Questões de Pedagogia

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Quando se convive com o cotidiano de diferentes escolas, chama a atenção como são homogêneos os rituais, os símbolos, a organização do espaço e do tempo, as comemorações cívicas, as festas, as expressões corporais, etc. Mudam as culturas sociais de referência, mas a cultura escolar parece gozar de uma capacidade de se autoconstruir independentemente e sem interagir com estes universos. É possível detectar um "congelamento" da cultura da escola que, na maioria dos casos, a torna "estranha" aos seus habitantes.

De acordo com as constatações acima, exige-se, hoje, uma organização curricular que

  • A. questione os conhecimentos homogeneizadores e que valorize a pluralidade cultural como possibilidade de superar estereótipos, preconceitos e a hierarquização cultural.
  • B. possibilite uniformização na organização dos conteúdos buscando um equilíbrio entre os processos de homogeneização e de diversidade cultural.
  • C. conteste as relações de poder existente entre os vários conteúdos, privilegiando os conhecimentos elaborados e referendados pela Academia.
  • D. valorize os conteúdos escolares entendidos como objetos estáveis e universais.
  • E. selecione os conteúdos escolares a partir do nível de conhecimentos dos alunos, reconhecendo que a busca de homogeneização intelectual garante a qualidade de ensino.

Devemos trabalhar na direção da construção de uma cultura de avaliação, isto é, a avaliação incorporada de forma institucionalizada e como um espaço de reflexão sistemática, com vistas à elaboração de subsídios para a tomada de decisão.

De acordo com as idéias acima, uma cultura de reflexão e ação permite que:

  • A. a comunidade avalie o trabalho realizado, decidindo quem permanece na instituição.
  • B. alunos possam avaliar uns aos outros, em função da clareza dos objetivos a serem alcançados em cada momento.
  • C. o Conselho de Escola coordene a auto-avaliação de todos os que dela participam.
  • D. se assuma a responsabilidade da gestão de uma instituição e/ou de um sistema.
  • E. a Direção da escola realize, sem conflitos, a avaliação do trabalho dos seus funcionários.

Com relação ao planejamento de ensino em seus elementos constitutivos, julgue os itens a seguir.

Os recursos tecnológicos disponíveis em sala de aula, tais como livro didático, giz, quadro, televisão e computador, garantem mudanças na forma de ensinar e de aprender.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens relativos à educação no contexto social.

I Toda e qualquer prática educativa expressa uma doutrina pedagógica, uma filosofia de vida, uma concepção de homem e de sociedade.

II Segundo as teorias que explicam a função social da educação com base nos fundamentos do materialismo dialético, a sociedade tende a se manter porque a educação promove o consenso espontâneo sobre os valores sociais.

III Os princípios e os fundamentos da filosofia liberal dão sustentação às formulações teóricas de John Dewey sobre a Escola Nova e o seu papel aperfeiçoador da democracia.

IV Paulo Freire, ao enfatizar o caráter libertador da educação, atribui ao repasse de informações a característica fundamental do ensino.

Estão certos apenas os itens

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. II e III.
  • D. III e IV.

Na organização da educação profissional estão previstas as seguintes possibilidades para a estruturação de cursos:

  • A.

    formação inicial e continuada, técnica de nível médio, tecnológica de graduação e de pósgraduação.

  • B.

    organização por áreas profissionais a partir das diversas funções existentes, unicamente como necessidades do processo produtivo.

  • C.

    Utilização de certificações parciais para permitir ao aluno integrar-se ao mercado de trabalho.

  • D.

    estruturação sem nenhuma certificação parcial para garantir uma base científica e tecnológica sólida a todos os estudantes.

A problemática da repetência e da evasão vem permeando, historicamente, o sistema escolar, numa demonstração de que o Estado,

  • A. é omisso em relação às políticas educacionais, uma vez que as políticas econômicas ainda não permitem atenção às áreas sociais.
  • B. não consegue oferecer um ensino de qualidade, dada as dificuldades de aprendizagem que as crianças das camadas populares apresentam ao entrar na escola.
  • C. além de não ter garantido a universalização da escola pública para todos, também não tem conseguido garantir aos que nela ingressam a sua permanência com qualidade.
  • D. tem investido substancialmente nas áreas sociais, sem contudo, ter encontrado métodos adequados ao déficit cultural da maioria das famílias de baixa renda.
  • E. ao propor uma política educacional que não apresenta articulação entre os sistemas de ensino público e privado, privilegia a manutenção das diferenças sociais.

Em relação aos mecanismos de participação, assinale a opção correta.

  • A.

    Para ser eficaz, a participação deve ser deliberativa e vinculante, não podendo ser consultiva.

  • B.

    Quanto à estrutura de sua intervenção, a participação pode ser executiva, hipótese em que se trabalha com o princípio da cogestão ou com entidades de utilidade pública.

  • C.

    A participação direta pode ser empregada apenas em organizações de pequeno porte, visto ser impossível utilizá-la quando há grandes contingentes humanos envolvidos.

  • D.

    Os conselhos de controle social não são considerados mecanismos de participação popular devido à ingerência dos poderes públicos locais.

Com relação ao planejamento de ensino em seus elementos constitutivos, julgue os itens a seguir.

São elementos constitutivos do planejamento os procedimentos didáticos, os recursos de ensino, a temática a ser trabalhada. Os objetivos a serem alcançados e a avaliação da prática pedagógica desenvolvida integram o planejamento de uma escola, o qual prescinde da indicação de recursos de ensino a serem utilizados.

  • C. Certo
  • E. Errado

O ensino comunicativo estabelece uma série de princípios que devem ser seguidos pelos professores e/ou alunos. Entre tais princípios citamos os seguintes:

1. Os alunos aprendem uma língua através do seu uso em contextos comunicativos.

2. A meta das atividades em sala de aula deve centrar-se na comunicação autêntica e significativa.

3. A fluência representa uma dimensão importante da comunicação.

4. A comunicação envolve a integração de diferentes habilidades da língua.

5. A aprendizagem é um processo de construção criativa caracterizado por tentativa e erro.

Estão corretas:

  • A.

    apenas 2, 3, 4, e 5.

  • B.

    1, 2, 3, 4 e 5

  • C.

    apenas 1, 3, 4, e 5.

  • D.

    apenas 1, 2, 4 e 5.

  • E.

    apenas 3 e 5.

Assinale a opção incorreta acerca da relação entre educação e sociedade.

  • A.

    O principal referencial epistemológico da pedagogia crítica é o pensamento marxista, razão pela qual o trabalho, em sua dimensão histórica e filosófica, é considerado, para essa tendência pedagógica, a categoria central.

  • B.

    A idéia do trabalho como princípio educativo foi a principal contribuição do sociólogo Karl Mannheim para a compreensão do papel social da educação.

  • C.

    Segundo Althusser, as classes sociais lutam para conquistar o poder do Estado e usá-lo como aparelho repressivo. Paralelamente a essa realidade, há, segundo o autor, uma outra, denominada aparelhos ideológicos do Estado, entre eles a escola.

  • D.

    Bourdieu, ao tratar da função social da educação a partir de uma visão crítica da sociedade capitalista, considera que os sistemas educacionais cumprem a função estratégica de reprodução da cultura e da estrutura de classes.

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