Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Estudos recentes mostram que ações mais efetivas para a formação docente ocorrem em processos de profissionalização continuada. Essa formação continuada deve conter:
os saberes da experiência, os do conhecimento e os pedagógicos;
os saberes práticos na escola para otimizar a formação do professor;
os saberes trabalhados somente na dimensão procedimental;
os saberes que não precisam levar em conta a experiência, mas enfatizam unicamente o conhecimento específico da área de atuação;
os saberes trabalhados, voltados unicamente para dimensão atitudinal.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Organização e gestão constituem o conjunto das condições e dos meios utilizados para assegurar o bom funcionamento da escola para que se alcancem os objetivos educacionais esperados. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
O exercício profissional do professor inclui as três atribuições seguintes: a docência, a atuação na gestão e organização da escola e a produção de conhecimento pedagógico.
De acordo com os PCN, o trabalho de educação ambiental na escola contribui para a formação de cidadãos plenos, capazes de decidir e atuar na sociedade de modo ético e comprometido com a vida e com a sociedade, tanto em nível local quanto global. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
Como os problemas ambientais restringem-se à proteção a vida, devem ser trabalhados em uma perspectiva de formação da cidadania.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Vive-se hoje uma crise de paradigmas, afirmam os historiadores da educação. Alguns a denominam de pósmodernidade e outros de neomodernidade, mas todos concordam que a escola não pode deixar de incorporar esses novos valores por meio de uma dinâmica diferenciada.
Tendo o texto acima como referência, julgue os itens a seguir.
Educar para a diversidade significa estar aberto à inclusão. A inclusão escolar hoje se traduz especificamente na possibilidade oferecer vagas em escolas regulares aos portadores de necessidades educativas especiais.
De acordo com os PCN, o trabalho de educação ambiental na escola contribui para a formação de cidadãos plenos, capazes de decidir e atuar na sociedade de modo ético e comprometido com a vida e com a sociedade, tanto em nível local quanto global. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
Os projetos de educação ambiental devem ser desenvolvidos exclusivamente nas disciplinas da área de ciências, para que possam apresentar resultados imediatos.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Vive-se hoje uma crise de paradigmas, afirmam os historiadores da educação. Alguns a denominam de pósmodernidade e outros de neomodernidade, mas todos concordam que a escola não pode deixar de incorporar esses novos valores por meio de uma dinâmica diferenciada.
Tendo o texto acima como referência, julgue os itens a seguir.
A formação dos professores, há alguns anos, baseava-se em uma perspectiva curricular eurocêntrica, excludente e preconceituosa. A educação anti-racista e com foco na diversidade é fruto de discussões recentes que abordam a inclusão e o respeito ao pluralismo cultural.
Duas ações a seguir são adequadas a uma prática de orientação pedagógica que favorece a interdisciplinaridade:
I- orientar os professores para que organizem melhor suas aulas;
II- sugerir aos professores o uso de material audiovisual que facilite a compreensão dos alunos;
III- discutir com os professores os respectivos planos de curso à luz da realidade dos alunos ;
IV- propor grupos de estudo sobre temas da atualidade que facilitem a integração de conteúdos.
São elas :
II e III
I e IV
I e III
III e IV
I e II
De acordo com os PCN, o trabalho de educação ambiental na escola contribui para a formação de cidadãos plenos, capazes de decidir e atuar na sociedade de modo ético e comprometido com a vida e com a sociedade, tanto em nível local quanto global. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
O respeito ao meio ambiente deve ser incentivado por meio de situações concretas que desafiem os alunos a pensarem sobre sua vida e sobre seu papel social em relação à preservação do meio ambiente.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Vive-se hoje uma crise de paradigmas, afirmam os historiadores da educação. Alguns a denominam de pósmodernidade e outros de neomodernidade, mas todos concordam que a escola não pode deixar de incorporar esses novos valores por meio de uma dinâmica diferenciada.
Tendo o texto acima como referência, julgue os itens a seguir.
A dificuldade de um só indivíduo reter todo o conhecimento leva a uma gestão escolar que favorece a participação da comunidade, o que não quer dizer que todos os usuários poderão intervir na gestão da escola.
Segundo Dinsmore (1992, p. 19), um projeto "é um empreendimento com começo e fim definidos, dirigidos para pessoas, para cumprir metas estabelecidas dentro de parâmetros de custo, tempo e qualidade". Assim, dentre as exigências para elaboração de projetos, podem-se considerar:
I. Definir claramente, e com visão realista, os resultados pretendidos pelas ações, de modo a minimizar os esforços para a consecução dos resultados mais significativos.
II. Agir a partir de situações claramente entendidas.
III. Dimensionar, articular e organizar os recursos.
IV. Discutir condições razoáveis, retroalimentação e melhoria contínua das ações.
V. Compreender, pela reflexão a partir do monitoramento e avaliação, a relação entre processos e resultados.
Estão corretas apenas:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...