Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2006
Quando se convive com o cotidiano de diferentes escolas, chama a atenção como são homogêneos os rituais, os símbolos, a organização do espaço e do tempo, as comemorações cívicas, as festas, as expressões corporais, etc. Mudam as culturas sociais de referência, mas a cultura escolar parece gozar de uma capacidade de se autoconstruir independentemente e sem interagir com estes universos. É possível detectar um "congelamento" da cultura da escola que, na maioria dos casos, a torna "estranha" aos seus habitantes.
De acordo com as constatações acima, exige-se, hoje, uma organização curricular que
Devemos trabalhar na direção da construção de uma cultura de avaliação, isto é, a avaliação incorporada de forma institucionalizada e como um espaço de reflexão sistemática, com vistas à elaboração de subsídios para a tomada de decisão.
De acordo com as idéias acima, uma cultura de reflexão e ação permite que:
Com relação ao planejamento de ensino em seus elementos constitutivos, julgue os itens a seguir.
Os recursos tecnológicos disponíveis em sala de aula, tais como livro didático, giz, quadro, televisão e computador, garantem mudanças na forma de ensinar e de aprender.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os seguintes itens relativos à educação no contexto social.
I Toda e qualquer prática educativa expressa uma doutrina pedagógica, uma filosofia de vida, uma concepção de homem e de sociedade.
II Segundo as teorias que explicam a função social da educação com base nos fundamentos do materialismo dialético, a sociedade tende a se manter porque a educação promove o consenso espontâneo sobre os valores sociais.
III Os princípios e os fundamentos da filosofia liberal dão sustentação às formulações teóricas de John Dewey sobre a Escola Nova e o seu papel aperfeiçoador da democracia.
IV Paulo Freire, ao enfatizar o caráter libertador da educação, atribui ao repasse de informações a característica fundamental do ensino.
Estão certos apenas os itens
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Na organização da educação profissional estão previstas as seguintes possibilidades para a estruturação de cursos:
formação inicial e continuada, técnica de nível médio, tecnológica de graduação e de pósgraduação.
organização por áreas profissionais a partir das diversas funções existentes, unicamente como necessidades do processo produtivo.
Utilização de certificações parciais para permitir ao aluno integrar-se ao mercado de trabalho.
estruturação sem nenhuma certificação parcial para garantir uma base científica e tecnológica sólida a todos os estudantes.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2006
A problemática da repetência e da evasão vem permeando, historicamente, o sistema escolar, numa demonstração de que o Estado,
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em relação aos mecanismos de participação, assinale a opção correta.
Para ser eficaz, a participação deve ser deliberativa e vinculante, não podendo ser consultiva.
Quanto à estrutura de sua intervenção, a participação pode ser executiva, hipótese em que se trabalha com o princípio da cogestão ou com entidades de utilidade pública.
A participação direta pode ser empregada apenas em organizações de pequeno porte, visto ser impossível utilizá-la quando há grandes contingentes humanos envolvidos.
Os conselhos de controle social não são considerados mecanismos de participação popular devido à ingerência dos poderes públicos locais.
Com relação ao planejamento de ensino em seus elementos constitutivos, julgue os itens a seguir.
São elementos constitutivos do planejamento os procedimentos didáticos, os recursos de ensino, a temática a ser trabalhada. Os objetivos a serem alcançados e a avaliação da prática pedagógica desenvolvida integram o planejamento de uma escola, o qual prescinde da indicação de recursos de ensino a serem utilizados.
Pedagogia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O ensino comunicativo estabelece uma série de princípios que devem ser seguidos pelos professores e/ou alunos. Entre tais princípios citamos os seguintes:
1. Os alunos aprendem uma língua através do seu uso em contextos comunicativos.
2. A meta das atividades em sala de aula deve centrar-se na comunicação autêntica e significativa.
3. A fluência representa uma dimensão importante da comunicação.
4. A comunicação envolve a integração de diferentes habilidades da língua.
5. A aprendizagem é um processo de construção criativa caracterizado por tentativa e erro.
Estão corretas:
apenas 2, 3, 4, e 5.
1, 2, 3, 4 e 5
apenas 1, 3, 4, e 5.
apenas 1, 2, 4 e 5.
apenas 3 e 5.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Assinale a opção incorreta acerca da relação entre educação e sociedade.
O principal referencial epistemológico da pedagogia crítica é o pensamento marxista, razão pela qual o trabalho, em sua dimensão histórica e filosófica, é considerado, para essa tendência pedagógica, a categoria central.
A idéia do trabalho como princípio educativo foi a principal contribuição do sociólogo Karl Mannheim para a compreensão do papel social da educação.
Segundo Althusser, as classes sociais lutam para conquistar o poder do Estado e usá-lo como aparelho repressivo. Paralelamente a essa realidade, há, segundo o autor, uma outra, denominada aparelhos ideológicos do Estado, entre eles a escola.
Bourdieu, ao tratar da função social da educação a partir de uma visão crítica da sociedade capitalista, considera que os sistemas educacionais cumprem a função estratégica de reprodução da cultura e da estrutura de classes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...