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Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca de planejamento educacional, assinale a opção correta.
Qualquer planejamento de atividades educativas deve apresentar três fases: estabelecimento dos objetivos, previsão dos conteúdos a serem desenvolvidos e previsão das formas de avaliação.
A elaboração do projeto político pedagógico é obrigatória para todo estabelecimento de ensino e, de acordo com a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional — Lei n.º 9.394/1996 —, deve contemplar todas as fases do planejamento educacional.
A sondagem de aptidões do educando, ou a diagnose das potencialidades e limitações das habilidades dos alunos, deve ser contemplada no plano de aula, a fim de que as atividades a serem desenvolvidas venham a criar oportunidades de desenvolvimento das aptidões e habilidades dos discentes.
De acordo com a Lei n.º 9.394/1996, o planejamento das atividades didáticas a serem desenvolvidas é uma das atribuições dos docentes e deve contemplar todas as fases do planejamento educacional.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
No início da década de 60 do século passado surgiram diversos movimentos de educação popular no Brasil, preocupados com a promoção do povo a partir da conscientização política. A ênfase desses grupos ora era colocada na alfabetização, ora na educação de base, mas sempre no sentido de difusão e preservação da cultura. Desses movimentos, nasceu uma teoria educacional de alfabetização, original e inovadora, que posteriormente teve repercussão mundial. Com o golpe militar de 1964, essas atividades foram extintas por serem acusadas de subversivas. O educador brasileiro que se destacou nesses movimentos foi
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os itens que se seguem a respeito dos projetos políticopedagógicos e suas implicações.
Atualmente, o plano da escola é concebido como projeto político-pedagógico uma vez que contempla decisões dos órgãos responsáveis pela educação e as ações educacionais do estabelecimento de ensino.
A ação supervisora pode contribuir de forma mais efetiva para a democratização da gestão escolar se propiciar uma
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
O espaço escolar representa um modelo organizacional constituído por diferentes segmentos que interagem permanentemente, cada qual com capacidade de promover intervenções, a fim de concretizar o ato pedagógico. O Pedagogo - Orientador pode contribuir como:
I. Construtor de projetos inseridos no projeto político-pedagógico.
II. Pesquisador da realidade.
III. Articulador na prática educativa.
IV. Controlador dos problemas dos alunos.
Analisadas a proposições, assinale a alternativa correta:
Todas as proposições são falsas.
Somente a proposição I é verdadeira.
Somente as proposições I e III são verdadeiras.
Apenas a proposição IV é falsa.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em relação à pedagogia liberal e à progressista, julgue os itens a seguir.
I Segundo a pedagogia liberal, a função da escola é preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais.
II A pedagogia progressista parte da análise crítica das realidades sociais e trabalha com as finalidades sociopolíticas da educação.
III A pedagogia liberal considera relevante a igualdade de oportunidades e desconsidera a desigualdade de condições.
IV A pedagogia progressista procura minimizar as diferenças de classes, dando ênfase ao aspecto cultural da sociedade.
A quantidade de itens certos é igual a
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os itens que se seguem a respeito dos projetos políticopedagógicos e suas implicações.
No projeto político-pedagógico de uma escola, não deve ser mencionada a responsabilidade específica de cada segmento da escola ou da comunidade escolar.
Autoridade tem que ver com autoria e, num grupo, todos devem ser co-autores de seu produto. A autoridade é construída por todo o grupo, na medida em que cada um exerce a sua autoridade-autoria na realização do produto comum.
O exercício do poder da ação supervisora, em questão, nos remete à concepção de autoridade com intenções
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
O papel do Pedagogo – Orientador Educacional diante das perspectivas atuais deve ser numa dimensão:
Pedagógica com ênfase em um conhecimento que promova a transformação do sujeito, da escola e da própria sociedade.
Psicológica com ênfase nos problemas individuais de ajustamento do aluno à escola, à família e à sociedade.
Política com ênfase no favorecimento de determinados grupos sociais.
Social com ênfase nas questões particulares do aluno, da família e da comunidade.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca das diversas tendências pedagógicas, assinale a opção correta.
A pedagogia libertária tem como princípio instrumentalizar o indivíduo para a participação organizada e ativa na democratização da sociedade, por meio de conteúdos com forte significação humana e social.
A pedagogia progressista libertadora é caracterizada por considerar a realidade como mediadora do processo de aprendizagem, que é significativa apenas se for resultado de uma aproximação crítica dessa realidade.
A pedagogia liberal renovada progressivista afirma que o papel da escola é formar atitudes e mudar internamente o indivíduo. A educação é vista então como um ato interno.
A pedagogia liberal tecnicista valoriza a idéia de aprender fazendo, por meio de atividades experimentais, de pesquisa e de solução de problemas, garantindo, dessa forma, o controle do comportamento individual em relação a objetivos preestabelecidos.
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