para a formação plena do cidadão. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes
A solidariedade está vinculada a ações religiosas que não devem ser trabalhadas no ambiente escolar.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Vive-se hoje uma crise de paradigmas, afirmam os historiadores da educação. Alguns a denominam de pósmodernidade e outros de neomodernidade, mas todos concordam que a escola não pode deixar de incorporar esses novos valores por meio de uma dinâmica diferenciada.
Tendo o texto acima como referência, julgue os itens a seguir.
Na atualidade, a atitude nostálgica de se valorizar a velha ordem, seja no ambiente familiar seja na escola, favorece a violência e reforça a falta de humildade para reconhecer o novo.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Joana é professora de uma classe de 4ª série, onde há alunos de 10 e 11 anos. Aplicando a Teoria de Piaget, Joana deve considerar que, para esta classe:
as operações da inteligência são, exclusivamente, concretas nesta faixa etária, daí a importância de trabalhar atividades que explorem o máximo os sentidos.
as atividades e a dinâmica da classe já podem considerar que os alunos são capazes de reunir, comparar, classificar e relacionar elementos.
que conteúdos abstratos podem ser plenamente desenvolvidos, pois os alunos já são capazes de elaborar mentalmente o conhecimento.
que o ponto de partida de sua ação didática deve ser o pensamento abstrato, de modo a favorecer o desenvolvimento intelectual.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o tema transversal ética deve ser abordado em todas as disciplinas, contribuindo, assim, para a formação plena do cidadão. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes
Na busca de uma educação ética, o professor deve impor seus valores morais como corretos, fazendo que seus alunos os sigam
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o tema transversal ética deve ser abordado em todas as disciplinas, contribuindo, assim, para a formação plena do cidadão. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes
Para se alcançar a justiça, é preciso superar o conceito de igualdade e aplicar o conceito de eqüidade.
Muitas teorias e experiências têm contribuído para se pensar acerca do atendimento e do desenvolvimento da criança de 0 a 3 anos. Um deles diz respeito à autonomia. Em relação às atividades com bebês, é possível afirmar que estes precisam de:
muitos estímulos externos, pois, nessa fase, todos os movimentos só acontecem a partir de estímulos.
oportunidades de realizar experiências autônomas, pois eles são competentes e ativos desde o nascimento.
contato com um adulto exclusivo que os estimule, pois ainda não estabelecem relação com muitas pessoas.
contato com objetos planejados exatamente para cada tipo de movimento a ser realizado.
um espaço silencioso, sem muitos estímulos, pois necessitam de tranqüilidade nos primeiros meses.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...