Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A cultura escolar possibilita a existência de determinadas características organizacionais que se manifestam na qualidade da proposta curricular da escola e no seu regimento. Quanto às características organizacionais que favorecem o sucesso escolar, podemos afirmar que:

I- a participação dos pais dos alunos nas ações da escola favorece o comprometimento destes em decisões que lhes dizem respeito.

II- a gestão democrática promove estratégias de ação compartilhada que desfavorecem o compromisso individual e coletivo na realização de projeto, que cabe ser elaborado pelo gestor escolar.

III- o reconhecimento público da escola fortalece sua identidade diante da comunidade interna e da externa.

IV- a capacitação dos profissionais da escola promove novas competências por meio da formação continuada, articulada ao Projeto Pedagógico.

O correto está somente em:

  • A.

    II, III e IV.

  • B.

    I, III e IV.

  • C.

    I, II e IV.

  • D.

    I, II e III.

A respeito dos processos de integração grupal no ensino, julgue os próximos itens.

As técnicas integrativas de atividades em grupo são as que favorecem o rápido alcance das conclusões dos assuntos apresentados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue o item seguinte a respeito de currículo e construção de conhecimento.

No currículo que privilegia a construção do conhecimento, o aluno constrói sua aprendizagem significativa de maneira autônoma, ou seja, sem interferência do professor e da metodologia de ensino.

  • C. Certo
  • E. Errado

A crença de que erros devem ser evitados e corrigidos imediatamente pelo professor, para que os alunos não os internalizem , faz parte dos princípios de que método(s)?

1.Silent Way

2.Audio-Lingual

3.Total Physical Response

4.Desuggestopedia

5.Cooperative Learning

Está(ão) correta(s):

 

  • A.

    apenas 2 e 5

  • B.

    apenas 4

  • C.

    apenas 3 e 4

  • D.

    apenas 2

  • E.

    apenas 1 e 3

Em seu livro, Jussara Hoffman (2003) destaca aspectos importantes que caracterizam a prática da avaliação na escola. No que se refere à concepção de avaliação mediadora defendida pela autora, analise as afirmativas abaixo.


I.  Consiste em corrigir tarefas e provas do aluno para verificar respostas corretas e incorretas, visando tomar decisões quanto ao seu aproveitamento escolar, sua aprovação ou reprovação em cada série ou grau de ensino.
II.  A ação avaliativa está presente justamente entre uma tarefa do aluno e a tarefa posterior. Consiste na ação educativa decorrente da análise dos seus entendimentos, de modo a favorecer a essa criança o alcance de um saber competente, a aproximação com a verdade científica.
III.  Se a escola cumpre exigências burocráticas do sistema, tais exigências não ditam normas de correção das tarefas. O que se pede aos professores são menções finais sob a forma de graus numéricos, conceitos ou letras (bimestrais, semestrais e anuais), que representem definições em termos de promoção ou não do aluno para a série ou grau subseqüente (aprovado-reprovado). Legalmente e no regimento das escolas não está claramente configurado a obrigatoriedade do uso dessas menções nas tarefas das crianças. Tais procedimentos são práticas tradicionais que vêm sendo repetidas pelos professores, sem que reflitam sobre o seu significado ou coerência.


Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Apenas a I está correta.

  • B.

    Apenas a II está correta.

  • C.

    Apenas a III está correta.

  • D.

    Apenas I e II estão corretas.

  • E.

    Apenas II e III estão corretas.

Em relação ao processo de comunicação e integração grupal no processo de planejamento, julgue o item que se segue.

Durante a elaboração do projeto educativo, apesar da capacidade do grupo, podem surgir conflitos entre os participantes. Nesse caso, o ideal é optar pela dissolução do grupo para não comprometer o trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O conhecimento histórico, como área científica, tem influenciado o ensino, afetando os conteúdos e os métodos tradicionais de aprendizagem. Contudo, não têm sido essas transformações as únicas a afetarem o ensino de História. As escolhas do que e como ensinar são provenientes de uma série de fatores e não exclusivamente das mudanças historiográficas. Assim, o que ensinar e como ensinar estão relacionados:

  • A.

    à série de transformação da sociedade, especialmente a expansão escolar para um público culturalmente diversificado, com a intensa relação entre os estudantes com as informações difundidas pelos meios de comunicação, com as contribuições pedagógicas e com propostas pedagógicas que defendem trabalhos de natureza interdisciplinar.

  • B.

    às transformações das concepções de ensino e das políticas públicas no contexto educacional brasileiro que buscam a (re)qualificação transdisciplinar para o ensino de Historia.

  • C.

    à necessidade de que cada sujeito tenha compreensão do "eu" e a percepção do "outro", do estranho, que se apresenta como alguém diferente de forma a permitir a identificação das diferenças no próprio grupo de convívio, considerando os jovens e os velhos, os homens e as mulheres, as crianças e os adultos.

  • D.

    à necessidade de divulgação da própria cultura de forma a preservar a identidade cultural, as especificidades de linguagens, de representações de mundo, de valores, de relações interpessoais e de criações cotidianas no contexto da sua comunidade.

As escolas públicas brasileiras que atendem adolescentes enfrentam uma necessidade crescente de superar dificuldades pessoais e sociais desses estudantes. Considerando essa realidade e a função sociocultural da escola, julgue os itens a seguir.

Cabe à escola doar aos adolescentes carentes todos os materiais escolares e livros necessários, bem como eliminar avaliações complexas para esse grupo de alunos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre o papel do professor na instituição escolar, é correto afirmar:

  • A.

    Ele está situado numa das bases do triângulo pedagógico, que envolve ainda o saber e o aluno, sendo que o professor não pode negociar o saber, que é universal e a-temporal.

  • B.

    Não é apenas um papel pedagógico, mas também político, na definição de objetivos sociais da educação (cidadania) e na formação da consciência moral.

  • C.

    Esse papel será cada vez mais irrelevante em função das metodologias e técnicas envolvendo as chamadas "máquinas de ensinar".

  • D.

    Segundo Paulo Freire (Pedagogia da Autonomia), o professor é, sobretudo um "diretor de consciência", que deve conduzir o aluno a aceitar as regras da sociedade instituída.

  • E.

    O professor –e, sobretudo a professora- é um prolongamento afetivo da mãe e tem por obrigação de ofício, amar seus educandos como filhos, daí o carinhoso apelido de "tio" ou "tia".

No tocante ao atual processo de globalização, incluindo o de conhecimento, assinale a opção incorreta.

  • A.

    A globalização é visível no processo de entrelaçamento da economia mundial por meio de mercados comuns ou de blocos econômicos, na deflagração da abertura econômica e competição internacional e na cadeia de produção.

  • B.

    A globalização é um processo permanente, pois é composta por uma gama de fatores econômicos, sociais, políticos e culturais que garantem o espírito de igualdade e desenvolvimento entre todos os povos.

  • C.

    Embora pareça contraditório, a globalização traz em seu bojo uma forte tendência de exclusão social, isto porque sua fundamentação é sustentada pela idéias capitalistas e neoliberais, o que pode provocar um fortalecimento dos mais poderosos.

  • D.

    O mundo atual apresenta um paradoxo entre as facilidades de acesso aos instrumentos de comunicação que viabilizam a interação e a socialização dos conhecimentos e a ignorância e pobreza, que assolam uma grande parte da humanidade.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...