Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A criança no seu desenvolvimento psicomotor desenvolve etapas que são importantes para a aquisição de suas habilidades sensoriais, motoras e emocionais. É correto afirmar que as habilidades sensoriais desenvolvidas são:
visuais, auditivas, tácteis, olfativas e gustativas.
As instituições de educação infantil são "lócus" que visam
a substituição das famílias, verdadeiros "lares substitutos" que eduquem as crianças para que em um futuro próximo possam ser encaminhados para um lar adequado.
o desenvolvimento de hábitos e padrões de comportamento nas dimensões "civis" e "singulus".
aprendizagens, trocas de significações a partir de diversas interações, sendo o professor, o mediador.
a internalização de regras morais e de valores religiosos e da aprendizagem das noções iniciais.
as aprendizagens que compensem eventuais problemas de crianças que vivem situações sociais críticas (abaixo do padrão possível de pobreza).
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Para trabalhar a partir da perspectiva da Pedagogia de Projetos, é necessário que o aluno seja considerado:
autônomo diante dos demais agentes escolares.
sujeito do seu processo de conhecimento.
responsável pela transformação da sociedade.
conhecedor das soluções dos problemas
dinâmico e idealizador.
O registro do desenvolvimento da criança é uma atividade muito importante a ser desenvolvida pelo profissional da Educação Infantil. Um registro deve dar conta do objetivo educacional. O registro deve conter elementos que
possibilitem a família identificar os comportamentos equivocados das crianças em suas interações adulto-criança. .
possibilitem um diagnóstico psicológico de desenvolvimento da criança.
explicitem as situações de aprendizagem e emitam julgamentos, juízos de valores e impressões da professora.
mostrem sempre os acertos e sucessos infantis, sendo desnecessário uma análise da professora. Basta conter a data e a descrição da situação e dos fatos ocorridos; não se assemelha a uma narrativa ou a uma menção de juízo de valores e resultados obtidos.
explicitem de forma fidedigna a situação de aprendizagem, não apresentando julgamentos, juízos de valores ou impressões e, para isto, os professores precisam desenvolver a metodologia da observação.
No tocante ao atual processo de globalização, incluindo o de conhecimento, assinale a opção incorreta.
A globalização é visível no processo de entrelaçamento da economia mundial por meio de mercados comuns ou de blocos econômicos, na deflagração da abertura econômica e competição internacional e na cadeia de produção.
A globalização é um processo permanente, pois é composta por uma gama de fatores econômicos, sociais, políticos e culturais que garantem o espírito de igualdade e desenvolvimento entre todos os povos.
Embora pareça contraditório, a globalização traz em seu bojo uma forte tendência de exclusão social, isto porque sua fundamentação é sustentada pela idéias capitalistas e neoliberais, o que pode provocar um fortalecimento dos mais poderosos.
O mundo atual apresenta um paradoxo entre as facilidades de acesso aos instrumentos de comunicação que viabilizam a interação e a socialização dos conhecimentos e a ignorância e pobreza, que assolam uma grande parte da humanidade.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A concepção de Pedagogia de Projetos que fundamenta a organização curricular é:
privilegiamento da vontade e do ritmo do aluno na construção curricular.
uma mudança radical no currículo, impondo nova organização escolar
transformação metodológica das práticas curriculares.
reflexão sistemática sobre o processo de aprendizagem escolar.
adoção da perspectiva interdisciplinar de currículo.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
O modelo empírico é uma dimensão epistemológica que considera:
O ser humano como uma tábula rasa totalmente determinado pelos estímulos que o rodeia.
O homem como produto da interação sujeito-objeto.
O indivíduo como pessoa única situada num processo contínuo de descoberta.
O sujeito ativo que conhece a realidade social em que vive.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Para o trabalho de conscientização de um grupo, foram consideradas as seguintes metas:
Ouvir com desenvoltura.
Entender melhor o outro.
Usar e controlar sua agressividade.
Ser curioso, criativo, inovador e aberto a mudanças.
O estímulo a estas metas faz parte do comportamento de um profissional voltado, principalmente, à competência
técnica.
gerencial.
interpessoal.
organizacional.
política.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
No currículo por competências o aluno deve ser capaz de:
construir seu próprio conhecimento.
identificar os diferentes pontos de vista da realidade e optar por somente um.
perceber a aprendizagem como abrangência para todos os aspectos da vida.
estudar os conteúdos disciplinares ao mesmo tempo
demonstrar interesse em conhecer novas realidades.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
O aluno possui uma bagagem hereditária que traz consigo uma herança genética, sendo capaz de aprender sozinho. É tarefa de o professor interferir o mínimo possível. Este modelo epistemológico refere-se ao:
Empirismo.
Apriorismo.
Construtivismo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...