Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em determinado plano de curso, um professor propôs os seguintes objetivos para uma unidade específica: o aluno deveria explicar e demonstrar o significado das Leis I, II e III de Jones, bem como resolver problemas que exigiam a aplicação dessas três leis. Com relação à utilização desses objetivos no planejamento educacional, assinale a opção incorreta.
A elaboração dos objetivos no plano de curso é adequada, porque o professor contemplou um objetivo para cada habilidade.
Os objetivos apresentados são específicos por conhecimento e, ao mesmo tempo, por habilidade.
Os objetivos propostos são relativos a atitudes.
O professor deve dividir a unidade a ser trabalhada em três subunidades e apresentar três objetivos diferentes, atividades específicas e técnicas avaliativas distintas, para atingir a aferição das habilidades de explicação, demonstração e resolução de problemas.
Democratizar a gestão da educação requer, fundamentalmente, que a comunidade
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Um dos mais dramáticos problemas da educação escola brasileira é o chamado "fracasso escolar". Sobre ele, assinale a alternativa correta:
Trata-se de uma estatística nacional a respeito da reprovação nas séries iniciais do ensino, que continua muito alta.
O fracasso escolar é o resultado exclusivo de condições sociais desfavorecidas, já que ele é desconhecido entre as classes mais abastadas da sociedade.
O conceito é relativo ao ideal de excelência escolar que cada sociedade se impõe, assim, podemos dizer que é a própria escola quem "produz" o fracasso.
O fracasso, numa educação liberal como a nossa, é de responsabilidade do indivíduo, já que o ensino é igual para todos (princípio republicano).
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Com base nos estudos de Solé e Coll, sobre a concepção construtivista da aprendizagem escolar do ensino, analise as afirmativas a seguir.
I. Para a concepção construtivista, aprendemos quando somos capazes de elaborar uma representação pessoal sobre um objeto da realidade ou conteúdo que pretendemos aprender, a partir das experiências interesses e conhecimentos prévios, ou seja, através de uma aprendizagem significativa.
II. A concepção construtivista considera o ensino como um processo conjunto compartilhado ao qual o aluno, graças à ajuda que recebe do professor, pode mostrar-se progressivamente competente e autônomo na solução de tarefas, na prática de determinadas atitudes e em numerosas questões.
III. A concepção construtivista oferece ao professor um referencial para analisar e fundamentar muitas das decisões que toma no planejamento e no decorrer do ensino, como, por exemplo, critérios para comparar materiais didáticos, para elaborar instrumentos de avaliação coerentes com o que se ensine e para elaborar unidades didática como também possibilita ao professor compreender o que ocorre em sala de aula.
Indique a alternativa correta.
Ocupa-se dos valores:
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
No Relatório da Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI foram destacados quatro pilares: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a viver juntos e aprender a ser, seu relator foi:
César Coll.
Edgar Morin.
Jacques Delors.
Antoni Zabala.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Na perspectiva da escola cidadã preconizada por Paulo Freire, a busca da autonomia escolar e da garantia dos direitos a todos os cidadãos passa pela construção de um:
Planejamento participativo.
Planejamento tecnocrático.
Planejamento estratégico.
Planejamento dialógico.
A professora Lara entregou um caderno para cada criança e solicitou que cada uma criasse uma capa fazendo desenhos, podendo usar lápis de cor, recortes, cola e letras. Depois das capas prontas, organizou uma roda de conversa, com o tema "quem sou eu?" e cada criança explicava o desenho aos colegas. Essa atividade visa
padronizar o comportamento da turma, estabelecendo que cada estágio utilize uma determinada cor de capa do caderno.
construir a obra autônoma das crianças e trabalhar a personalidade autônoma, pois o eixo do trabalho com identidade e autonomia deve ser regido pela ética norteada pelo respeito, liberdade, solidariedade e cooperação.
mostrar para as crianças que elas podem governar a si mesmas e viver de acordo com suas opiniões, pois o eixo do trabalho com identidade e autonomia deve ser regido pela ética, norteada pelo respeito, liberdade dirigida, ou seja, atividades livres, mas dirigidas.
construir a autonomia das crianças e trabalhar a subjetividade.
possibilitar uma antecipação da escolaridade formal das crianças a partir de padrões de homogeneização e sistematização e o desenvolvimento de habilidades psicomotoras que ativem os mecanismos exploratórios.
A professora Lara inicia todos os encontros com as crianças contando histórias, a chamada - leitura compartilhada - que faz parte do acolhimento. Lê para as crianças procurando desenvolver a emoção, a sensibilidade, a imaginação e a fantasia. A profª. desenvolve atividades com as crianças antes, durante e depois da leitura, a saber:
I - Mostra o livro, conta a história do autor, onde vivia, como escreve; leva até transparências do desenho que acompanha a história pedindo que as crianças imaginem um conto;
II - Lê a história, narrando-a;
III- Por último, pede para as crianças recontarem a história e pergunta: -" há possibilidades de haver um outro final para a história?"
Assinale a alternativa que explica os procedimentos descritos nos itens.
o item I descreve intervenções didáticas não apropriadas à idade das crianças; o item II descreve intervenções para depois da leitura; o item III descreve intervenções didáticas para o antes da leitura.
os itens I e II possibilitam a leitura nas "entrelinhas" e o item III abre demais a reflexão e impede o desenvolvimento da intencionalidade da leitura.
o item I não faz parte desta metodologia na Educação Infantil, pois a criança não entende o que é autor e os itens II e III possibilitam a leitura do que há atrás das letras.
os itens II e III possibilitam que as crianças desenvolvam suas capacidades reflexivas e criativas e o item I é desnecessário pois as crianças não conseguem imaginar o que é autor, como ele vivia e como e sobre o que escreve.
o item I descreve intervenções didáticas do período anterior à leitura; o item II descreve intervenções didáticas durante a leitura; o item III descreve intervenções didáticas para o período posterior à leitura.
A professora Lara escreveu vários cartazes com seguinte parlenda: "Hoje é sábado/ Pé de quiabo Amanhã é domingo/ Pé de cachimbo/ O cachimbo de ouro/ Bate no touro/ O touro é valente/ Chifra gente/ A gente é fraco/ Cai no buraco/ O buraco fundo/ Acabou-se o mundo." Lia para as criança que iam transformando-os em textos de memória A professora tinha como objetivo ensinar:
o folclore brasileiro e a memorização.
a linguagem oral, a linguagem escrita para quem não sabe ler e o folclore.
apenas linguagem oral e folclore.
apenas linguagem escrita, rumo à alfabetização.
apenas o folclore brasileiro.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...