Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A criança no seu desenvolvimento psicomotor desenvolve etapas que são importantes para a aquisição de suas habilidades sensoriais, motoras e emocionais. É correto afirmar que as habilidades sensoriais desenvolvidas são:

  • A. visuais, emocionais, tácteis e auditivas.
  • B.

    visuais, auditivas, tácteis, olfativas e gustativas.

  • C. auditivas, sociais, emocionais e visuais.
  • D. auditivas, tácteis e visuais.

As instituições de educação infantil são "lócus" que visam

  • A.

    a substituição das famílias, verdadeiros "lares substitutos" que eduquem as crianças para que em um futuro próximo possam ser encaminhados para um lar adequado.

  • B.

    o desenvolvimento de hábitos e padrões de comportamento nas dimensões "civis" e "singulus".

  • C.

    aprendizagens, trocas de significações a partir de diversas interações, sendo o professor, o mediador.

  • D.

    a internalização de regras morais e de valores religiosos e da aprendizagem das noções iniciais.

  • E.

    as aprendizagens que compensem eventuais problemas de crianças que vivem situações sociais críticas (abaixo do padrão possível de pobreza).

Para trabalhar a partir da perspectiva da Pedagogia de Projetos, é necessário que o aluno seja considerado:

  • A.

    autônomo diante dos demais agentes escolares.

  • B.

    sujeito do seu processo de conhecimento.

  • C.

    responsável pela transformação da sociedade.

  • D.

    conhecedor das soluções dos problemas

  • E.

    dinâmico e idealizador.

O registro do desenvolvimento da criança é uma atividade muito importante a ser desenvolvida pelo profissional da Educação Infantil. Um registro deve dar conta do objetivo educacional. O registro deve conter elementos que

  • A.

    possibilitem a família identificar os comportamentos equivocados das crianças em suas interações adulto-criança. .

  • B.

    possibilitem um diagnóstico psicológico de desenvolvimento da criança.

  • C.

    explicitem as situações de aprendizagem e emitam julgamentos, juízos de valores e impressões da professora.

  • D.

    mostrem sempre os acertos e sucessos infantis, sendo desnecessário uma análise da professora. Basta conter a data e a descrição da situação e dos fatos ocorridos; não se assemelha a uma narrativa ou a uma menção de juízo de valores e resultados obtidos.

  • E.

    explicitem de forma fidedigna a situação de aprendizagem, não apresentando julgamentos, juízos de valores ou impressões e, para isto, os professores precisam desenvolver a metodologia da observação.

No tocante ao atual processo de globalização, incluindo o de conhecimento, assinale a opção incorreta.

  • A.

    A globalização é visível no processo de entrelaçamento da economia mundial por meio de mercados comuns ou de blocos econômicos, na deflagração da abertura econômica e competição internacional e na cadeia de produção.

  • B.

    A globalização é um processo permanente, pois é composta por uma gama de fatores econômicos, sociais, políticos e culturais que garantem o espírito de igualdade e desenvolvimento entre todos os povos.

  • C.

    Embora pareça contraditório, a globalização traz em seu bojo uma forte tendência de exclusão social, isto porque sua fundamentação é sustentada pela idéias capitalistas e neoliberais, o que pode provocar um fortalecimento dos mais poderosos.

  • D.

    O mundo atual apresenta um paradoxo entre as facilidades de acesso aos instrumentos de comunicação que viabilizam a interação e a socialização dos conhecimentos e a ignorância e pobreza, que assolam uma grande parte da humanidade.

A concepção de Pedagogia de Projetos que fundamenta a organização curricular é:

  • A.

    privilegiamento da vontade e do ritmo do aluno na construção curricular.

  • B.

    uma mudança radical no currículo, impondo nova organização escolar

  • C.

    transformação metodológica das práticas curriculares.

  • D.

    reflexão sistemática sobre o processo de aprendizagem escolar.

  • E.

    adoção da perspectiva interdisciplinar de currículo.

O modelo empírico é uma dimensão epistemológica que considera:

  • A.

    O ser humano como uma tábula rasa totalmente determinado pelos estímulos que o rodeia.

  • B.

    O homem como produto da interação sujeito-objeto.

  • C.

    O indivíduo como pessoa única situada num processo contínuo de descoberta.

  • D.

    O sujeito ativo que conhece a realidade social em que vive.

Para o trabalho de conscientização de um grupo, foram consideradas as seguintes metas:

 Ouvir com desenvoltura.

Entender melhor o outro.

Usar e controlar sua agressividade.

Ser curioso, criativo, inovador e aberto a mudanças.

O estímulo a estas metas faz parte do comportamento de um profissional voltado, principalmente, à competência

  • A.

    técnica.

  • B.

    gerencial.

  • C.

    interpessoal.

  • D.

    organizacional.

  • E.

    política.

No currículo por competências o aluno deve ser capaz de:

  • A.

    construir seu próprio conhecimento.

  • B.

    identificar os diferentes pontos de vista da realidade e optar por somente um.

  • C.

    perceber a aprendizagem como abrangência para todos os aspectos da vida.

  • D.

    estudar os conteúdos disciplinares ao mesmo tempo

  • E.

    demonstrar interesse em conhecer novas realidades.

O aluno possui uma bagagem hereditária que traz consigo uma herança genética, sendo capaz de aprender sozinho. É tarefa de o professor interferir o mínimo possível. Este modelo epistemológico refere-se ao:

  • A. Diretivismo.
  • B.

    Empirismo.

  • C.

    Apriorismo.

  • D.

    Construtivismo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...