Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os itens seguintes acerca da relação professor/aluno.
O estabelecimento do diálogo em sala de aula pode ser entendido como um dos elementos fundamentais na relação entre professor e aluno.
Pedagogia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Em que método de ensino o professor, assim como os alunos com mais conhecimentos, têm o papel de mediador na sala de aula?
Silent Way.
Community Language Learning.
Total Physical Response
Desuggestopedia
Cooperative Learning.
O Pedagogo que pretende atuar junto às camadas populares, precisa levar em consideração aspectos sociais, psicológicos e educativos. Com base neste pensamento, analise as afirmativas abaixo.
I. Ao considerar a dimensão individual e a social em relação ao trato com crianças e adolescentes em situação de risco ou exclusão social, é preciso respeitar as diferenças. Para isso, as medidas sócio-educativas devem ter um caráter disciplinador, isolando-os e evitando a sua interação com outros menores, repressor e punitivo para evitar desvios de conduta, baseando-se nas experiências negativas como exemplos, para evitar que estes adolescentes e jovens retornem às situações de risco e/ou à criminalidade.
II. Em relação à questão da identidade cultural, Freire apresenta contribuições ao destacar que assumir a si próprio não significa a exclusão dos outros, ao contrário, implica reconhecer-se como ser social e histórico, como ser pensante, comunicante, transformador, criador, realizador de sonhos, capaz de ter raiva e de amar. Capaz de assumir-se como sujeito, porque também é capaz de reconhecer-se como objeto. Este é um dos desafios postos ao educador na sociedade atual.
III. O Pedagogo, ao trabalhar com crianças e jovens em situação de risco, precisa compreender o valor dos sentimentos, das emoções, do desejo e da insegurança a ser superada através do exercício da criatividade e do resgate da auto-estima.
Indique a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s).
Apenas I está correta.
Apenas I e II estão corretas.
Apenas I e III estão corretas.
Apenas II e III estão corretas.
I, II e III estão corretas
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os próximos itens, que se referem a currículo.
É fundamental que, nas instituições de ensino, a proposta curricular esteja coerente com os fins que se almejam alcançar ao término do processo educativo.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os itens seguintes acerca da relação professor/aluno.
Na abordagem construtivista, a relação entre professor e aluno é horizontal, pois ambos aprendem juntos em atividades diárias, valorizando a linguagem e a cultura.
Pedagogia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Se um aluno não conseguir desempenhar uma tarefa a contento devido a problemas de compreensão, ele precisará reler os segmentos problemáticos e prestar mais atenção à estrutura e ao conteúdo presentes no texto. O aluno, por exemplo, poderá ser convidado a
1. fazer uma relação, em ordem alfabética, de todas as palavras desconhecidas e buscar o significado fora do contexto.
2. identificar os marcadores discursivos (however, but, then, etc).
3. examinar as redes lexicais que conectam os segmentos do texto.
4. verificar ao uso dos elementos sintáticos.
5. identificar o tema ou assunto
Estão corretas:
apenas 2, 3, 4 e 5.
apenas 1, 2, 4 e 5.
apenas 1, 2, 3 e 4.
apenas 1, 3, 4 e 5.
apenas 3, 4, e 5.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Para gerir e transformar a escola, necessita-se de um planejamento que seja capaz de explorar condições favoráveis e de apontar caminhos para alcançar os objetivos da escola. Se você, enquanto gestor da escola, tivesse como objetivo estratégico para o ano de 2008, diminuir o índice de abandono da escola por parte dos alunos, o que proporia como metas?
I- Promover reuniões sistemáticas com os pais dos alunos com menos freqüência na escola.
II- Criar alternativas de estudos de recuperação para alunos com baixo rendimento escolar.
III- Constituir um processo assistemático de levantamento e análise de informações relativas ao desempenho dos alunos.
IV-Criar e implementar um sistema contínuo de acompanhamento e avaliação dos alunos com dificuldades de aprendizagem, em 2007.
O correto está somente em:
II e III.
III e IV.
I, II e IV.
I, III e IV.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os próximos itens, que se referem a currículo.
Uma proposta curricular deve embasar-se, independentemente da área do conhecimento, em uma filosofia que constitua o eixo condutor dos componentes curriculares.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca do processo de ensino-aprendizagem, julgue o item a seguir.
Na concepção construtivista, o processo de ensinoaprendizagem fundamenta-se na resolução de situaçõesproblema pelos alunos.
Pedagogia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Para promover um ensino-aprendizagem por competências, o professor deverá:
1. manter uma postura reflexiva.
2. evidenciar a capacidade de conceber, de observar e de regular situações de aprendizagem
3. apresentar a possibilidade de aprender com os outros, com os alunos, com a experiência.
4. trabalhar por problemas e por projetos.
5. propor tarefas complexas e desafios que incitem os alunos a mobilizar seus conhecimentos e, em certa medida, completá-los.
Estão corretas:
apenas 2, 3, 4, e 5.
apenas 1, 3, 4, e 5.
apenas 3, 4 e 5.
1, 2, 3, 4 e 5.
apenas 1, 2, 3, e 5
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...