Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca de planejamento educacional, assinale a opção correta.

  • A.

    Qualquer planejamento de atividades educativas deve apresentar três fases: estabelecimento dos objetivos, previsão dos conteúdos a serem desenvolvidos e previsão das formas de avaliação.

  • B.

    A elaboração do projeto político pedagógico é obrigatória para todo estabelecimento de ensino e, de acordo com a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional — Lei n.º 9.394/1996 —, deve contemplar todas as fases do planejamento educacional.

  • C.

    A sondagem de aptidões do educando, ou a diagnose das potencialidades e limitações das habilidades dos alunos, deve ser contemplada no plano de aula, a fim de que as atividades a serem desenvolvidas venham a criar oportunidades de desenvolvimento das aptidões e habilidades dos discentes.

  • D.

    De acordo com a Lei n.º 9.394/1996, o planejamento das atividades didáticas a serem desenvolvidas é uma das atribuições dos docentes e deve contemplar todas as fases do planejamento educacional.

No início da década de 60 do século passado surgiram diversos movimentos de educação popular no Brasil, preocupados com a promoção do povo a partir da conscientização política. A ênfase desses grupos ora era colocada na alfabetização, ora na educação de base, mas sempre no sentido de difusão e preservação da cultura. Desses movimentos, nasceu uma teoria educacional de alfabetização, original e inovadora, que posteriormente teve repercussão mundial. Com o golpe militar de 1964, essas atividades foram extintas por serem acusadas de subversivas. O educador brasileiro que se destacou nesses movimentos foi

  • A. Anísio Teixeira.
  • B. Francisco Campos.
  • C. Paulo Freire.
  • D. Fernando Azevedo.

Julgue os itens que se seguem a respeito dos projetos políticopedagógicos e suas implicações.

Atualmente, o plano da escola é concebido como projeto político-pedagógico uma vez que contempla decisões dos órgãos responsáveis pela educação e as ações educacionais do estabelecimento de ensino.

  • C. Certo
  • E. Errado

A ação supervisora pode contribuir de forma mais efetiva para a democratização da gestão escolar se propiciar uma

  • A. formação profissional aos educadores para que adquiram competência para o exercício de sua função.
  • B. estruturação administrativa da escola, possibilitando seu uso, nos finais de semana, para grupos de pais que têm colaborado financeiramente com a escola.
  • C. definição de normas disciplinares que incentive a criação de grêmios estudantis.
  • D. articulação dos processos pedagógico e do de participação dos vários segmentos sociais.
  • E. definição precisa de papéis dentro da instituição escolar, visando ao bom relacionamento de todos.

O espaço escolar representa um modelo organizacional constituído por diferentes segmentos que interagem permanentemente, cada qual com capacidade de promover intervenções, a fim de concretizar o ato pedagógico. O Pedagogo - Orientador pode contribuir como:

I. Construtor de projetos inseridos no projeto político-pedagógico.

II. Pesquisador da realidade.

III. Articulador na prática educativa.

IV. Controlador dos problemas dos alunos.

Analisadas a proposições, assinale a alternativa correta:

  • A.

    Todas as proposições são falsas.

  • B.

    Somente a proposição I é verdadeira.

  • C.

    Somente as proposições I e III são verdadeiras.

  • D.

    Apenas a proposição IV é falsa.

Em relação à pedagogia liberal e à progressista, julgue os itens a seguir.

I Segundo a pedagogia liberal, a função da escola é preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais.

II A pedagogia progressista parte da análise crítica das realidades sociais e trabalha com as finalidades sociopolíticas da educação.

III A pedagogia liberal considera relevante a igualdade de oportunidades e desconsidera a desigualdade de condições.

IV A pedagogia progressista procura minimizar as diferenças de classes, dando ênfase ao aspecto cultural da sociedade.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 1
  • B. 2
  • C. 3
  • D. 4

Julgue os itens que se seguem a respeito dos projetos políticopedagógicos e suas implicações.

No projeto político-pedagógico de uma escola, não deve ser mencionada a responsabilidade específica de cada segmento da escola ou da comunidade escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Autoridade tem que ver com autoria e, num grupo, todos devem ser co-autores de seu produto. A autoridade é construída por todo o grupo, na medida em que cada um exerce a sua autoridade-autoria na realização do produto comum.

O exercício do poder da ação supervisora, em questão, nos remete à concepção de autoridade com intenções

  • A. emancipatórias.
  • B. administrativas.
  • C. organizativas.
  • D. socializadoras.
  • E. conciliadoras.

O papel do Pedagogo – Orientador Educacional diante das perspectivas atuais deve ser numa dimensão:

  • A.

    Pedagógica com ênfase em um conhecimento que promova a transformação do sujeito, da escola e da própria sociedade.

  • B.

    Psicológica com ênfase nos problemas individuais de ajustamento do aluno à escola, à família e à sociedade.

  • C.

    Política com ênfase no favorecimento de determinados grupos sociais.

  • D.

    Social com ênfase nas questões particulares do aluno, da família e da comunidade.

Acerca das diversas tendências pedagógicas, assinale a opção correta.

  • A.

    A pedagogia libertária tem como princípio instrumentalizar o indivíduo para a participação organizada e ativa na democratização da sociedade, por meio de conteúdos com forte significação humana e social.

  • B.

    A pedagogia progressista libertadora é caracterizada por considerar a realidade como mediadora do processo de aprendizagem, que é significativa apenas se for resultado de uma aproximação crítica dessa realidade.

  • C.

    A pedagogia liberal renovada progressivista afirma que o papel da escola é formar atitudes e mudar internamente o indivíduo. A educação é vista então como um ato interno.

  • D.

    A pedagogia liberal tecnicista valoriza a idéia de aprender fazendo, por meio de atividades experimentais, de pesquisa e de solução de problemas, garantindo, dessa forma, o controle do comportamento individual em relação a objetivos preestabelecidos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...