Questões de Pedagogia

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Em determinado plano de curso, um professor propôs os seguintes objetivos para uma unidade específica: o aluno deveria explicar e demonstrar o significado das Leis I, II e III de Jones, bem como resolver problemas que exigiam a aplicação dessas três leis. Com relação à utilização desses objetivos no planejamento educacional, assinale a opção incorreta.

  • A.

    A elaboração dos objetivos no plano de curso é adequada, porque o professor contemplou um objetivo para cada habilidade.

  • B.

    Os objetivos apresentados são específicos por conhecimento e, ao mesmo tempo, por habilidade.

  • C.

    Os objetivos propostos são relativos a atitudes.

  • D.

    O professor deve dividir a unidade a ser trabalhada em três subunidades e apresentar três objetivos diferentes, atividades específicas e técnicas avaliativas distintas, para atingir a aferição das habilidades de explicação, demonstração e resolução de problemas.

Democratizar a gestão da educação requer, fundamentalmente, que a comunidade

  • A. possa participar no processo de formulação e avaliação da política de educação e no acompanhamento de sua execução, através de mecanismos institucionais.
  • B. assuma como sua responsabilidade a realização dos projetos destinados à coletividade.
  • C. fiscalize a atuação dos especialistas como sujeitos da elaboração dos projetos voltados à população mais carente socioeconomicamente.
  • D. eleja o Dirigente Escolar legitimando para que o mesmo possa decidir e realizar o projeto político pedagógico da escola.
  • E. defina os projetos de interesse popular para que os dirigentes possam planejá-los e executá-los de acordo com os objetivos dos especialistas.

Um dos mais dramáticos problemas da educação escola brasileira é o chamado "fracasso escolar". Sobre ele, assinale a alternativa correta:

  • A.

    Trata-se de uma estatística nacional a respeito da reprovação nas séries iniciais do ensino, que continua muito alta.

  • B.

    O fracasso escolar é o resultado exclusivo de condições sociais desfavorecidas, já que ele é desconhecido entre as classes mais abastadas da sociedade.

  • C.

    O conceito é relativo ao ideal de excelência escolar que cada sociedade se impõe, assim, podemos dizer que é a própria escola quem "produz" o fracasso.

  • D.

    O fracasso, numa educação liberal como a nossa, é de responsabilidade do indivíduo, já que o ensino é igual para todos (princípio republicano).

  • E. O fracasso pode ser maquiado através dos Ciclos de Aprendizagem que, aliás, foram criados com este objetivo.

Com base nos estudos de Solé e Coll, sobre a concepção construtivista da aprendizagem escolar do ensino, analise as afirmativas a seguir.

I. Para a concepção construtivista, aprendemos quando somos capazes de elaborar uma representação pessoal sobre um objeto da realidade ou conteúdo que pretendemos aprender, a partir das experiências interesses e conhecimentos prévios, ou seja, através de uma aprendizagem significativa.

 II. A concepção construtivista considera o ensino como um processo conjunto compartilhado ao qual o aluno, graças à ajuda que recebe do professor, pode mostrar-se progressivamente competente e autônomo na solução de tarefas, na prática de determinadas atitudes e em numerosas questões.

III. A concepção construtivista oferece ao professor um referencial para analisar e fundamentar muitas das decisões que toma no planejamento e no decorrer do ensino, como, por exemplo, critérios para comparar materiais didáticos, para elaborar instrumentos de avaliação coerentes com o que se ensine e para elaborar unidades didática como também possibilita ao professor compreender o que ocorre em sala de aula.

Indique a alternativa correta.

  • A. Apenas a I está correta.
  • B. Apenas a II está correta.
  • C. Apenas a I e a II estão corretas.
  • D. Apenas a II e a III estão corretas.
  • E. I, II e III estão corretas.

Ocupa-se dos valores:

  • A. A teoria epistemológica.
  • B. A teoria antropológica.
  • C. A teoria axiológica.
  • D. A teoria construtivista.
  • E. A teoria sociológica.

No Relatório da Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI foram destacados quatro pilares: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a viver juntos e aprender a ser, seu relator foi:

  • A.

    César Coll.

  • B.

