Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na concepção democrático-participativa, ao se planejar um currículo,

  • A.

    é necessário considerar a garantia de uma base cultural comum e uma base de formação moral de práticas de cidadania. Deve-se constituir um espaço de síntese entre a cultura articulada e as experiências concretas dos alunos, sem perder de vista o espaço democrático na organização escolar.

  • B.

    o diretor da escola deve ter autonomia, com base na legislação vigente nos sistemas de ensino, para selecionar os profissionais que participarão no processo de ensino e deliberar sobre os conteúdos que devem ser ensinados na escola e em outros ambientes educacionais.

  • C.

    é preciso considerar apenas as necessidades locais da comunidade, criando e reinventando os objetivos e as metas compatíveis com os interesses do grupo de profissionais que atuam na instituição.

  • D.

    não é necessário criar um sistema de acompanhamento e avaliação das práticas de gestão para que as decisões sejam revistas pelos responsáveis das ações na implantação e na execução das mesmas.

Uma professora da quarta série do ensino fundamental solicitou aos alunos uma pesquisa sobre o impacto do lixo em sua comunidade. Sugeriu que entrevistassem moradores para opinar sobre a temática e estudassem livros, revistas etc. Combinou com os alunos que teriam o prazo de 1 (um) mês para a entrega do trabalho e colocou-se à disposição deles para tirar qualquer dúvida. No dia combinado, recebeu os trabalhos e notou que alguns alunos haviam copiado trechos de livros e de enciclopédias que não estavam relacionados com os impactos do lixo em sua comunidade.

Diante dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Na educação, pesquisa participante é a descrição dos fenômenos educativos, com a finalidade de auxiliar os profissionais do ensino melhorar os sistemas de ensino.

  • C. Certo
  • E. Errado

Conforme o autor assinale a alternativa correta:

  • A.

    As atividades educativas tendem a ocorrer de forma não intencional de acordo a visão fragmentada de cada professor.

  • B.

    O processo de apropriação encontra-se desvinculado dos processos sociais e educativos.

  • C.

    O conhecimento deve ter uma dimensão fragmentadora dos diferentes campos do saber levando as ações isoladas e restritivas.

  • D.

    Educar significa integrar os diferentes saberes de modo a buscar a aproximação entre conceitos fundamentais das diferentes unidades curriculares a partir de um eixo temático.

Vários autores concordam que existem pelo menos três tipos de manifestações de currículo: o formal, o real e o oculto. Acerca dessas manifestações de currículo, assinale a opção correta.

  • A.

    O formal refere-se às influências provenientes da experiência cultural que afetam a aprendizagem; o real, ao que acontece em sala de aula e o oculto, ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino.

  • B.

    O formal refere-se ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino; o real, ao que acontece em sala de aula e o oculto, às influências provenientes da experiência cultural que afetam a aprendizagem.

  • C.

    O formal refere-se ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino; o real, às influências provenientes da experiência cultural que afetam a aprendizagem e o oculto, ao que acontece em sala de aula.

  • D.

    O formal refere-se ao que acontece em sala de aula; o real, ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino e o oculto, às influências provenientes da experiência cultural que afetam a aprendizagem.

Uma professora da quarta série do ensino fundamental solicitou aos alunos uma pesquisa sobre o impacto do lixo em sua comunidade. Sugeriu que entrevistassem moradores para opinar sobre a temática e estudassem livros, revistas etc. Combinou com os alunos que teriam o prazo de 1 (um) mês para a entrega do trabalho e colocou-se à disposição deles para tirar qualquer dúvida. No dia combinado, recebeu os trabalhos e notou que alguns alunos haviam copiado trechos de livros e de enciclopédias que não estavam relacionados com os impactos do lixo em sua comunidade.

Diante dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

A proposta de trabalho feita pela professora pode ser caracterizada como uma pesquisa participante.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as idéias do texto acima, julgue os itens seguintes.

Entre os eixos norteadores da elaboração do projeto pedagógico situa-se a democratização das relações de poder.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os pedagogos como agentes sociais capazes de atuar no e sobre o universo educativo devem assumir a condição de protagonistas e produtores de sua profissão em constante articulação com o desenvolvimento de redes formativas que propiciem a troca de experiências e partilha de saberes. Os especialistas podem exercer esse papel

  • A.

    Considerando o aluno como principal objetivo de modo a analisar as relações que ele estabelece, procurando socializá-las como uma participação mais crítica.

  • B.

    Consolidando espaços interativos assumindo a condição de articuladores pedagógicos em uma nova cultura, já que é preciso entender que a intervenção acontece, sobretudo, nos diferentes espaços educativos

  • C.

    Sensibilizando os alunos, as famílias, os professores, a administração para uma ação autocrática.

  • D.

    Organizando a informação dos alunos dentro de um processo contínuo de maneira a favorecer a adaptação destes à vida escolar.

Em educação, o conceito de currículo é um dos mais complexos. Talvez o caminho mais direto para sanar esse tipo de problema seja o de precisar as funções do currículo e seu papel nas atividades educativas. Nesse contexto, assinale a opção correta.

  • A.

    O currículo não tem como função primordial elencar os conteúdos que serão avaliados para formação do perfil do aluno que se deseja.

  • B.

    Não compete ao currículo proporcionar informações sobre a maneira de se ensinar e dar seqüência aos conteúdos e objetivos escolares e sim ao projeto pedagógico.

  • C.

    O currículo é um projeto que apresenta as atividades educativas escolares, definindo intenções e ações adequadas sobre o que, quando e como ensinar e avaliar.

  • D.

    O currículo é uma seqüência de disciplinas que formam a matriz curricular de um curso ou de uma instituição que ofereça determinado nível de ensino.

Uma professora da quarta série do ensino fundamental solicitou aos alunos uma pesquisa sobre o impacto do lixo em sua comunidade. Sugeriu que entrevistassem moradores para opinar sobre a temática e estudassem livros, revistas etc. Combinou com os alunos que teriam o prazo de 1 (um) mês para a entrega do trabalho e colocou-se à disposição deles para tirar qualquer dúvida. No dia combinado, recebeu os trabalhos e notou que alguns alunos haviam copiado trechos de livros e de enciclopédias que não estavam relacionados com os impactos do lixo em sua comunidade.

Diante dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Os trabalhos entregues pelos alunos que copiaram dos livros e enciclopédias são corretamente caracterizados como pesquisa participante.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as idéias do texto acima, julgue os itens seguintes.

O projeto escolar deve ser coerente com uma formação ampla e integral.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...