    Edgar Morin.

  • C.

    Jacques Delors.

  • D.

    Antoni Zabala.

Na perspectiva da escola cidadã preconizada por Paulo Freire, a busca da autonomia escolar e da garantia dos direitos a todos os cidadãos passa pela construção de um:

  • A.

    Planejamento participativo.

  • B.

    Planejamento tecnocrático.

  • C.

    Planejamento estratégico.

  • D.

    Planejamento dialógico.

A professora Lara entregou um caderno para cada criança e solicitou que cada uma criasse uma capa fazendo desenhos, podendo usar lápis de cor, recortes, cola e letras. Depois das capas prontas, organizou uma roda de conversa, com o tema "quem sou eu?" e cada criança explicava o desenho aos colegas. Essa atividade visa

  • A.

    padronizar o comportamento da turma, estabelecendo que cada estágio utilize uma determinada cor de capa do caderno.

  • B.

    construir a obra autônoma das crianças e trabalhar a personalidade autônoma, pois o eixo do trabalho com identidade e autonomia deve ser regido pela ética norteada pelo respeito, liberdade, solidariedade e cooperação.

  • C.

    mostrar para as crianças que elas podem governar a si mesmas e viver de acordo com suas opiniões, pois o eixo do trabalho com identidade e autonomia deve ser regido pela ética, norteada pelo respeito, liberdade dirigida, ou seja, atividades livres, mas dirigidas.

  • D.

    construir a autonomia das crianças e trabalhar a subjetividade.

  • E.

    possibilitar uma antecipação da escolaridade formal das crianças a partir de padrões de homogeneização e sistematização e o desenvolvimento de habilidades psicomotoras que ativem os mecanismos exploratórios.

A professora Lara inicia todos os encontros com as crianças contando histórias, a chamada - leitura compartilhada - que faz parte do acolhimento. Lê para as crianças procurando desenvolver a emoção, a sensibilidade, a imaginação e a fantasia. A profª. desenvolve atividades com as crianças antes, durante e depois da leitura, a saber:

I - Mostra o livro, conta a história do autor, onde vivia, como escreve; leva até transparências do desenho que acompanha a história pedindo que as crianças imaginem um conto;

II - Lê a história, narrando-a;

III- Por último, pede para as crianças recontarem a história e pergunta: -" há possibilidades de haver um outro final para a história?"

Assinale a alternativa que explica os procedimentos descritos nos itens.

  • A.

    o item I descreve intervenções didáticas não apropriadas à idade das crianças; o item II descreve intervenções para depois da leitura; o item III descreve intervenções didáticas para o antes da leitura.

  • B.

    os itens I e II possibilitam a leitura nas "entrelinhas" e o item III abre demais a reflexão e impede o desenvolvimento da intencionalidade da leitura.

  • C.

    o item I não faz parte desta metodologia na Educação Infantil, pois a criança não entende o que é autor e os itens II e III possibilitam a leitura do que há atrás das letras.

  • D.

    os itens II e III possibilitam que as crianças desenvolvam suas capacidades reflexivas e criativas e o item I é desnecessário pois as crianças não conseguem imaginar o que é autor, como ele vivia e como e sobre o que escreve.

  • E.

    o item I descreve intervenções didáticas do período anterior à leitura; o item II descreve intervenções didáticas durante a leitura; o item III descreve intervenções didáticas para o período posterior à leitura.

A professora Lara escreveu vários cartazes com seguinte parlenda: "Hoje é sábado/ Pé de quiabo Amanhã é domingo/ Pé de cachimbo/ O cachimbo de ouro/ Bate no touro/ O touro é valente/ Chifra gente/ A gente é fraco/ Cai no buraco/ O buraco fundo/ Acabou-se o mundo." Lia para as criança que iam transformando-os em textos de memória A professora tinha como objetivo ensinar:

  • A.

    o folclore brasileiro e a memorização.

  • B.

    a linguagem oral, a linguagem escrita para quem não sabe ler e o folclore.

  • C.

    apenas linguagem oral e folclore.

  • D.

    apenas linguagem escrita, rumo à alfabetização.

  • E.

    apenas o folclore brasileiro.

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